quinta-feira, 10 de maio de 2012

Bembé do Mercado - 123 anos



Foto: Divulgação Edgar de Souza

Começou na última quarta-feira (09.05), em Santo Amaro da Purificação, a tradicional festa do Bembé do Mercado, considerado o único candomblé de rua do mundo. Em 2012 a festa chega à sua 123ª edição tendo como homenageados João Obá e Besouro Mangangá. A manifestação popular celebra as lutas populares contra o cativeiro, a repressão e a discriminação sofridos pelos negros.

Além dos tradicionais sambas de roda, apresentam-se na Praça do Mercado grupos de dança, música, maculelê capoeira e muitos outros. O evento ainda conta com os shows de Gerônimo, Mateus Aleluia, Samba de Nicinha, Uhuru Eby, Lívia Milena e Marcio Valverde, Stella Maris e Chula de São Braz.

No sábado, 12.05, será realizado um seminário sob o tema “Marco Regulatório para a População Negra” que discute a resistência dos descendentes africanos à escravidão e os parâmetros que levaram ao fim legal,em 1888.

Participam do seminário: Elói Ferreira de Araújo, presidente da Fundação Cultural Palmares; Luiz Alberto, deputado Federal; Elias Sampaio, Sepromi; Ubiratan Castro de Araújo, diretor-geral da Fundação Pedro Calmon; Rosy Mary Oliveira de Jesus, representante da Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres do Estado da Bahia; o deputado Estadual, Bira Coroa; Delma Nascimento, representante da Prefeitura Municipal de Santo Amaro e da Secretaria Distrital de Combate e Erradicação da Pobreza e Promoção da Igualdade Racial e o poeta, escritor e professor Jorge Portugal, como parte da sociedade civil de Santo Amaro.


PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO BEMBÉ DO MERCADO 2012:


Quarta 09 de maio de 2012

04h- Alvorada e Preceitos no Barracão
19h- Apresentação de Manifestações Culturais (Capoeira Bendengó, Capoeira Recôncavo Maculelê Povivá e Samba de Roda Criôla)
21h30- Festejos Religiosos no barracão (Candomblé)
00h15- Show Musical - Chula de São Braz
01h45 - Show Musical – Uhuru Eby


Quinta 10 de maio de 2012

19h- Apresentações de Manifestações Culturais (Capoeira Raizes da Terra, Grupo de Dança Afro e Samba de Roda 17)
21h- Festejos Religiosos no barracão (Candomblé)
00h15- Show Musical – Samba de Nicinha
01h45 - Show Musical – Livia Milena e Marcio Valverde


Sexta 11 de maio de 2012

19h- Apresentação de Manifestações Culturais (Capoeira Angola do Cativeiro, Capoeira Estilo Malícia e “Lindro Amô”)
20h – Vigília – “Combate a Violência Contra as Mulheres”.
22h - Show Musical – Stela Maris
23h30 - Show Musical – Mateus Aleluia

Sábado 12 de maio de 2012

09h - Mesa Redonda – "Marcos Regulatórios para A População Negra" (Fundação Cultural Palmares, Fundação Pedro Calmon e Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia, Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia, Prefeitura Municipal de Santo Amaro, Representações Legislativas e Representações da Sociedade Civil)
19h- Apresentações de Manifestações Culturais (Capoeira Quilombo, Capoeira Raizes Estilo, Maculelê N ó e “Nêgo Fugido”)
21h- Festejo Religioso no Barracão (Candomblé)
23h- Chegada do Presente no Barracão
02h- Show Musical – Gerônimo

Domingo 13 de maio de 2012

10h- Saída do presente para a Praia de Itapema
12h- Almoço Festivo do Povo de Santo em Itapema

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Bembé do Mercado - 09 à 13 de maio -Santo Amaro da Purificação


Acordo define operação de parte do metrô de Salvador ainda este ano




O governo da Bahia e a prefeitura de Salvador se reuniram na terça-feira (8) e fizeram um acordo que definiu que a complementação da linha um do metrô, com 12 Km entre a Lapa e Pirajá, vai ser incluída no projeto de mobilidade urbana que prevê a implantação da linha dois, com 22 Km, ligando a Rótula do Abacaxi ao município de Lauro de Freitas, passando pela Avenida Paralela. Os recursos serão conseguidos através de Parceria Público-Privada (PPP).

