domingo, 28 de outubro de 2012

Encerrado os festejos em louvor a Nossa Senhora do Rosário


Imagem de Nossa Senhora do Rosário
Com o tema “Descobrir a força e a beleza da Fé”, chegou ao fim os festejos em louvor a Nossa Senhora do Rosário na cidade de Santo Amaro, localizado no recôncavo da Bahia. Entre os dias 19 e 27 de outubro ocorreu o novenário e durante todo o mês, considerado o mês do Rosário, ocorreram celebrações.

Imagem do Padroeiro da cidade, Sr. Santo Amaro

Festa com Tom especial


A Festa marcou a inauguração das obras internas da paróquia. O templo, que conta com belíssimas imagens e peças de relíquia (a exemplo de um fragmento de osso de Irmã Dulce), ganhou nova iluminação interna e recuperação total de sua arquitetura.

A Festa chegou ao fim com a famosa procissão de Nossa Senhora do Rosário. A celebração foi presidida pelo Cardeal Dom Geraldo Majella e contou com a presença do Monsenhor Walter Pinto Andrade, Pároco da Matriz da Purificação, e do Padre Kléber Santana, Pároco da igreja do Rosário.

.


Fiéis rezam em louvor a Nossa Senhora do Rosário

Altar da Igreja, recuperado após reforma



sexta-feira, 26 de outubro de 2012

XII Encontro Estradeiros Dragões do Recôncavo





O Encontro dos Estradeiros Dragões do Recôncavo chega a sua 12ª edição na cidade de Santo Amaro. A Festa será realizada entre os dias 26 e 28 de outubro, onde ocorrerá show com bandas locais, exposição de motos e vendas de produtos da categoria.



segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Cidades na Bahia aguardam decisão da Justiça para conhecer seus prefeitos


Algumas cidades da Bahia ainda esperam a decisão do TSE para que sejam conhecidos os seus prefeitos. Os candidatos com pendências na Justiça, enquadrados na Lei da Ficha Limpa, só poderão assumir seus respectivos mandatos em 1º de Janeiro caso a Justiça “absolva”. O TSE garantiu ter até dezembro todos os casos julgados no Brasil.

Veja no quadro abaixo a situação de algumas cidades no estado:

Foto / Divulgação: Redação - Correio da Bahia

sábado, 29 de setembro de 2012

UFRB em Santo Amaro: agora sim, realidade mais próxima



Dez anos após a indicação da cidade de Santo Amaro como uma das cidades a serem contempladas por um campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (criada pela Lei nº 11.151 de 29 de julho de 2005), finalmente chega a implantação de um curso de graduação: o curso de Publicidade e Propaganda.

Fruto de um processo cuja participação da juventude foi fundamental, o curso nasce vinculado ao Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) – campus de Cachoeira e terá como sede as dependências da Casa do Samba, onde serão realizadas as aulas. O curso faz parte do cronograma UFRB 2012.2, tendo o início do semestre letivo em 21 de Janeiro de 2013. Posteriormente será integrado ao Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), o campus destinado a ser implantado em Santo Amaro, localizado nas mediações da antiga Fundição Tarzan cujas ruínas serão restauradas para que seja aproveitado o design arquitetônico e o local funcione como pavilhão de aulas.

Além do curso de graduação, o colegiado de Comunicação Social do campus de Cachoeira se mobilizou junto a reitoria para a instalação de um curso de pós-graduação ainda esse ano, previsto para o mês de novembro. Trata-se do curso de Gestão de Processos de Comunicação e Gestão.

O próximo passo é a inscrição do curso de Publicidade e Propaganda no Sistema de Seleção Unificada (SISU), para que as 30 vagas fiquem disponíveis para matrícula, uma vez que a UFRB adota o ENEM como processo seletivo. Em paralelo a isso, em breve será inaugurado o Núcleo da UFRB em Santo Amaro, espaço reservado para reuniões e definições acadêmicas da instituição. Mais um passo. Mais uma conquista.

I Seminário Universidade – Sociedade



 O Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) sedia, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, o I Seminário Universidade – Sociedade, evento que integra a Semana Kirimurê 2012.

Na palestra de abertura, às 19h30 do dia 31, o professor Guilherme Marson, da USP, fala sobre O papel das novas tecnologias na relação Universidade – Sociedade. No dia seguinte, às 10h30, a mesa redonda Meios e produtos na aproximação Universidade – Sociedade conta com a participação dos professores Nubia Ribeiro (IFBA), Maria Helena Besnosik (UEFS) e Guilherme Maia (UFRB) e será moderada pelo professor Carlos Alfredo Carvalho (UFRB).Ainda no dia 31, será lançado o episódio piloto da série Turminha Kirimurê, desenvolvido pela equipe do Laboratório de Animação da UFRB. Estão também previstas sessões de comunicação oral e exposição de pôsteres e produtos.

O Seminário Universidade – Sociedade, uma parceria da UFRB, UEFS e UFBA e apoio da FAPESB, tem o objetivo de favorecer 1) a discussão e a troca entre docentes pesquisadores e discentes, representantes dos governos locais e sociedade em geral sobre a relação entre a universidade e a sociedade, de modo que o conhecimento gerado pela universidade possa ser útil, especialmente para as comunidades em seu entorno e 2) a discussão e o aprimoramento de meios e produtos que aproximem a universidade da sociedade, em ações de pesquisa, extensão e formação. O Seminário traz à cena as experiências realizadas, principalmente, na Baía de Todos os Santos e no seu entorno.

O prazo de inscrição para os trabalhos será encerrado no dia 28 de setembro. Os trabalhos podem ser submetidos em três categorias: 1) comunicação oral (com relato de pesquisa ou extensão em um artigo), 2) pôster ou 3) produto. Para a submissão de pôsteres ou produtos, é necessário um resumo expandido. Produtos englobam tecnologias, cartilhas, documentários, games, dentre inúmeras possibilidades. O resumo expandido, neste caso, deve conter o relato de seu desenvolvimento, de utilização ou ambos. Os trabalhos, após recomendação do Comitê de Avaliação, serão publicados em anais em meio digital.

