sexta-feira, 26 de agosto de 2011

EBDA divulga sua programação na RECITEC Recôncavo


A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola -EBDA, é uma das empresas organizadoras da I Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia – RECITEC Recôncavo. Além de realizar o evento junto com a UFRB, EMBRAPA, FAMAM e Prefeitura de Cruz das Almas, a EBDA vai promover o Espaço da Agricultura Familiar e o II Seminário de Pesquisa Regional da empresa.


Mini cursos, palestras, seminários e exposições de trabalhos nas áreas de Fitotecnia, Agroecologia, Solos, Forragicultura e Zootecnia, por exemplo, serão apresentados nos quatro dias do evento. Um stand institucional sobre a EBDA também pode ser conferida pelos participantes do RECITEC Recôncavo. Aos agricultores será ofertado atendimento sobre programas do Governo do Estado para a agricultura familiar, crédito rural, projetos de pesquisas e trabalhos comunitários. Pequenos criatórios, agricultura irrigada e agroindústria também serão abordados no evento.


O evento acontece entre os dias 13 e 16 de setembro no campus de Cruz das Almas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Bahia lembra 213 anos da Revolta dos Búzios

Serão lançados na manhã desta sexta-feira (26), em Salvador, selo e carimbo comemorativos pelos 213 anos da Revolta dos Búzios, também chamada de Revolta dos Alfaiates.
A iniciativa é da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir-PR) e o Governo do Estado da Bahia, em parceria com os Correios. O evento está marcado para 11h30 desta sexta-feira, na Governadoria, que funciona no Centro Administrativo (CAB).
Os selos celebram a memória dos quatro heróis do levante popular - os soldados João de Deus do Nascimento e Lucas Dantas de Amorim Torres e os alfaiates Manuel Faustino Santos Lira e Luís Gonzaga das Virgens e Verga -, que têm seus nomes inscritos no Livro dos Heróis da Pátria, chamado de Livro de Aço, determinada na Lei 12.391, sancionada em 4 de março deste ano.
A luta contra o racismo e em favor da liberdade individual será lembrada também no domingo (28), através de uma caminhada comunitária de alunos da Escola do Olodum no Dique do Tororó. As homenagens à história da rebelião começaram a ser promovidas pelo grupo musical no dia 12 de agosto, quando foi realizada a Passeata da Igualdade no Centro Histórico de Salvador. A data escolhida fez referência ao 12 de março de 1978. Nesse dia, os soldados e alfaiates negros tomaram a capital baiana e os quatro principais heróis morreram esquartejados e enforcados.



Feira de Santana enfrenta surto de coqueluxe


Nos oito primeiros meses deste ano, a Secretaria de Saúde de Feira de Santana, a 100 km de Salvador, registrou 87 notificações de suspeitas, sendo 47 confirmações de casos de coqueluche na cidade. No mesmo período do ano passado, foram registradas oito notificações e nenhuma confirmação da doença.
Apesar de admitir que o número de casos configura um surto na cidade, a prefeitura, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), diz estar preparada para conter a doença. De acordo com Janice Estrela, chefe da Vigilância, os agentes de saúde da família e os médicos estão sendo capacitados para conter o avanço do problema.
A médica explica que a Secretaria de Saúde detectou que a cadeia de transmissão está nos adultos, que geralmente já foram vacinados, e quando contraem a doença não sofrem os sintomas, mas transmitem para sistemas imunológicos mais frágeis, como é o caso das crianças. Ainda de acordo com a secretária, não foi registrado nenhum caso grave e todos os pacientes receberam o tratamento adequado. Ninguém morreu em decorrência da doença.
Janice Estrela esclarece que diferente das epidemias, que são caracterizadas quando uma doença infecciosa é rapidamente disseminada a um grande número de pessoas, o surto acontece quando há um aumento considerável do número de casos esperados em um determinado local, como é o caso de Feira de Santana.