Também ficou acertado que o Governo Federal, Governo do Estado e prefeitura vão tomar medidas para colocar em atividade já no próximo semestre o trecho de 6 km entre a Lapa e o Acesso Norte, na Rótula do Abacaxi. O trecho já foi concluído e os trens começaram a ser testados no ano passado. O custo será de R$ 32 para a revisão dos vagões e a manutenção do sistema.

 O termo de cooperação ainda vai ser assinado e logo depois será lançado o edital da Parceria Público-Privada. Quem vencer a licitação vai construir o restante do metrô e operar o sistema. A meta é que até a Copa de 2014, além do primeiro trecho, entre a Lapa e Pirajá, algumas estações da Paralela também já estejam funcionando, diz a nota do governo do estado.

 O metrô de Salvador começou a ser construído no ano 2000 e deveria ter ficado pronto em 2003.


Disponível em: http://g1.globo.com/bahia/noticia/2012/05/acordo-define-operacao-de-parte-do-metro-de-salvador-ainda-este-ano.html

Termina hoje prazo para eleitores regularizarem título de eleitor


Os eleitores baianos têm até quarta-feira (9) para regularizar suas pendências junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). Os cidadãos podem realizar serviços como a emissão da primeira via do título de eleitor, a alteração dos dados cadastrais e regularização do documento junto ao órgão. Na manhã desta terça-feira (8), os eleitores enfrentaram filas na sede do TRE, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Pelo menos 200 pessoas foram atendidas até as 10h, segundo a assessoria do órgão.

 Somente na segunda-feira (7), cerca de 1400 atendimentos foram feitos na Central de Atendimento ao Público (CAP) e nos cartórios eleitorais do TRE, no CAB. Em todo o Estado, 99.363 atendimentos foram realizados, de quarta até domingo, compreendendo solicitações de transferência, revisão e emissão da primeira e segunda via do título.

 O atendimento será feito na Central de Atendimento ao Público (CAP), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador e nos cartórios e centrais de atendimento das cidades do interior do estado.

 Para realizar os serviços, o eleitor deve comparecer a um dos postos com um documento de identidade original e com foto, como RG ou carteira profissional, e comprovante de residência.

A Lei das Eleições (Lei 9.504/97, art. 91), determina que, nos anos eleitorais, o fechamento do Cadastro Eleitoral seja feito 150 dias antes da realização do pleito. Este ano, o prazo se encerra na quarta-feira. Na mesma data, também termina o prazo para transferência do eleitor para outra zona eleitoral, município ou local de votação e mudança para uma seção especial.

 Segundo o TRE, após essa data, só será permitido ao eleitor a emissão da segunda via do título e do certificado de quitação eleitoral.




Arena Fonte Nova divulga imagem em 360º da obra



O consórcio responsável pela Arena Fonte Nova divulgou nesta terça-feira, 6, uma fotografia em 360º mostrando a evolução da obra. Na imagem virtual, é possível perceber como a colocação das arquibancadas está adiantada, já dando à construção um aspecto de estádio.

Segundo a assessoria do consórcio, o avanço físico da obra já é superior a 60%, utilizando o pico de 3 mil trabalhadores, entre operários, técnico e engenheiros.

A Arena Fonte Nova, moderno estádio que será construído no local da antiga Fonte Nova para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014, corre atrás do tempo para também ser confirmada como uma das seis sedes da Copa das Confederações, a ser realizada no próximo ano.

No último dia 26 de abril, a arena recebeu uma comitiva de técnicos e especialistas da FIFA que avaliariam o andamento da sua construção, com o intuito de confirmá-la ou não como sede da futura competição. Segundo o governador do estado, Jaques Wagner, os enviados da entidade se disseram impressionados com o adiantamento das obras.