A inscrição é gratuita e deve ser enviada, em ficha anexa, por e-mail para o endereço kirimure2012@gmail.com.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A GREVE MAIS LONGA DA HISTÓRIA DOS DOCENTES FEDERAIS SE ENCERROU ONTEM NA UFRB




Saída da greve, sim, mas não da luta. Essa foi a decisão tomada pelos docentes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em assembleia dessa quinta-feira (13). Os professores decidiram voltar às atividades acadêmicas na próxima segunda-feira (17), com indicativo de retorno às aulas no dia 24 de setembro, já que essa é uma etapa que necessita da discussão prévia do calendário. Os docentes apresentarão uma proposta de calendário ao Conselho Acadêmico (CONAC) e à reitoria.
Além da saída da greve, os docentes, em unanimidade, apontaram que o PROIFES não os representa porque à revelia da base e dos demais sindicatos, foi o único a assinar o acordo proposto pelo governo no dia 01 de agosto.  Acordo este que, entre outros pontos, não leva em consideração questões como a carreira e a melhoria das condições do trabalho docente.
O presidente da Associação dos Professores Universitários do Recôncavo (APUR), Herbert Toledo, confirmou ser esse o momento oportuno para a saída da greve, no entanto enfatizou que isso não significa fim da luta docente: “Precisamos continuar avançando aqui dentro da UFRB, no sentido de mobilizar os professores e continuar lutando pelas melhorias nas condições de trabalho. Nós vamos continuar lutando, pressionando o governo, mostrando as contradições em relação ao discurso e a prática que ele tem no que se refere à educação”, afirmou o presidente.
Para Herbert, a greve foi extremamente positiva não só no âmbito nacional, pois consegui alcançar mais de 90% das universidades e institutos federais, mas especialmente para UFRB: “Por intermédio de todas as manifestações e mobilizações que nós fizemos, consolidamos a coisa mais importante para essa universidade, que até então não tínhamos, que é o sentimento de pertencimento, nós criamos, a partir desse movimento, o orgulho de sermos professores da UFRB”, enfatizou o professor.
O professor do Centro de Formação de Professores (CFP), Luiz Paulo Oliveira, também salientou a unidade entre os docentes como sendo um dos grandes ganhos da greve: “Os docentes se reconheceram como professores e como trabalhadores para além de serem professores de determinado Centro. Nós começamos, de fato, a construir uma identidade e, de certa forma, reconhecermos que a nossa luta está para além da greve, ela é, na verdade, um dos instrumentos de luta das nossas reivindicações”, pontuou Luiz Paulo.
Luiz Paulo ainda colocou que a greve, a mais longa de toda a história do movimento docente, conseguiu mostrar a capacidade de luta dos professores das universidades federais, bem como a fragilidade do governo federal: “Esse movimento mostrou a capacidade docente de se organizar nas bases para pautar politicamente as suas reivindicações e, ao mesmo tempo, apresenta uma conjuntura na qual o governo se mostra sem habilidades políticas para dar conta das discussões”, disse o professor.
Ambos os professores chamaram a atenção para o fato de a greve ter conseguido dar visibilidade às péssimas condições de trabalho, principalmente nas universidades recém criadas, como é o caso da UFRB. Para Luiz Paulo, a mobilização mostrou que ainda há muitas demandas nesse processo de expansão das universidades federias: “Mesmo em face à precarização do trabalho, às péssimas condições de trabalho e os desafios que nós temos, e os que estão postos nesse processo de expansão das universidades, a greve mostrou que é possível os trabalhadores e os professores darem resposta coletiva a esse processo”, ressaltou o docente.

Programação da RECONCITEC já está disponível




A programação da II Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia (RECONCITEC) já está disponível. Interessados em participar no evento podem conferir os minicursos ofertados, assim como horários e datas de palestras, exposições e mesas redondas.

As inscrições para as modalidades ouvinte e apresentação de resumos foram abertas na última segunda-feira, 10 de setembro. O cadastro para ouvinte pode ser feito até 08 de outubro. Para apresentação de resumos o prazo é menor e tem fechamento em 21 de setembro. Os inscritos na RECONCITEC, no entanto, devem esperar pela abertura das inscrições para os minicursos e palestras no site do evento.

Em cinco dias de abertura das inscrições, a RECONCITEC já soma mais de 1600 cadastrados. A edição de 2012 terá como tema "Energias Renováveis, Educação, Tecnologia e Sociedade" e ocorrerá entre os dias 17 e 19 de outubro em todos os campi da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

A RECONCITEC é uma realização da UFRB e tem apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). A promoção do desenvolvimento científico e tecnológico é o principal objetivo do evento.


terça-feira, 7 de agosto de 2012

Recôncavo Jazz Festival


De 23 a 25 de agosto de 2012 Cachoeira vai sediar a primeira edição do Recôncavo Jazz Festival, um evento que vai reunir as filarmônicas da cidade, diálogos sobre música através de workshops, bandas de jazz da Bahia, como Mondicá Trio, Saravá Jazz Bahia Sexteto e Retro-Visor e a renomada atração internacional, o saxofonista Joshua Redman, que promete fazer um grande show com a Orquestra Rumpillez no primeiro dia do evento.
As apresentações vão acontecer à noite e as filarmônicas Lira Ceciliana, Minerva e 25 de Junho vão abrir todos os shows. E antes de cada apresentação, músicos vão trazer sons também as esquinas da cidade. “A gente propõe a realização de apresentações em cada esquina. Um músico fazendo apresentações solo; tocando saxofone, trombone ou bateria, para as pessoas já se ambientarem ao se encaminhar para a arena do show”, rela Marcus Ferreira, produtor executivo do festival.
No período da manhã worshops vão possibilitar o diálogo de músicos do jazz com músicos de filarmônicas, grupos culturais de samba de roda, estudantes de música e músicos locais.
Para o secretário de Cultura e Turismo de Cachoeira, Lourival Trindade, o festival complementa o calendário festivo do mês de agosto. “Cachoeira merece eventos desse porte. O festival é uma grande atração e coincidentemente acontece após a festa da Irmandade da Boa Morte”, destaca.
O Recôncavo Jazz Festival é uma realização das produtoras Putzgrillo Cultura e Ginga P., com patrocínio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia e apoio da Prefeitura Municipal de Cachoeira, através da Secretaria de Cultura e Turismo.


