sábado, 20 de agosto de 2011

Raízes do Recôncavo: Samba de Roda



O samba de roda é uma forma de preservação da cultura dos negros africanos escravizados no Brasil. A influência portuguesa  fica por conta da introdução da viola e do pandeiro.
Acompanhado por atabaques, ganzá, reco-reco, viola e violão, o solista entoa cantigas, seguido em coro pelo grupo a dançar. Ligado ao culto de orixás e caboclos, à capoeira e às comidas à base de dendê, o samba de roda teve início por volta de 1860, como forma de preservação da cultura dos negros africanos escravizados no Brasil. A influência portuguesa, além da língua falada e cantada, fica por conta da introdução da viola e do pandeiro. 
Tradição milenar no Recôncavo Baiano, a manifestação concorre, inclusive, ao título de Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade. Presente no trabalho de renomados compositores baianos - Dorival Caymmi, João Gilberto, Caetano Veloso -, esse misto de música, dança, poesia e festa, se revela de duas formas características: o samba chula e o samba corrido. A chula, uma forma de poesia, é declamada pelo solista, enquanto o grupo escuta atento, só se rendendo aos encantos da dança após o término do pronunciamento, quando um participante por vez adentra o meio da roda ao som da batucada regida por palmas. Já no corrido, o samba toma conta da roda ao mesmo tempo em que dois solistas e o coral se alternam no canto.
Também conhecida como Umbigada – porque cada participante, ao sair da roda, convida um novo para a dança dando-lhe uma “umbigada” -, a manifestação típica do Recôncavo tem destaque nas cidades de Cipó, Candeias e Cachoeira durante os festejos juninos e da Boa Morte. Em São Félix, Muritiba, Conceição do Almeida e Santo Amaro, o samba de roda é destaque na festa de Nossa Senhora da Purificação. São Francisco do Conde, Feira de Santana, Itacaré e, novamente, Conceição do Almeida celebram o samba de raiz na festa de Dois de Julho.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

UFBA nega boato sobre roubo de provas


A diretora do Serviço de Seleção da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Antônia Caló, negou nesta sexta-feira (19) o boato de que a prova do concurso para assistente de administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA) teria sido roubada. A suposta denúncia chegou por email a diversos veículos de comunicação na manhã de hoje.
Antônia Caló explicou que a prova não vazou e a realização do concurso está mantida para este domingo, 21. "A UFBA não mudou sua forma de trabalhar, nem o rigor nos processos de seleção e, tampouco, os profissionais que trabalham nos processos", afirmou.
A suposta denúncia afirmava que o gabarito estaria sendo vendido na internet e que havia três suspeitas quanto ao possível roubos: que o material teria sido roubado dentro da Empresa Gráfica da Bahia (Egba), onde as provas estariam sendo impressas; que um exemplar teria desaparecido de uma gráfica fora do Estado; ou, ainda, que um professor teria tido acesso ao material.

“Todo o controle de qualidade utilizado em qualquer concurso foram observados neste. Para a gente, isso é um blefe, uma brincadeira de mau gosto. Eu soube que havia sido enviado um e-mail fazendo a denúncia, mas quem diz que vazou, tem que mandar para a gente, tem que provar”, declarou Caló, que é responsável pelo processo de seleção.
A Empresa Gráfica da Bahia (Egba) informou, por meio de sua assessoria, que as provas foram impressas na gráfica, entre os dias 5 e 6 de agosto, e negou que o material tivesse sido roubado. A empresa afirmou que a denúncia não procede e que, ao longo dos últimos sete anos em que as provas da UFBA são rodadas no local nunca houve nenhuma reclamação, nem a respeito desse concurso.

A UFBA divulgou, também, uma retificação para o edital que poderia acabar anulando o concurso. Os itens 8.6 e 8.7, que foram revogados, impediam que os candidatos pudessem fazer a prova portando documentos como Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e o passaporte, que, por Lei, podem ser utilizados para identificação em todo o território nacional. Confira a retificação feita no último dia 17.

Concurso – O processo seletivo possui pouco mais de 37 mil inscritos para 88 vagas. A concorrência é de cerca de 440 inscritos por vaga. As provas serão realizadas no próximo domingo (21), a partir das 12h30, em Salvador, Barreiras e Vitória da Conquista.


Desempenho de escolas no Enem será pelo número de alunos inscritos


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai mudar o formato da divulgação as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com a presidente do órgão ligado ao Ministério da Educação, Malvina Tuttman, as notas do exame de 2010 serão divulgadas levando-se em consideração o número de alunos inscritos por escola.