Tratamento

O tratamento da coqueluxe consiste no uso de antibióticos prescritos por infectologistas. Com relação à prevenção, a secretária esclarece que as vacinas contra a doença fazem parte da campanha de imunização do Governo Federal e salienta que deve ser administrada em três doses, aos dois, quatro e seis meses de vida da criança, com dois reforços, aos quinze meses e entre os cinco e seis anos de idade. A imunização dura aproximadamente 10 anos.
A Secretaria de Saúde de Feira de Santana nega que haja problemas no cronograma de vacinação da cidade, mas salienta a importância das campanhas e pede aos moradores que atentem para as datas nos cartões de vacinação. “É importante que a população compreenda que as vacinas contra a tríplice viral, contra a difteria, o tétano e a coqueluche, só funcionam quando administradas exatamente como o programa de saúde determina, com todas as doses e reforços tomados nas datas corretas", pontua a secretária.

A doença

O infectologista Antônio Bandeira explica que a coqueluche é uma doença causada pelas bactérias Bordetella pertussis e Bordetella parapertussis, que atingem o sistema respiratório. A doença afeta principalmente as crianças de até dois anos e é disseminada por meio de gotículas de saliva. No organismo, as bactérias lesam os tecidos da mucosa e seu período de infecção varia entre cinco e 21 dias.
"A doença se divide em dois estágios. No primeiro deles, os principais sintomas são tosses, coriza, febre e irritação nos olhos. No segundo estágio, que se desenvolve cerca de duas semanas após o primeiro, as crises de tosses são sucessivas, algo como uma espécie de bronquite, com ocorrência de muco e há a possibilidade de vômito", explica o especialista.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que em 2010 houve um aumento significativo dos casos de coqueluche no Brasil. Ainda de acordo com a organização, de 2006 a 2008, os casos triplicaram no país. Falta de atenção às campanhas de vacinação estão entre os motivos apontados pela OMS.


Egi Santana e Rafaela Ribeiro Do G1 BA

Disponível em: http://g1.globo.com/bahia/noticia/2011/08/feira-de-santana-ba-registra-surto-de-coqueluxe.html

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Dilma diz que 'faxina' em ministérios não é 'meta de governo'


A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira (24), após cerimônia no Palácio do Planalto, que fazer “faxina” em ministérios envolvidos em denúncias de corrupção não é “meta” do atual governo.
“Acho que combate-se o malfeito. Não se faz disso meta de governo. Faxina no meu governo é faxina contra a pobreza. É isso que é a faxina. O resto são ossos do ofício da Presidência. Se houver algum malfeito, eu tomarei providências”, afirmou.
Questionada se poderia demitir ministros nas próximas semanas, a presidente afirmou: “Não é adequada essa pauta de demissões. Não se demite nem se faz escala de demissão nem sequer demissão todos os dias. Isso não é Roma Antiga”, declarou – na Roma Antiga, segundo relatos históricos, cristãos eram lançados aos leões em espetáculos para romanos no anfiteatro Coliseu.
Dilma disse considerar “inadequado” usar o termo “faxina” para classificar as demissões de ministros no atual governo.
“Eu não sei de onde saem as informações de vocês, mas tanto a forma como colocam a política do meu governo contra malfeitos, chamando-a de faxina, eu não concordo com isso”, disse.
Desde o início do mandato de Dilma, em janeiro, quatro ministros deixaram o governo: Antonio Palocci, da Casa Civil;  Alfredo Nascimento, do Ministério dos Transportes; Nelson Jobim, do Ministério da Defesa; e Wagner Rossi, do Ministério da Agricultura. Os últimos três pediram demissão após denúncias de corrupção nos ministérios.
A presidente também fez uma defesa enfática do respeito à “presunção de inocência” e disse que já passou pela experiência de ser acusada antecipadamente.
“É importantíssimo respeitar a dignidade das pessoas, não submetê-las a condições ultrajantes. E eu sei disso porque já passei por isso”, disse.
Segundo Dilma, o maior objetivo do atual governo é fazer o país crescer. “O centro do meu governo é fazer o país crescer, combater a pobreza. O resto é tomar providência contra malfeito, é obrigação como presidenta.”