sexta-feira, 27 de julho de 2012

A Dança dos Números



Paulo Reis de C. Almeida¹          


            Em artigo publicado na revista Veja, no ano de 2000, intitulado “O cansaço dos Cidadãos”, o cientista político Sérgio Abranches faz uma leitura acerca da falta de interesse dos eleitores quanto à escolha de seus prefeitos e vereadores e, dentre os argumentos, aponta os “imprecisos limites éticos da política no Brasil”, como um dos fatores. Ainda, segundo o cientista, “[...], a distância social e política entre representantes e representados ficou excessiva. O diálogo entre governo e sociedade, Parlamento e sociedade, quase desapareceu. O que passa por comunicação não se distingue de propaganda ou disposição unilateral e não interativa das opiniões, idéias e ações dos representantes a cidadãos, expectadores entediados da política”.
Outro dado que merece registro, ainda extraído do periódico supracitado, diz respeito a um estudo feito na América Latina, apontando o grau de confiança da população em relação aos partidos políticos, onde os entrevistados aos serem questionados com a seguinte pergunta: “você acredita que os partidos políticos vão resolver os problemas do seu país?”, apenas 28% dos brasileiros disseram “sim”, ficando o país, naquele momento (2000), abaixo do México, Uruguai, Costa Rica, Venezuela, Chile, Colômbia, Argentina, Bolívia, Peru e Equador.
Passados 12 anos e tendo pela frente uma eleição para escolha de prefeitos e vereadores (07/10/2012), não posso afirmar se o posicionamento de Abranches (2000), no que tange ao tédio político se confirmará; no entanto, tomando por base as eleições em Santo Amaro e Saubara, cidades que fazem parte da centésima septuagésima oitava zona eleitoral, nos períodos compreendidos entre 2000, 2004 e 2008, os números – segundo dados da Justiça Eleitoral- Ba -  se não ratificam, na íntegra, o quanto exposto, merece a reflexão dos diversos atores, vejamos:
Na eleição de 2000, o número de votos  brancos, nulos  e abstenção – para prefeito de Santo Amaro – foi de  11.982 (onze mil, novecentos e oitenta e dois), de um total de 40.734 eleitores aptos; para vereador, o número de votos brancos, nulos e abstenção foi de 10.016 (dez mil e dezesseis), para o mesmo total de eleitores aptos.
No ano de 2004, o número de votos brancos, nulos e abstenção – para prefeito – foi de 12.091 (doze mil e noventa e um), de um total de 42.285 eleitores aptos; para vereador, o número de votos brancos, nulos e abstenção foi de 9.866 (nove mil, oitocentos e sessenta e seis), para o mesmo total de eleitores aptos.
Em 2008, o número de votos brancos, nulos e abstenção – para prefeito – foi de 6.359 (seis mil, trezentos e cinquenta e nove), de um total de 35.737 eleitores aptos; para vereador, o número de votos brancos, nulos e abstenção foi de 5.770 (cinco mil, setecentos e setenta), para o mesmo total de eleitores aptos.
Na cidade da Saubara, na eleição de 2000, o número de votos brancos, nulos e abstenção – para prefeito – foi de 1.530 (hum mil quinhentos e trinta), de um total de 7.441 eleitores aptos; para vereador, o número de votos brancos, nulos e abstenção foi de 1.399 (hum mil trezentos e noventa e nove), para o mesmo total de eleitores aptos.
Em 2004, o número de votos brancos, nulos e abstenção – para prefeito – foi de 1.638 (hum mil seiscentos e trinta e oito), de um total de 8.691 eleitores aptos; para vereador, o número de votos brancos, nulos e abstenção foi de 1.426 (hum mil, quatrocentos e vinte e seis), para o mesmo total de eleitores aptos.
Já em 2008, o número de votos brancos, nulos  e abstenção – para prefeito – foi de 917 (novecentos e dezessete), de um total de 8.665 eleitores aptos; para vereador, o número de votos brancos, nulos e abstenção foi de 730 (setecentos e trinta), para o mesmo total de eleitores aptos.
Importante dar conhecimento, por estar inserido no contexto, que o número de jovens, na faixa etária dos 18 aos 20 anos, disputando uma vaga ao cargo de vereador em Santo Amaro e Saubara, nessas eleições, praticamente inexiste. Dos prováveis 223 candidatos de Santo Amaro, apenas dois, se encaixam neste perfil; na Saubara, dos prováveis 116 candidatos, apenas um. Na faixa dos 21 aos 24 anos, em Santo Amaro, dois candidatos e na Saubara, nenhum.
Se levarmos em consideração, que em 2012, o número de eleitores aptos, segundo dados oficiais, na cidade de Santo Amaro, aumentou 20,5%, e na cidade da Saubara, 24,5%, no mesmo período, impossível não questionar, a título de conhecimento e entendimento, como se processa a lógica flutuante dos números da “Leal e Benemérita”, bem como, os seus 6.688 (seis mil, seiscentos e oitenta e oito) títulos cancelados pela Justiça?
A partir do quanto descortinado, seja possível confrontar se a continuidade dos desinteresses, perpassam por “limites éticos”, como afirma o autor Sérgio Abranches.


¹Paulo Reis de Carvalho Almeida é estudante do 3° semestre do curso de Ciências Sociais, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB.                 
                      



domingo, 8 de julho de 2012

Campeonato Intermunicipal é destaque nacional


Muitos craques consagrados mundialmente começaram no intermunicipal. Foto: Reprodução/Placar

 Por Yuri Barreto - Comunicação FBF

Capaz de mobilizar multidões nas cidades do Interior, o Campeonato Intermunicipal de Futebol Amador da Bahia segue com grande prestigio entre os amantes do esporte no Estado. Até aí, nenhuma novidade.