 A intenção do Inep é "camuflar" a formação de rankings de desempenho de melhores e piores escolas no Enem. Como o exame não é obrigatório, uma escola pode escolher alguns dos seus melhores alunos para fazer a prova e, consequentemente, obter uma boa colocação no ranking. O desempenho separado pelo número de estudantes inscritos poderia reduzir este artifício, na visão do Inep.

 "Apresentamos esta proposta ao ministro da Educação (Fernando Haddad), Queremos dificultar este ranqueamento. Somos contra esta prática. Este não é o objetivo do Enem", disse Malvina.

 A presidente do Inep não quis detalhar como será esta configuração na divulgação das notas da última edição do Enem. O resultado estava previsto para ser anunciado em julho mas, por esta mudança no formato, será anunciado em setembro. "Queremos que cada escola tenha acesso à sua nota e saiba qual foi o seu perfil no exame. O Enem não foi criado para a formação de ranking e não deve ser usado como propaganda", disse a presidente do Inep em debate sobre o exame promovido pelo Canal Futura e pela Editora Moderna nesta quinta-feira (18), em São Paulo. Também participaram do debate o educador Cesar Callegari, membro do Conselho Nacional de Educação, e Carlos Artexes Simões, professor do Cefet-Rio.

Ela reforça que o exame deve ser um instrumento para induzir novas formas de se construir conhecimento. "O Enem deve medir o esforço que cada um fez no desenvolvimento do aluno e da escola. Não é para comparar a nota com a de outras escolas, mas que cada instituição veja onde pode melhorar", afirma. "Não tem o menor sentido se fazer propagandas do tipo 'curso preparatório para o Enem'". Segundo ela, o resultado do Enem pode ser usado pelo bem ou pelo mal, ou seja, como instrumento de avaliação ou como propaganda de instituições privadas.

 Malvina reforçou que o Enem é parte do projeto político pedagógico, e deve servir como um recorte para os caminhos que a educação brasileira está seguindo. Emocionada, Malvina chorou ao criticar quem vê elementos políticos no exame e torce "contra" ou "a favor" do Enem. "Ele não foi feito para o ministro ou para a presidente, mas para a criança que está nascendo agora e que vai ter direito a uma educação de melhor qualidade"

Malvina Tuttman disse ainda que os candidatos que solicitarem poderão ter acesso à correção da prova do Enem 2011, que será aplicada nos dias 22 e 23 de outubro. Um acordo feito entre o Inep e o Ministério Público assinado semana passada vai garantir aos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) o direito de ter acesso à correção (vistas) de provas a partir de 2012. A presidente do Inep, no entanto, disse que isto poderá valer já para esta edição.

 A folha de respostas poderá ser acessada pela internet. Não há ainda um prazo para este material ser disponibilizado. "Primeiro vamos divulgar as notas dos candidatos, depois em um prazo possível podemos disponibilizar o acesso às provas", disse.



Negromonte Jr. quer UFRB em Santo Amaro


Além dos deputados estaduais Luizinho Sobral (PTN) e Félix Mendonça Júnior (PDT), outro membro da Assembleia Legislativa demonstrou insatisfação com o anúncio das novas universidades federais no estado da Bahia. Nesta quinta-feira (18), o pepista Mário Negromonte Júnior afirmou, em nota, que ficou preocupado em não ter visto a divulgação da instalação da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) em Santo Amaro. Segundo ele, houve amplo debate sobre a possibilidade da implantação do campus no município e uma sinalização positiva do Ministério da Educação e do reitor da UFRB sobre a questão. Por fim, se manifestou a favor de se levar uma universidade federal para o município de Paulo Afonso, localizado no Vale do São Francisco.



quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Pena para crimes contra servidores pode ser maior


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou hoje, por unanimidade, projeto de lei criando o crime de formação de quadrilha contra agente público, a fim de que a pena seja dobrada nestes casos. Aprovado em caráter terminativo, o projeto segue diretamente para a Câmara.

O relator da matéria, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), usou como exemplo para justificar o projeto o assassinato da juíza Patrícia Acioli na última sexta-feira, 12, que foi morta na porta de sua casa em Niterói (RJ). Lembrou que a pena por formação de quadrilha vai se somar a do crime de homicídio quando os acusados forem a julgamento. A pena prevista no Código Penal para o crime comum de formação de quadrilha é de um a três anos. Pelo projeto, sendo a vítima um servidor público morto em razão de sua atividade, a pena aplicada será de dois a seis anos.