Crise:

            A presidente também comentou rapidamente sobre a crise financeira internacional. Ela afirmou não esperar que a turbulência econômica atual resulte em “catástrofes” como a quebra de grandes bancos, o que ocorreu na crise econômica de 2008.
“Você não espera catástrofes do porte daquela do Lehman Brothers [banco norte-americano que quebrou], a não ser que, infelizmente, um banco quebre, o que eu não acredito que deixarão isso ocorrer”, disse.
Segundo Dilma, a crise terá “altos e baixos”. “Acho que a crise vai ser isso que estamos vendo: um dia está pior, outro dia está melhor”, disse.


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

UFRB em Santo Amaro: Agora uma realidade mais próxima

Ontem (23.08) foi realizada mais uma audiência pública sobre a instalação da UFRB em Santo Amaro, dessa vez traçando bases e diretrizes do Centro de Cultura e Tecnologia (CECULT). O evento contou com a presença do excelentíssimo Sr. Prefeito Ricardo Machado, professores e membros da UFRB, deputados, secretários e lideranças do governo local, estudantes e a população em geral.
A comissão dos estudantes da UFRB em Santo Amaro apresentou um projeto de sugestão de cursos e instalação imediata. Entre os cursos, destaque para Artes Cênicas, Turismo étnico, Produção Cultural e Bacharelado em Música. Ainda como sugestão, foi proposto a instalação imediata da UFRB já em 2012 com a possível presença dos cursos de graduação sugeridos em uma estrutura física já consolidada: o Colégio Polivalente.Esse mesmo modelo foi seguido por Cachoeira durante as obras de recuperação do Quarteirão Leite Alves, onde hoje funciona o Centro de Artes, Humanidades e Letras.
            O próximo passo é a liberação do MEC e de todos os trâmites burocráticos para a instalação provisória do CECULT. Entretanto, a população já pode comemorar mais essa conquista. O campus de Santo Amaro será referência em todo Brasil, uma vez que o recôncavo baiano possui por natureza grande potencial de cultura. O Centro também será pioneiro em algumas áreas, a exemplo do curso de Produção Cultural, ainda inédito na região nordeste.


terça-feira, 23 de agosto de 2011

Pequenos agricultores ocupam sede da Seplan


Integrantes do Movimento dos Pequenos Agricultores ocupam o prédio da Secretaria do Planejamento da Bahia (Seplan) nesta terça-feira (23). De acordo com o segurança do órgão, Odenaldo Borges, cerca de 500 pessoas estão acampadas nos corredores do órgão, atrapalhando o funcionamento da secretaria.

            Eles pedem melhorias para o campo, crédito para os pequenos agricultores, além de água e terra para as famílias. Não há previsão para os manifestantes deixarem o local. 

Brasília -  Na capital federal, pedidos de aceleração da reforma agrária motivam a ocupação do Ministério da Fazenda por trabalhadores Sem Terra. No mesmo prédio funcionam o Tesouro Nacional e da Receita Federal. Por conta da manifestação, 2,5 mil funcionários dos órgãos estão impedidos de trabalhar. 

            Os manifestantes saíram em marcha do Estádio Nilson Nelson, no centro da cidade, em direção ao ministério. Eles reivindicam que o governo acelere a reforma agrária e dê prioridade aos agricultores atingidos por barragens, enchentes e chuva.
            Os manifestantes pretendem ser recebidos ainda hoje pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, para pedir a destinação de verbas do Orçamento para a reforma agrária.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Audiência pública sobre UFRB em Santo Amaro terá apresentação do projeto de sugestão de cursos



A Universidade Federal do Recôncavo está próxima de ser implantada em Santo Amaro. Há pouco mais de um mês, foi realizada uma audiência pública onde foi oficialmente doado o terreno para a construção do Centro de Tecnologia e Produção em Cultura e discutido alguns pontos de implantação. Amanhã, 23.08, uma nova audiência será realizada com o objetivo de tornar público a sugestão de cursos para a implantação da unidade.
O evento será a partir das 19:00 horas no salão nobre da Câmara Municipal de Santo Amaro com a presença do Reitor Paulo Gabriel, autoridades, a comissão de implantação da unidade e a população em geral.