Porém, surpresa para alguns, reconhecimento para outros, o sucesso da maior competição de futebol amador do Nordeste chegou aos quatro cantos do país. Como consagração, o Intermunicipal ganhou as páginas de uma das maiores revistas do seguimento esportivo no Brasil, a Placar, da editora Abril.

A edição do mês de julho da publicação dedicou uma página para descrever a dimensão. A reportagem, assinada pelo jornalista Raphael Zarko, destaca a importância do campeonato para o Estado e traz dados importantes, como os cerca de dez mil empregos gerados entre julho e dezembro, meses nos quais são disputados os jogos.

Além disso, a revista aborda o êxito entre jogadores profissionais, que muitas vezes fazem reversão de categoria para se tornarem amadores e chegam a receber salários superiores a R$ 5 mil nas Seleções municipais participantes. Como exemplo, Placar cita o jovem Thiago Rodrigo de Santana Santos, de 23 anos.
 
Paulista, o atleta jogava o Campeonato Profissional de Sergipe há dois anos e optou por atuar no Intermunicipal, onde recebe R$ 1 mil na Seleção de Crisópolis, aproximadamente R$ 200 a mais do que recebia. "Eu estava jogando o Sergipano da primeira divisão havia dois anos. Mas aqui eu ainda posso trabalhar com telemarketing", disse à publicação.
 
A valorização dos atletas se espalhou de boca em boca e atraiu diversos jogadores para a Bahia. É o que comprova o presidente da Liga Desportiva de São Francisco do Conde, atual campeão do Intermunicipal.

"Sete atletas são daqui (Bahia) mesmo. Os mais de 20 restantes são de fora e moram no nosso alojamento", afirmou Raimundo Andrade à reportagem.
Por fim, o jornalista destacou outro grande trunfo do campeonato organizado pela Federação Bahiana de Futebol (FBF). A competição também se tornou um celeiro de craques para o futebol mundial.

Entre os grandes nomes da bola que saíram do Intermunicipal da Bahia, Placar cita Raimundo Nonato, o Bobô, campeão brasileiro pelo Bahia e que iniciou a carreira na Seleção de Senhor do Bonfim entre 1983 e 1984; Edílson, penta campeão mundial com Seleção Brasileira e revelado pelo selecionado de Castro Alves, em 1988 e 1999; Júnior Nagata, também penta pelo Brasil e que começou na Seleção de Santo Antônio de Jesus, em 1993; Júnior Baiano, ex-zagueiro da Seleção e grandes clubes como Flamengo e São Paulo, revelado em 1987 pela Seleção de Poções; Liédson, campeão da Libertadores da América 2012 pelo Corinthians e ex-atacante da Seleção de Portugal, que iniciou na Seleção de Valença; e Neto Berola, que deus seus primeiros passos no futebol pela Seleção de Buerarema, em 2008, e hoje se encontra no elenco do Atlético (MG) ao lado de craques como Ronaldinho Gaúcho.

Para o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, a reportagem contribuirá para o constante crescimento do campeonato. "É uma competição que está fazendo 55 anos neste ano e já tem o reconhecimento da maioria dos grandes clubes do futebol brasileiro e da imprensa esportiva baiana. Agora, com o reconhecimento dessa grande revista, torna-se uma motivação maior para os atletas num momento importante em que a Federação vem investindo na competição, inclusive com a reformulação da faixa etária", destacou.

O dirigente ainda revelou que o reconhecimento do evento esportivo baiano não parou por aí. "A Placar ainda vai publicar outras matérias, pois com a grandiosidade do Intermunicipal, não deu para abordar todos os assuntos só nesta edição", concluiu.

No próximo dia 21 de julho, a entidade realizará o Congresso do Campeonato Intermunicipal 2012, com a presença de todas as Ligas Desportivas participantes, em um local ainda indefinido. A abertura da competição será no dia 22 de julho e a grande final em 16 de dezembro. 

sábado, 16 de junho de 2012

UFRB em Santo Amaro: um campus estratégico




Imaginemos como seria uma sociedade composta por quatro profissões: médicos, arquitetos, advogados e engenheiros. Imaginemos Universidades compostas apenas pelos respectivos cursos. Façamos agora uma breve reflexão: se esses cursos são intitulados de nobres e detentores de respeito e admiração, seriam eles suficientes no âmbito social?

De fato haveria engenheiros e arquitetos para planejarem hospitais; mas não haveria quem os construíssem, pois faltariam pedreiros e construtores civis para executarem a obra. Haveria médicos também; mas esses não seriam ensinados e capacitados, pois não haveria professores, o que impossibilitaria também a formação de advogados e assim todo um ciclo se constrói. E isso acontece devido a um fator: a interdisciplinaridade, fundamental hoje no contexto do mundo globalizado.

É nesse contexto que está inserido o CECULT – campus UFRB de Santo Amaro. Uma universidade preocupada com a inclusão social, a excelência acadêmica  e as ações afirmativas  não fundamenta “qualquer projeto ou qualquer curso” para uma cidade, principalmente dada a importância da nossa Leal e Benemérita Santo Amaro. Desmerecer os cursos propostos é colocar em questionamento a excelência acadêmica e institucional da UFRB.

A proposta multi campi da UFRB configura no recôncavo um cenário onde cada cidade é contemplada por um centro de uma determinada área, em características macro. E nesse sentido, Santo Amaro será contemplada com a área da cultura. Trata-se de cursos elaborados e construídos para a aplicação do potencial natural do povo do recôncavo em fazer cultura, dando a possibilidade de otimizar esse “conhecimento de berço” em âmbitos artísticos e profissionais. O CECULT não se propõe em ensinar a fazer cultura, pois isso o nosso povo já sabe fazer de melhor, mas tornar técnico esse saber e fazê-lo aplicar de forma tão significativa a ponto de aliar talento e profissionalismo em um único aspecto.  