"Os agentes públicos diretamente envolvidos no combate à criminalidade ou à improbidade administrativa não podem ser intimidados por aqueles que são alvo da investigação", argumentou Demóstenes em seu parecer. "A ação covarde de criminosos contra juízes, promotores, delegados, fiscais e outros agentes públicos que apuram ilícitos atinge o núcleo do Estado", acrescentou.

Autor da matéria, o senador Pedro Taques (PDT-MT) pediu que seu projeto não seja enquadrado na chamada "legislação de emergência", que o Congresso costuma votar às pressas após uma tragédia que provocou comoção pública. Taques explicou que apresentou a proposta em maio, e foi objeto de debates nas comissões. Mas defendeu o projeto, alegando que "todas as vidas são iguais, mas o servidor público exerce uma parcela da soberania do Estado".

Demóstenes Torres também apresentou emenda para criar o crime de formação de quadrilha ou bando em que o autor seja funcionário público e se utilize do cargo para praticá-lo. "Se funcionários públicos devem receber especial proteção do direito penal quando atuam nessa condição, também parece verdadeiro que a lei deva puni-los com mais severidade quando traírem o seu compromisso com o Estado", justificou o relator.


(Com informações da Agência Estado)


Raízes do Recôncavo



Videoclipe da música “Das águas”, interpretada pela artista santamarense Lívia Milena em seu cd Olhos de Pagú. 

Ficha técnica:

Artista: Lívia Milenna
Composição: Chico Porto e Márcio Valverde
Roteiro, Produção e Direção: Evelyn Sacramento
Câmera: Gleydson Publio
Assistente de produção e montagem: Laís Lima

Justiça condena quatro envolvidos no vazamento do Enem em 2009


A Justiça Federal de São Paulo condenou nesta terça-feira (16) por corrupção passiva e violação de sigilo funcional quatro dos cinco envolvidos no furto e vazamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009.

Um dos acusados, Felipe Pradella, foi condenado a 5 anos e 3 meses de reclusão em regime semiaberto. Outros dois (Filipe Ribeiro Barbosa e Marcelo Sena Freitas) foram condenados a 4 anos e 6 meses de reclusão também em regime semiaberto. O quarto réu, Gregory Camillo Oliveira Craid, teve a pena revertida em prestação de serviços à comunidade. O réu Luciano Rodrigues foi absolvido.

Segundo o processo, três dos réus (Freitas, Ribeiro e Pradella) são ex-funcionários da empresa Cetros, integrante do Consórcio Nacional de Avaliação e Seleção, contratado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), e são acusados pelo furto das provas da Gráfica Plural, onde trabalhavam. Dois deles (Craid e Rodrigues) foram apontados como intermediários que colaboraram com a prática dos crimes. Eles procuraram jornalistas para tentar vender a prova.

O vazamento do Enem causou o cancelamento da prova às vésperas da realização em 2009, prejudicou cerca de quatro milhões de inscritos e tumultuou todo o calendário de vestibulares do final de 2009 e início de 2010. A prova foi cancelada na madrugada do dia 1º de outubro de 2009 pelo Ministério da Educação, após a divulgação de que havia sido furtada de uma gráfica em São Paulo e oferecida a uma repórter do jornal "O Estado de S. Paulo." O exame seria aplicado nos dias 3 e 4 de outubro.

O gasto com a reimpressão das provas do Enem foi estimado em 30% do valor da licitação, que foi de R$ 148 milhões, segundo o Ministério da Educação.

O vazamento causou o cancelamento da prova às vésperas da realização em 2009, prejudicou cerca de quatro milhões de inscritos e tumultuou todo o calendário de vestibulares do final de 2009 e início de 2010.




(Do G1, com informações do Jornal da Globo e da Agência Estado)


Universidade do Estado da Bahia anuncia curso de Medicina para 2012


A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) anunciou na terça-feira (16) a implantação do curso de Medicina na instituição, que será lançado no próximo processo seletivo, com aulas previstas para o primeiro semestre de 2012.

 O reitor da instituição, professor Lourivaldo Valentim, comemora a implantação do novo curso. "Nós estamos lidando com uma questão histórica. O único curso público de Medicina de Salvador foi criado há 203 anos e só agora a UNEB conseguiu aprovar o curso de Medicina na instituição, oferecendo duas turmas de 30 alunos por ano, já planejadas no orçamento da Universidade e garantidas para o primeiro semestre de 2012", diz.