Campeonato Intermunicipal 2011


A 4ª rodada do Campeonato Intermunicipal  foi realizada ontem, 21.08. O destaque ficou pelo clássico do Recôncavo onde Cachoeira perdeu em casa pelo placar de 5 x 0 para a seleção de São Francisco do Conde. Confira os demais resultados:


 Biritinga 4×0 Paulo Afonso
 Arací 2×1 Santaluz
 Inhambupe 0×1 Serrinha
 Crisópolis 1×0 Valente
 Alagoinhas 1×0 Simões Filho
 Mata de São João 1×1 Araçás
 São Gonçalo dos Campos 0×1 Feira de Santana
 Cachoeira 0×5 São Francisco do Conde
 Castro Alves 1×0 Salinas das Margaridas
 Maragogipe 2×0 Governador Mangabeira
 Amargosa 1×2 Laje
 Valença 2×0 Santo Antônio de Jesus
 Jaguaquara 1×2 Itiruçu
 Jitaúna 3×1 Jequié
 Ipiaú 5×1 Ituberá
 Ibirataia 0×0 Itagibá
 Firmino Alves 1×1 Itororó
 Itabuna 1×2 Ibicaraí
 Itambé 1×2 Belo Campo
 Condeúba 2×1 Itapetinga
 Riacho de Santana 2×1 Macaúbas
 Irecê 1×1 Livramento de N. Sra.
 Luís Eduardo Magalhães 0×4 Barreiras
 Barra 3×0 São Desidério
 Itapitanga 5×0 Gongogí
 Coarací 1×0 Ubaitaba
 São José da Vitória 1×0 Mascote
 Camacan 0×1 Ilhéus
 Eunápolis 2×4 Porto Seguro
 Belmonte 4×0 Canavieiras
 Prado 1×1 Medeiros Neto
 Itamarajú 3×0 Itabela


O torneio conta com o apoio da Federação Baiana de Futebol. A próxima rodada, ainda pela fase de classificação, será no próximo domingo (28.08).


Confira a classificação completa e a tabela de jogos aqui:
http://www.fbfweb.org/index.php?menu=classificacao&tabelaCod=8


Governo quer 1,2 milhão de matrículas nas federais até 2014


A presidente Dilma Rousseff afirmou hoje (22) que o governo tem como meta alcançar 1,2 milhão de matrículas em universidade federais até 2014. Na semana passada, foi anunciada a criação de quatro unidades em estados do Norte e do Nordeste. Com a expansão, a rede federal passa a contar com 63 universidades.

No programa semanal Café com a Presidenta, Dilma avaliou o anúncio como um passo importante na terceira fase do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação, formada por universidades federais e também por Institutos Federais de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia (Ifets).

“Estamos criando condições para formar engenheiros, médicos, agrônomos, professores, dentistas e técnicos das mais diversas especializações, em municípios dos mais diferentes tamanhos, em todas as regiões”, afirmou a presidente.

Dilma lembrou que cidades com mais de 50 mil habitantes foram priorizadas na escolha dos locais para as universidades. Segundo ela, trata-se de microrregiões onde não existiam unidades da rede federal, sobretudo no interior do país. Também foram considerados municípios com elevado percentual de pobreza e com mais de 80 mil habitantes, mas onde as prefeituras têm dificuldade de investir em educação.

“Antes, para realizar o sonho de ter uma profissão, o jovem tinha que sair de casa, viajar para estudar na capital ou nos grandes centros urbanos. Agora, o ensino universitário, o ensino tecnológico está indo onde o cidadão mora ou nas suas vizinhanças”, explicou.

Para a presidente, um salto na educação brasileira pode contribuir para o enfrentamento da crise econômica que atinge países como os Estados Unidos e os da União Europeia.

“Temos que ter consciência de que estamos vivendo uma situação mundial de muitas turbulências lá fora. Estamos preparados para atravessar esse momento de instabilidade econômica mundial, mas não podemos descuidar. Temos que enfrentar os desafios de hoje sem tirar os olhos do amanhã.”