Em uma breve visita ao projeto, citemos aqui dois cursos: Produção Cultural e o curso de Música. Seriam esses “menos intitulados” ou de “nobreza inferior” aos cursos estereotipados e pré-definidos por uma sociedade construída por status econômicos ou ascensão de poder? E Qual seria a justificativa para isso? Alguma Universidade Federal do Nordeste possui o curso de produção cultural? A resposta é dada por um fato notório: os grandes espetáculos e shows, a exemplo do Festival de Verão, possui grande quantidade de profissionais “Importados” de outras regiões pela falta dos mesmos no mercado regional com qualificação necessária.

Uma cidade ao abrigar um campus universitário atrai indicadores naturais de desenvolvimento. Aliado a isso, a preocupação institucional com a elaboração do projeto indica um fomento à formação de um ciclo, que de forma geral irá proporcionar o desenvolvimento de todo o recôncavo, pois movimenta pessoas, mercadorias, capital e conhecimento.

Além do CECULT, a implantação do curso de Publicidade e Propaganda (ainda em 2012) e o projeto de implantação de um Centro de estudos de impactos da mineração em Santo Amaro, mostra que a cidade está inserida num contexto estratégico que tenderá num futuro próximo a alavancar o incremento de investimentos, produção de dados e estudos, além de naturalmente atrair a atenção de todo o país.

Se para ser do recôncavo a UFRB tem que estar em Santo Amaro, esse é o momento de união em favor de uma causa coletiva, e não de abstenções. A UFRB não é uma implantação de uma gestão, não é uma bandeira partidária, nem é fruto apenas do trabalho de uma comissão; ela é do recôncavo, para o recôncavo e feita pelo povo do recôncavo. Obviamente, como em alguns momentos importantes na história, há a necessidade de que haja protagonistas e líderes no processo; e se isso existe, nessa causa, sem sombra de dúvidas é o POVO DE SANTO AMARO. 

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Reitor da UFRB recebe título de cidadão Santoamarense




O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Paulo Gabriel Nacif , será homenageado com o título de cidadão de Santo Amaro, durante sessão solene a ser realizada no Salão do Poder Legislativo Municipal, nesta quinta-feira, 14 de junho, às 20h. A data marca a participação histórica do município do recôncavo baiano no movimento de emancipação política do país. Cumprindo uma tradição secular, os santoamarenses comemoram a Ata da Vereação de 14 de junho de 1822, que exigiu das Cortes de Lisboa a Independência do Brasil.

Por ocasião dos festejos deste ano, além da solenidade cívica e da entrega do título de cidadão santoamarense, o reitor da UFRB foi convidado a proferir palestra alusiva ao 14 de junho de 1822. “São momentos em que a Bahia se antecipou ao Brasil. Muita gente considera que a data é o início da independência”, destaca. Sobre o título, ele considera não se tratar de uma homenagem apenas pessoal, mas sim um reconhecimento para a universidade. “Talvez o sentimento da cidade seja dar o título a toda UFRB”, avalia Nacif, que nasceu em Coaraci, no sul da Bahia, mas com poucos meses mudou-se para Teodoro Sampaio, no recôncavo baiano.

UFRB em Santo Amaro - A cidade de Santo Amaro vai abrigar o Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) da UFRB, com foco multidisciplinar nas áreas de engenharia do espetáculo, cenotecnia, música popular, gestão de cultura, turismo e arte-educação. O projeto vem sendo construído de forma conjunta entre a universidade e representantes locais. “É importante ressaltar que Santo Amaro sempre fez parte do projeto da UFRB, desde a sua origem”, afirmou o reitor, durante visita recente. Lembrando Gilberto Gil, ele destacou que a cidade resume o Brasil.


quinta-feira, 24 de maio de 2012

Exigências dos rodoviários urbanos e intermunicipais serão julgadas juntas


Estação da Lapa em Salvador, vazia no 2º dia de greve


Os dissídios coletivos solicitados pelos rodoviários urbanos e intermunicipais à Justiça serão julgados juntos, às 14h de sexta-feira (25), na sala de sessões plenárias do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-5ª Região). A decisão foi anunciada no início da tarde desta quinta-feira (24), depois da falta de acordo na audiência de conciliação ocorrida entre empresários e trabalhadores do transporte intermunicipal. As categorias mantêm greve há dois dias, completados nesta quinta-feira.

Do acordo com o TRT-BA,  a relatora será a desembargadora Graça Boness, que decidiu por unir as sessões devido às similaridades das matérias. Participam da sessão os Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros do Estado da Bahia (Sintran), Sindicato das Empresas de Transporte de Fretamento e Turismo do Estado da Bahia (Sinfret), referentes aos intermunicipais; e os Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (Seteps) e Sindicato dos
Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado da Bahia, entidades que representam a questão dos ônibus urbanos.

Os rodoviários pedem 13,8% de aumento. A categoria almeja a volta do pagamento do quinquênio (benefício extinto em 2006), reajuste salarial referente ao cálculo de índice de inflação do Dieese, mais 3% de ganho real. Os rodoviários pedem também 30 tíquetes alimentação com valor de R$ 12 (hoje de R$ 10,70), com desconto de 20% do valor do salário. Ao todo, 18 mil rodoviários estão em greve na Bahia. Por determinação da Justiça, grevistas e empresários são obrigados a manter em funcionamento, nos horários de pico, 60%. A multa pelo descumprimento dessa ordem é de R$ 50 mil.

Transporte

Durante a greve, a circulação do transporte alternativo e de táxis na capital baiana é 
fiscalizada pela Transalvador durante a greve dos rodoviários, que chega ao segundo dia nesta quinta-feira (24). De acordo com órgão, a liberação do transporte alternativo se restringe aos 278 veículos do STEC (Serviço de Transporte Especial Complementar), que agora podem fazer itinerários que antes eram reservados para os ônibus convencionais.




Greve de professores afeta 1 milhão de alunos de universidades federais




Do G1, com informações do Bom Dia Brasil

A greve de professores das universidades federais atinge 44 instituições de ensino superior (veja quadro abaixo). Cerca de um milhão de alunos estão sem aulas. A greve foi iniciada na última quinta-feira (17). Os professores querem aumento de salário, melhores condições de trabalho e mudanças na política salarial.