O reitor falou também sobre a infraestrutura necessária para a implantação do curso. "Os estudantes terão aulas nos prédios que dão suporte aos cursos que dispomos na área de saúde. No caso dos docentes, já temos certa quantidade de professores da instituição e abriremos um concurso público ainda este ano para a contratação dos novos que atuarão no próximo ano", explica.

 A Universidade firmou parceria com o Hospital Roberto Santos, em Salvador, que servirá de hospital-escola para os alunos de medicina.

 Além do curso de medicina, a UNEB abrirá vagas, também, nos cursos de Direito, no Campus XX, na cidade de Brumado e Engenhria de Pesca, no Campus XXIV, na cidade de Xique-Xique.

 As inscrições para os vestibulares da instituição estão previstas para começar no mês de setembro. O início das aulas para as novas turmas está previsto para entre os meses de março e abril de 2012.



terça-feira, 16 de agosto de 2011

Professores param e deixam cerca de 3 milhões sem aulas


Cerca de 3 milhões de estudantes da rede pública estadual e municipal de ensino ficaram sem aulas na Bahia nesta terça-feira (16). Os professores aderiram à paralisação nacional da categoria. Em Salvador, escolas como Evaristo da Veiga e Manoel Devoto amanheceram com portões fechados.

De acordo com Luciano Cerqueira, diretor educacional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), a categoria reivindica o pagamento do piso salarial nacional, de R$ 1.187 - conforme pauta da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)-, e Plano Nacional de Educação para a década 2011 a 2020. “Precisamos da aprovação do plano e queremos que esse piso seja pago principalmente pelas prefeituras do interior”, afirmou.

Os professores se reúnem em um Seminário às 9h de hoje no auditório das Faculdades Olga Metting, na Mouraria. Logo em seguida, por volta das 13h, a categoria segue em carreata pelas principais vias do centro da cidade.

Em Feira de Santana os professores da rede muncipal decidiram, em assembléia realizada dia 10, suspender as atividades de 16 a 19 de agosto, após uma série de rodadas de negociação "sem sucesso", segundo a associação da categoria. A Secretaria de Educação do município considera a decisão "descabida".



Governo vai considerar Enem entre critérios para bolsas no exterior


O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta terça-feira (16) que as cem mil bolsas do programa Ciência Sem Fronteira, que levará estudantes brasileiros para o exterior, serão concedidas somente de acordo com mérito acadêmico. "O critério é mérito. Não tem filho do senador, do ministro, que vai conseguir. Vale o mérito do aluno e da universidade," disse.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será um dos critérios para a concessão de bolsas de graduação, que correspondem a 27 mil das 100 mil bolsas totais do programa. Duas mil bolsas já foram liberadas. Quem não fez o Enem também pode concorrer, mas sai em desvantagem em relação aos estudantes que fizeram o exame e obtiveram nota final acima de 600. Também estarão aptos a concorrer aqueles que tiverem entre 40% e 80% do curso concluído, alunos que se destacarem em programas de iniciação científica de acordo com os critérios de suas universidades; e os que vencerem as olimpíadas de matemática. "Vamos buscar os 50 melhores estudantes de cada uma das áreas que entendemos como prioritárias", disse Mercadante.

 Aqueles que frequentarem cursos bem avaliados pelo Ministério da Educação e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) também terão mais chances, pois as universidades mais bem conceituadas receberão mais bolsas. As regras para mestrado e doutorado podem ser consultadas no site do CNPq.

 No total das 100 mil bolsas, serão concedidas 27.100 mil bolsas para graduação. O restante será distribuído entre mestrandos, doutorandos e para estágio em empresas estrangeiras. Há ainda uma modalidade de bolsa para pesquisadores brasileiros que queiram voltar ao país. Serão 860 bolsas para pesquisas que durem até três anos. O objetivo é reverter a chamada "fuga de cérebros", que é a saída de pesquisadores e profissionais altamente capacitados do país em busca de oportunidades no mundo.

 Essa concessão será custeada com parceria público-privada, sendo 75 mil bolsas desembolsadas pelo governo federal no valor de R$ 3 bilhões e 25 mil com a colaboração de empresas da iniciativa privada.