Neste momento, estão sendo executados os serviços de montagem da superestrutura da arena, com a colocação de pilares, vigas e lajes. Também está sendo concluída a colocação das vigas que apoiam as arquibancadas e a instalação das mesmas. Esta fase da montagem já passou dos 95% de execução.

Para os próximos passos, a obra planeja avançar na instalação da cobertura do estádio, iniciada em abril. Toda a estrutura necessária para tal já está em Salvador, o que adiantou o prazo previsto pela construtora da Arena Fonte Nova. Em seguida, o consórcio iniciará a fase de acabamento da construção, a instalação dos assentos e, por fim, a instalação do gramado.


Disponível em:
http://atarde.uol.com.br/esporte/noticia.jsf id=5835044&t=Arena+Fonte+Nova+divulga+imagem+em+360o+da+obra

Greve pode reduzir chances de alunos da rede pública no vestibular


Estudantes da rede estadual de ensino que estão matriculados na terceira série do ensino médio podem ser prejudicados nos processos seletivos para ingresso nas universidades, em 2013, por conta da greve dos professores, que entra, nesta quarta, 09, no 29º dia. Segundo dados de 2011, os estudantes da rede estadual eram maioria no número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem (80% dos 441 mil inscritos) e no vestibular da Universidade do Estado da Bahia – Uneb (64% dos 52 mil inscritos).

Para as avaliações de 2013, no entanto,  este número pode diminuir. É o que acredita o especialista em educação e professor da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) Basilon Carvalho. Para ele, as interrupções por conta de greves, que aconteceram nos últimos meses, podem causar sérios danos ao aprendizado dos pré-vestibulandos. “A capacidade cognitiva de cada aluno é baseada em tempo. O pré-vestibulando acarreta uma tensão psicológica muito forte. Uma vez sem aula, sofrerão danos quando forem prestar vestibulares e Enem, ao final do ano”, explicou.

Nesta terça, o secretário de Educação do Estado, Osvaldo Barreto, anunciou, em Brasília, que a secretaria estuda a possibilidade de contratar emergencialmente professores temporários para atender os alunos matriculados na terceira série do ensino médio de forma a reduzir os prejuízos ocasionados pela greve.

Desvantagem - Já Basilon Carvalho salienta que o aluno da escola pública já é penalizado com um ensino menos conceituado e a falta de estrutura. “O estudante da rede pública já está em desvantagem, na maioria das vezes, ao concorrer com estudantes das escolas  particulares. Agora, a desvantagem aumenta”.

Para o especialista, além do baixo índice de aprovação em universidades públicas, a falta de aulas pode causar, dentre outros problemas, a diminuição da autoestima do estudante e, em alguns casos, até evasão escolar. “O aluno pode se sentir menos capacitado que os outros colegas”.

Tédio - Jonatas da Silva Prazeres, 18, é um dos alunos da rede pública que se inscreverão no vestibular no final do ano. Sem aulas desde o dia 11 de abril, ele cursa o terceiro ano do ensino médio no Colégio Estadual Luiz Viana, localizado em Brotas, e pretende se inscrever no curso de engenharia da Ufba e da Uneb.

O jovem conta que teve a rotina modificada por conta da greve. Tinha 60% do seu dia ocupado pelos estudos – dentre aulas, estudos em grupo e tarefas de casa –, hoje, tem as atividades diárias resumidas a programas de televisão, filmes e internet. “Agora,  durmo às 3 horas, acordo às 12 horas e passo o dia sem fazer nada”, contou.

O garoto afirmou que, nos dias iniciais da greve, ainda reviu o conteúdo passado pelos professores e estudou assuntos importantes. Passados quase 30 dias de greve, ele diz que não se sente mais estimulado a estudar sozinho.


Disponível em: http://atarde.uol.com.br/cidades/noticia.jsf?id=5835143&t=Greve+reduz+chances+de+alunos+da+rede+publica+no+vestibular