A greve é por tempo indeterminado. Só no estado do Rio de Janeiro, cem mil estudantes podem ficar sem aulas. Os professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aderiram a greve. O sindicato da categoria informou que 40% dos professores estão parados. Em São Paulo, professores da Unifesp anunciaram a adesão ao movimento. 

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) diz que o governo não cumpriu um acordo do ano passado para reestruturar a carreira. "Nós estamos em negociação desde agosto de 2010 e até o momento não se apresentou nenhum avanço em termos de alteração da proposta governamental sobre reestruturação da carreira", diz Marina Barbosa, presidente da Andes. 

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, criticou a postura do sindicato. "Não vejo por que uma greve neste momento, neste cenário. Estamos negociando uma alteração nas carreiras que terá impacto somente no ano que vem. Por que parar as aulas em maio?", questionou Mercadante.

"O apelo que estamos fazendo é para que haja uma recuperação dessa decisão. Cumprimos o acordo e a negociação está em aberto. Essa greve traz prejuízos a 1 milhão de estudantes e o Brasil precisa que eles estudem", defendeu Mercadante. Ele também reclamou da demora do Congresso em aprovar o reajuste para os professores universitários. De acordo com o ministro, foi preciso o Planalto editar uma medida provisória na última semana para garantir o aumento dos docentes retroativo a março.

Em nota, o ministério afirma que: "o Ministério da Educação esclarece que nenhum funcionário ou professor de universidade ou instituto federal ganha R$ 500. Esclarece ainda que sabonete e papel higiênico não estão na pauta de reivindicações do ANDES. O índice de reajuste acordado com os sindicatos foi cumprido, ainda que de forma retroativa ao mês de março. O salário de junho já trará os novos valores acrescidos ainda da incorporação das gratificações. O que se discute agora é o Plano de Carreiras, cujas negociações estão abertas e dentro do prazo".

O Ministério da Educação deve se reunir na próxima semana com representantes da categoria para buscar uma solução para acabar com a greve.


Saúde em Movimento faz atendimentos em Santo Amaro



Fonte: Ascom Sesab

Em mais uma etapa, iniciada na última quarta-feira (16), o programa Saúde em Movimento, do Governo da Bahia, realizou 110 cirurgias de catarata e 1.628 consultas oftalmológicas no município de Santo Amaro, no Recôncavo baiano. A expectativa é de chegar a sete mil consultas e 1.500 cirurgias, até 24 deste mês, último dia de atendimento no Hospital Maternidade de Santo Amaro.


Os secretários estaduais da Saúde, Jorge Solla, e da Casa Civil, Rui Costa, acompanharam, na última sexta (18), as atividades do programa. Segundo Solla, a estratégia tem sido muito importante para ampliar o atendimento oftalmológico. “Vemos que a recuperação reflete positivamente no aprendizado dos alunos do Topa [Programa Todos pela Alfabetização] e na vida cotidiana da população atendida”.


O Saúde em Movimento tem como objetivo levar ações de saúde às diversas regiões do interior do Estado, necessitadas desse tipo de atendimento. A ação tem como diferencial o deslocamento de equipamentos e profissionais para atender nas diversas regiões do estado onde existem vazios assistenciais ou onde a oferta do serviço é menor que a demanda. As próximas etapas do Saúde em Movimento acontecerão em Andaraí, como início no dia 22 de maio, e em Valença, onde a ação começara no dia 2 de junho.

A Catarata

A médica Oftalmologista Daniele Ozores explica que a catarata é a opacificação do cristalino, o que faz com que a visão fique prejudicada. Segundo a médica, o procedimento para correção é feito rapidamente. "Na cirurgia é retirado o cristalino opaco e colocado um novo, a recuperação é rápida e em 30 dias o paciente tem a visão totalmente recuperada", disse Daniele Ozores.

Próximas etapas

Desde o início do Saúde em Movimento, em 2009, foram realizadas mais de 68 mil cirurgias, levando aos baianos que sofriam com a catarata a possibilidade de voltar a enxergar melhor. Ao serem atendidos, os pacientes passam por consulta ambulatorial e exames e, se for diagnosticada a doença, são submetidos à cirurgia. O público-alvo são pessoas com idade superior a 60 anos e alunos do Programa Topa. A ação tem como diferencial o deslocamento de equipamentos e profissionais para atender nas diversas regiões do estado, onde existem vazios assistenciais ou onde a oferta do serviço é menor que a demanda.
As próximas etapas do Saúde em Movimento acontecerão em Andaraí, (iniciado na última segunda,21), e em Valença, no dia 2 de junho.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Uefs abre inscrições para 865 vagas no vestibular 2012.2 na Bahia




A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) está com inscrições abertas para o vestibular 2012.2 até o dia 17 de maio. São 865 vagas distribuídas em 24 cursos. Ainda são oferecidas outras 48 vagas, duas a mais por curso, para estudantes de comunidades indígenas e quilombolas, que atendem às políticas de ações afirmativas da Uefs.

A inscrição deve ser feita apenas pela internet, no 
site da universidade, onde o candidato também pode acessar o edital do processo seletivo. A taxa de inscrição é de R$ 80, e deve ser paga até o dia 18 de maio em qualquer agência do Banco do Brasil.

Segundo a Uefs, 2.500 candidatos foram beneficiados com a isenção da taxa de inscrição. Os estudantes isentos devem confirmar a inscrição através da internet até 17 de maio. As provas serão realizadas entre 15 e 17 de julho de 2012, na cidade de Feira de Santana, localizada a cerca de 100 km de Salvador.

Cinquenta por cento das vagas são destinadas a estudantes que cursaram o ensino médio e pelo menos dois anos do ensino fundamental em escola pública. Oitenta por cento destas vagas são para candidatos que se declararem afrodescendentes.

No vestibular 2012.2, a Uefs não oferece vagas para os cursos de Medicina, Farmácia e Licenciatura em Música. Para esses cursos, o processo seletivo é feito uma vez por ano.