 O valor das bolsas será de US$ 870 para as universidades nos Estados Unidos e de 870 euros para as instituições na Europa. Além disso, eles contarão com benefícios como auxílio instalação, auxílio moradia e passagem aérea. As próximas bolsas para graduação serão disponibilizadas em março de 2012, de acordo com Mercadante. A idéia é que, a cada seis meses, a oferta seja renovada e repassada às universidades.

 Os interessados devem estudar uma das seguintes áreas: ciências exatas e da terra; biologia; ciências biomédicas e da saúde; computação e tecnologia da informação; tecnologia aeroespacial; fármacos; produção agrícola sustentável; petróleo, gás e carvão mineral; energias renováveis; tecnologia mineral; tecnologia nuclear; biotecnologia; nanotecnologia e novos materiais; tecnologia de prevenção e mitigação de desastres naturais; tecnologia de transição para a economia verde; biodiversidade e bioprospecção; ciências do mar; indústria criativa; novas tecnologias e engenharia construtiva, e formação de tecnólogos.



Dilma anuncia novas universidades federais


O Brasil vai ganhar novas universidades federais e campi de institutos federais do programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O anúncio será feito pela presidenta Dilma Rousseff, nesta terça-feira, 16 de agosto.

O Ministério da Educação não divulgou quantas universidades serão criadas, no entanto, o ministro da Educação, Fernando Haddad, adiantou durante participação no lançamento do programa Mulheres Mil, que tem o objetivo de aumentar a escolarização de mulheres em situação de vulnerabilidade, que a Bahia vai receber duas novas universidades federais, o Ceará uma e o Pará outra.

Haddad não deu mais detalhes sobre a terceira fase do programa de expansão da Rede Federal de Educação Superior. Ele também preferiu deixar para a presidente o anúncio dos estados que receberão as escolas técnicas que serão novos campi de institutos federais existentes.

Dentro do Pronatec, Dilma Rousseff promete ainda inaugurar 81 escolas que começaram a ser construídas no governo Luiz Inácio Lula da Silva. Somadas às 214 inauguradas por Lula e as 140 que funcionavam antes de 2002, a previsão é que a rede seja ampliada para 600 unidades escolares administradas pelos 38 institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

 De acordo com a assessoria de Comunicação da Representação do Governo da Bahia em Brasília, o Estado deverá ganhar duas novas universidades federais e nove Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs). O governador Jaques Wagner participa da cerimônia de anúncio.

Além disso, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) terá um campus de extensão em Camaçari e a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), um campus de extensão em Feira de Santana.

Serão criadas as Universidades Federais do Sul da Bahia, com campi em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, do Oeste da Bahia, com campi em Barra, Bom Jesus da Lapa, Barreiras e Luis Eduardo Magalhães, e IFETs em Xique-xique, Serrinha, Itaberaba, Alagoinhas, Santo Antonio de Jesus, Brumado, Lauro de Freitas, Juazeiro e Euclides da Cunha.

Na última quinta-feira, o governador inaugurou um campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) na cidade de Senhor do Bomfim. Também foi confirmada, pelo governo federal, a criação da Universidade Federal de Integração Luso-afrobrasileira (Unilab) na Bahia.

(Com informações da Agência Brasil)


Cidade de Santo Amaro no Recôncavo baiano será contemplada com campus da UFRB



No dia 22.07.2011 foi realizada, na câmara municipal, a audiência pública de apresentação do projeto UFRB em Santo Amaro. O evento contou com a presença de autoridades, vereadores, secretários, o prefeito Ricardo Machado, o reitor Paulo Gabriel e a população em geral.
O projeto prevê a construção de mais um campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, dessa vez na cidade de Santo Amaro. O prédio (em ruínas) da antiga Fundição Tarzan foi doado para a recuperação e instalação do CECUT (nome provisório): Centro de Cultura e Tecnologia. A verba já está liberada e o início das obras está previsto ainda para esse ano.
Enquanto a recuperação do prédio para a instalação do Centro não é concluída, foi apresentado o projeto para instalação imediata da UFRB em uma estrutura física já consolidada: o Colégio Polivalente. Sob esse aspecto, agora a próxima etapa é a regularização a ser feita pelo MEC. Ocorrendo tudo como previsto, em 2012 já será possível a presença de um ou dois cursos de graduação. Vale ressaltar que este modelo foi seguido pela UFRB (em Cachoeira) antes da conclusão das obras de recuperação do Quarteirão Leite Alves onde hoje funciona o Centro de Artes, Humanidades e Letras.
Entre os possíveis cursos estão os voltados para Arte, Mídia, Música e a criação de cursos de tecnologia e engenharia em cultura. Trata-se de um novo modelo de área de atuação, aplicado em um dos maiores berços de cultura do Brasil: o Recôncavo da Bahia.
   