Seca afeta mais de 2,7 milhões de pessoas na Bahia


Fonte: Agência Brasil

Brasília - A estiagem que atinge o Estado da Bahia há mais de cinco meses levou 239 municípios a decretar situação de emergência. No total, mais de 2,7 milhões de pessoas são afetadas pela seca. Os ministérios da Integração Nacional e do Desenvolvimento Agrário encaminharam juntos R$ 111 milhões para reparar os prejuízos.

A Casa Civil da Bahia informou que o governador Jaques Wagner se reuniu com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para apresentar os projetos de infraestrutura hídrica que necessitam dos recursos federais. São 26 projetos ao todo, dos quais 19 serão executados pelo governo Baiano. O restante das obras ficará a cargo da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Estão sendo distribuídos mais de mil toneladas de arroz e duas mil toneladas de feijão (1,8 mil no armazém da região de Irecê e 200 em Ribeira do Pombal), 11 toneladas de frango foram doadas pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), em 11 municípios na região de Feira de Santana e Vitória da Conquista que serão destruídos pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado (Sedes).

O Ministério do Desenvolvimento Agrário irá agilizar a liberação do Garantia-Safra 2010-2011 para os agricultores de 52 municípios e viabilizará a antecipação das indenizações da safra atual para junho. A ação dará apoio a 121 municípios podendo destinar até R$ 57 milhões para os agricultores. A previsão visa a beneficiar 78 mil produtores.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que o céu deve se manter parcialmente nublado com chuva isolada em Salvador nesta quarta-feira, 16. A temperatura registrada ficará entre a mínima de 23 graus Celsius (ºC) e a máxima de 30ºC para todo o Estado.

Falta estrutura na Bahia para cumprir nova Lei de Acesso à Informação


Apesar de os poderes públicos municipal e estadual garantirem que estão preparados para cumprir a Lei de Acesso à Informação (12.527/11), em vigor a partir desta quarta-feira (16) no País, ambos não oferecerão, inicialmente, os serviços de informação ao cidadão exigidos pela nova legislação,  além dos já existentes sites e telefones das ouvidorias disponibilizados na internet.
Sancionada em novembro de 2011 pela presidente Dilma Rousseff, a lei de acesso à informação visa garantir ao cidadão informações sobre licitações, contratos, execuções orçamentárias e destinação de verbas nos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – e nos três níveis de governo – federal, estadual e municipal. As solicitações terão prazo de resposta de 20 dias, prorrogável por mais dez dias.
O cidadão poderá, por exemplo, requerer informações sobre gastos de obras (de uma passarela, de viadutos, etc.) e até mesmo buscar dados pessoais que estão arquivados, como os dos presos políticos na época da ditadura.
A legislação, entretanto, não será implementada de imediato na Bahia. A lei obriga os governos a criarem os Serviços de Informação ao Cidadão (SIC), mas em Salvador a prefeitura informa que não estabeleceu prazo para a implantação de balcões.
O poder municipal informou, por meio da assessoria de comunicação, que o cidadão deverá buscar as informações através de sua ouvidoria. “Nossa estratégia foi fortalecer a modernização da ouvidoria –  que será o órgão central de atendimento à nova lei”, informou a prefeitura. Desta forma, o cidadão deverá buscar nos sites os telefones das ouvidorias para  solicitar as informação que deseja buscar.
No âmbito estadual, a mesma medida será adotada. “A ouvidoria estadual já cumpre esse papel. Em cada órgão, cada fundação e autarquia existe uma ouvidoria. No Estado, são 140 ouvidorias. Os servidores passaram por instruções e estamos com uma equipe preparada para atender à nova demanda”, informou a Ouvidoria Geral do Estado, também por meio da assessoria de comunicação.  Atualmente, a Ouvidoria do Estado recebe cerca de seis mil solicitações por mês.

Mecanismos - Para o diretor de assuntos econômicos e financeiros do Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia (IAF), Sérgio Furquim, a lei é importante, mas esbarra em dezenas de problemas, dentre eles, o mecanismo do funcionalismo público no Brasil. “É complicado para o cidadão [entender] a forma com que é feita a contabilidade. Os mecanismos deverão ser simplificados. E isso vai demorar”, opina.
Segundo Furquim, além de mecanismos mais simplificados de armazenamento de informações pelos órgãos, o cidadão precisaria ainda de um apoio para entender os documentos solicitados. “É a mesma coisa que se chegar à Grécia e receber uma comunicação em grego. Saber o custo de uma escola, de um tribunal, é possível, mas a forma como esses dados são armazenados e relatados não é simples para o cidadão entender”, afirma.
Não são apenas os órgãos públicos que terão que se adequar à nova lei. ONGs mantidas com verba de governos também terão de atender de forma eficaz o cidadão, além de manter sites atualizados com números e dados disponíveis, inclusive para pessoas com deficiência.
Para Furquim, os impedimentos tecnológicos e os mecanismos que dificultam o entendimento da informação pela população são frutos da falta de planejamento e investimento.

Demanda - O diretor da Transparência Brasil, Cláudio Abramo, acredita que a chave fundamental para que a regulamentação do acesso à informação resulte em uma melhor visibilidade do poder público será a qualidade da demanda.
“Caso não haja demanda frequente e competente, os órgãos públicos não se verão obrigados a melhorar a forma como sistematizam a informação. Essa sistematização é fundamental porque sem ela não haverá o que divulgar”, explica. Ele concorda com Furquim em relação à dificuldade em aperfeiçoar o sistema de informações e documentos.
“De modo geral haverá mais velocidade no aperfeiçoamento dos órgãos federais. A situação nos estados e municípios demorará muito mais para evoluir, por um lado, porque são muito menos organizados, em segundo lugar porque nessas esferas a demanda é muito menor”, acrescenta.  Caberá aos ministérios públicos federal e estadual a fiscalização da aplicabilidade da lei.


segunda-feira, 14 de maio de 2012

Esporte Clube Bahia campeão baiano de 2012





O azul, vermelho e branco volta a reinar na Bahia. O campeão está de volta. Após o mais longo jejum de sua história, o Bahia voltou a soltar o grito de campeão. E do jeito que o torcedor tricolor sempre viu, mas nunca se acostumou. Em um jogo com seis gols, onde o Bahia ficou atrás do placar por duas vezes, o Esquadrão encerrou o jejum de dez anos sem conquistar um título e aumentou a hegemonia sobre o rival para 18 conquistas. São 44 títulos tricolores e 26 rubro-negros.

Um título com sabor de presente de grego. Neste domingo, o Vitória completa 113 anos de existência. E com um toque de coincidência. A última vez que o Bahia levantou uma taça foi no dia 12 de maio de 2002, no Campeonato do Nordeste. Há exatos dez anos, em um dia das mães e na véspera do aniversario do rival. O adversário também foi o Vitória.

Uma conquista que serviu para coroar o melhor Campeonato Baiano do Bahia nos últimos anos. Após o começo oscilante com Joel Santana, o Tricolor embalou com a chegada de Paulo Roberto Falcão. Tanto é que depois de 18 anos depois a equipe foi para a decisão com a vantagem. Melhor campanha da primeira fase, fez nove pontos a mais que o maior rival e termina a competição com o melhor ataque do Baiano.

Com o fim do Baiano, Bahia e Vitória se preparam para o Brasileiro. Mas antes da estreia nas Séries A e B, respectivamente, as equipes têm os primeiros duelos pelas quartas de final da Copa do Brasil. Na quarta-feira o Rubro-Negro enfrenta o Coritiba. No dia seguinte será o dia de o Tricolor jogar contra o Grêmio. Os dois jogos serão em Salvador.

Virada e gosto de clássico

O primeiro tempo começou com a taça nas mãos do Bahia. Com o 0 a 0 no primeiro jogo, o Tricolor dependia apenas de um novo empate para ser campeão. Por isso, o Vitória tratou de tomar a iniciativa em campo. Com o meio formado com três volantes, o time de Paulo Roberto Falcão teve dificuldade na saída de bola e foi surpreendido pelo rival.


A formação ofensiva de Ricardo Silva e a aposta nos cruzamentos surtiram efeito imediato. Logo aos quatro minutos, o zagueiro Victor Ramos levantou a bola na área e Neto Baiano nem precisou de muito esforço para abrir o placar. Vigésimo sexto gol dele no Campeonato Baiano e a taça a caminho da Toca do Leão.

A parte rubro-negra de Pituaçu ainda fazia festa quando Gabriel levantou a bola na área. Ela passou por todo mundo e encontro Fahel livre para dominar e chutar forte no canto direito do goleiro Douglas. Empate em campo e tranquilidade para o Bahia.

Além de ter sofrido o gol de empate, o Vitória levou outro baque logo em seguida. Principal arma ofensiva da equipe, Romário se machucou em uma disputa com Lulinha e deixou o gramado. Como Léo havia sido vetado para a partida, Ricardo Silva teve que improvisar o zagueiro Gabriel Paulista na posição.

Aí o domínio passou a ser tricolor. Em apenas três minutos, Lulinha teve duas oportunidades de virar o placar. Na primeira, completou de letra um cruzamento de Fahel e viu Douglas fazer uma defesa espetacular. Na segunda, avançou sozinho em direção ao goleiro, mas se atrapalhou e mandou a bola para fora.

Quando o jogo se caminhava para o empate no primeiro tempo, falha geral na zaga do Vitória. Gabriel cobrou uma falta da intermediária, Douglas falhou na saída e a bola entrou sem tocar em ninguém. Gol que aflorou os ânimos dentro de campo. Os jogadores do Vitória cercaram o árbitro para reclamar de falta no lance.

A reclamação gerou intenso bate-boca entre os jogadores nos minutos finais do primeiro tempo. Na saída para o intervalo, Neto Baiano e Uelliton se desentenderam com Danny Morais, mas a turma do deixa disso conseguiu evitar que o espetáculo de dentro de campo fosse manchado pela briga fora dele.

Emoção e título tricolor

Na volta para o segundo tempo, Ricardo Silva tirou Marquinhos de campo e colocou Dinei para formar dupla de ataque com Neto Baiano. Mas quem assustou mesmo foi o Bahia. Em boa jogada de Madson pela direita, Souza ficou com a sobra e bateu colocado. A bola, caprichosamente, encontrou a trave de Douglas.
O susto inicial fez com que o Vitória partisse para cima em busca do gol de empate. O que não demorou para acontecer. Em cobrança de escanteio, Diones fez falta dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Neto Baiano fez o 27º dele no Baiano, se igualou a Cláudio Adão e recolocou o Vitória na partida.

Logo depois do gol de empate do Vitória, Douglas se redimiu da falha no segundo gol tricolor. Titi cabeceou com perigo e o goleiro rubro-negro salvou em cima da linha. No contra-ataque, Dinei aproveitou cruzamento de Neto Baiano e virou o placar mais uma vez. Festa da parte vermelha e preta de Pituaçu.

Com o Vitória novamente na frente do placar e a taça a caminho da Toca do Leão, o Bahia teve que voltar a atacar com mais força. E chegou ao empate em um lance bem comum do tricolor. Gabriel levantou a bola na área, Douglas não segurou a cabeçada e Diones mandou para o fundo das redes.

Com o gol, o Bahia voltou a controlar a partida, foi em busca do quarto gol e o clima voltou a esquentar. Pela segunda vez consecutiva, o técnico Falcão abusou das reclamações, foi expulso e teve que acompanhar os últimos minutos da entrada do vestiário.

De lá ele viu Souza desperdiçar duas boas chances de colocar o Bahia na frente do placar mais uma vez. Viu também Marcelo Lomba salvar o Tricolor por duas vezes em apenas um minuto. Lamentou quando Uelliton chutou a bola na barriga de Vander, os dois se desentenderam e foram expulsos. Respirou aliviado quando Pedro Ken recebeu um cruzamento sozinho dentro da área e mandou longe do gol de Marcelo Lomba. Ficou irritado quando Souza foi expulso por ter dado um tapa no rosto de Gabriel e comemorou como nunca quando o árbitro Wilson Seneme apitou o fim da partida. Após longos e angustiantes dez anos, o torcedor do Bahia pôde soltar o grito engasgado de campeão. E a Bahia voltou a ser tricolor.