Fórum discute sustentabilidade na Baía de Todos os Santos


A organização socioambientalista Pró-Mar realizará o I Fórum de Sustentabilidade da Baía de Todos os Santos, no dia 20 de agosto, no Club Med da Ilha de Itaparica (BA).

O evento reunirá representantes de 30 prefeituras do recôncavo e Região Metropolitana de Salvador para discutir estratégias inovadoras em busca de sustentabilidade para o local. Também são esperadas entidades do setor empresarial, movimentos sociais, universidades e governo do Estado.

“O objetivo é reunir um grupo de pessoas notáveis, que tem relação de afetividade com a baía e quer que políticas públicas aconteçam”, explica Zé Pescador, nativo da ilha e fundador da ONG Pró-Mar.

Segundo o diretor financeiro da organização, Guilherme Marback, o principal problema da Baía de Todos os Santos é a falta de diretrizes que orientem no tempo, em longo prazo, o desenvolvimento sustentável. "Temos que cuidar para que o meio ambiente seja sustentável em paralelo ao desenvolvimento", afirmou.

Episódios recentes, como a discussão sobre a construção da ponte que ligaria Salvador a Itaparica e o Estaleiro Enseada do Paraguaçu, acrescentam ainda maior urgência à necessidade de discussão sobre sustentabilidade a respeito da Ilha de Itaparica, um dos principais destinos turístico do Brasil.

Inscrições

Os interessados em participar do fórum devem se inscrever, no site do Pró-Mar, para uma das cem vagas gratuitas selecionadas. Cada ficha será avaliada por uma comissão formada por organizadores do evento, tendo em vista o critério de seleção por maior afinidade com o tema "Desenvolvimento Sustentável".

O I Fórum de Sustentabilidade da Baía de Todos os Santos tem o apoio da patrocinadora institucional da Pró-Mar, a GDK, além do Instituto Otaviano Almeida, do Sebrae e do Club Med. O evento também conta com a Fundação Avina para o planejamento estratégico.



A importância do recôncavo baiano como interação na construção da identidade da língua portuguesa


A primeira área a ser explorada no Brasil foi a região do recôncavo baiano. Como conseqüência, foi também o primeiro lugar a ser povoado. A partir de 1501, através da baía de todos os santos, os portugueses chegaram para tomar conhecimento da região e posteriormente, na zona costeira, instalaram as primeiras vilas por volta de 1532. Nessa região, até o século XVI, havia uma predominância de comunidades de origens indígenas, a exemplo das vilas de Caiuru, Camamu e Boipeba. Entretanto, um fator foi determinante para o “sucesso” dessa área: o plantio da cana-de-açúcar. As plantações abrangiam as localidades de São Francisco do Conde, Santo Amaro, Cachoeira e Salvador. Atividades como a criação de gado e a plantação de fumo serviam de moeda de troca na compra de escravos. Sob esse aspecto, configura-se o grande número de negros africanos nessa região (maior contingente no Brasil). Tal miscigenação, fruto do “encontro” entre negros, índios e europeus originaram esse arquipélago de dialetos da língua portuguesa falada no Brasil.
De origem latina e oficial em 7 países no mundo, a língua portuguesa passou por muitas adaptações até chegar ao que é conhecido e praticado hoje no Brasil. Entretanto, o primeiro contato e a “grande mistura” ocorreu no recôncavo baiano. Foi nas bordas da bela baía de todos os santos que europeus e índios trocaram, continuamente, as primeiras formas de comunicação em línguas diferentes. Depois estabeleceram a língua geral derivada do tupinambá para uma comunicação comum para respectivos entendimentos.
Tais fatos só reforçam a crença de que esses contatos tenham sido importantes para a formação da realidade linguística brasileira. Dessa forma, esse aspecto se configura como fundamental para entendimento do processo que originou a língua atualmente falada. Isso torna o recôncavo uma área ainda mais admirável. Berço cultural, político e civil do Brasil, essa região que sofreu profunda resistência aos avanços tecnológicos (que começou a ocorrer apenas a partir da segunda metade do século XX) resíduos de sua exploração por mais de três séculos, torna-se ainda mais um motivo de orgulho para os habitantes dessa região.