sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Chuva provoca estado de alerta e suspende aulas em Santo Amaro

                  


Santo Amaro da Purificação, tradicional cidade do Recôncavo Baiano, está em estado de alerta por conta das chuvas que caem desde quarta-feira (2). De acordo com o prefeito Ricardo Machado, pelo menos seis casas desabaram no bairro Alto de São Francisco e outras foram atingidas por deslizamento de terra. Ninguém ficou ferido. As aulas na rede pública estão suspensas há dois dias.

Nesta sexta-feira (4), o tempo melhorou na cidade. Segundo a Agência Climatempo, a tempertatura pode chegar a 21º.

“Estamos em estado de alerta, ainda não decretamos emergência. A Defesa Civil da Bahia já esteve aqui e constatou os outros possíveis prejuízos e áreas de risco nos bairros. Os professores preferiram suspender as atividades por segurança”, relata o prefeito. O G1 entrou em contato com a secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Sandra de Gomes, que se dirigia até uma localidade onde, segundo ela, outras duas casas caíram nesta madrugada. “Estou dando uma volta na cidade para contabilizar os prejuízos”, completa.

O morador Ninho Nascimento, coordenador do Memorial Edith do Prato, um dos pontos turísticos da cidade, diz que manteve o local fechado por um turno na quinta-feira, devido ao alagamento na Praça da Purificação. Nascimento comenta que a cidade está vazia e que os comerciantes sofrem com os prejuízos. “Toda a comunidade está em alerta. No Largo do Mercado, os comerciantes têm que deixar a mercadoria suspensa porque fica bem ao lado do Rio Subaé, que quase transborda. A água não baixou. As ruas estão vazias, sem estudante nenhum na rua, parece feriado”, descreve.

O Rio Subaé, cuja nascente fica em Feira de Santana, corta Santo Amaro da Purificação e enche nos períodos chuvosos. O prefeito explica que o rio chega até o bairro Subestação, último do centro da cidade e, por isso, a cheia afeta diretamente a população. “Como o rio recebe água do mar, além das chuvas, quando a maré enche, o rio enche também, aí transborda. O volume de água está grande”, diz.

TRF-5 decide suspender liminar sobre anulação de questões do Enem



O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), no Recife, desembargador Paulo Roberto de Oliveira Lima, suspendeu a liminar concedida pela Justiça Federal do Ceará e que anulava as 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para todo o Brasil, na manhã desta sexta-feira (04). Segundo a decisão, a anulação só fica mantida para os 639 alunos do Colégio Christus, de Fortaleza (CE), que tiveram acesso às questões antes e agora terão suas notas recalculadas. O Ministério Público Federal do Ceará já informou que vai recorrer da decisão do TRF-5.

A determinação atende justamente à intenção do Ministério da Educação (MEC), que era restringir a decisão da Justiça aos alunos do Colégio Christus. “A liminar considerada atinge a esfera de interesses de cerca 5 milhões de estudantes, espraiando seus efeitos para o ingresso deles nas várias universidades públicas do país, com repercussão na concessão de bolsas, na obtenção de financiamentos e na orientação de políticas públicas. O assunto é grave e influi, sim, na organização da administração”, diz o presidente do TRF-5 em sua decisão.

O desembargador Paulo Roberto de Oliveira Lima comentou ainda que nenhuma solução seria completamente boa. "Isso é próprio dos erros: quase nunca comportam solução ótima. Anular ‘somente’ as questões dos alunos beneficiados não restabelece a isonomia. É que eles continuariam a gozar, para o bem ou para o mal, de situação singular - afinal a prova, para os tais, findaria com menos questões. (...) De outro lado, anular as questões para ‘todos’ os participantes também não restauraria a igualdade violada. Nenhuma das soluções tem condições de assegurar, em termos absolutos, a neutralidade e a isonomia desejáveis”, concluiu.

No início da tarde desta sexta-feira, a assessoria do MEC afirmou que o ministério "considerou que a decisão é justa, e fez justiça a quatro milhões de estudantes que não têm nada a ver com o Ceará". O recurso do ministério foi protocolado na quinta-feira (03) pelo procurador regional federal Renato Rodrigues Vieira e pelos subprocuradores Rodrigo Cunha Veloso e Miguel Longman, todos da Advocacia Geral da União (AGU).

No final da tarde da quinta-feira, o Ministério Público Federal no Ceará, por meio do procurador da República Oscar Costa Filho, oficializou na Justiça o pedido de anulação de mais uma questão do Enem, a questão 25 do caderno amarelo do exame. Se a Justiça acatar a decisão, o Enem terá um total de 14 questões anuladas.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Rio Subaé, em Santo Amaro, segue com volume de água elevado



Devido ao grande volume de água ocasionado pela chuva, o Rio Subaé, que corta a cidade de Santo Amaro, continua com nível cheio. Alguns afluentes, espalhados ao longo da cidade, não comportam mais o volume e já estão transbordando. O Rio Subaé possui sua nascente próxima à cidade de Feira de Santana e recebe influência de todo volume de chuva que cai na região.



segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Semana Kirimurê mobiliza universidades baianas em torno da BTS



A Semana Kirimurê é um conjunto de ações de pesquisa, extensão e ensino concentradas no espaço de tempo de seis dias e realizadas nas diversas localidades da Baía de Todos os Santos (BTS), chamada Kirimurê pelos Tupinambás. Em 2011, a Semana Kirimurê ocorrerá entre os dias 31 de outubro e 5 de novembro e terá os seguintes objetivos: 1 - trazer à cena a Baia de Todos os Santos, chamando a atenção da sociedade e dos governantes para seus principais problemas e para possíveis soluções; 2 - aproximar as comunidades locais, gestores públicos, pesquisadores e estudantes (em diversos níveis de ensino), beneficiando a troca entre eles e promovendo, especialmente nos mais jovens, o despertar para a ciência; 3 - apresentar à sociedade os resultados de pesquisas sobre e na Baía de Todos os Santos, desenvolvidas no âmbito do Programa de Pesquisa Multidisciplinar Baía de Todos os Santos (Projeto BTS).

A Semana Kirimurê visa a envolver alunos de Educação Básica e Superior, as comunidades locais da Baía de Todos os Santos, os docentes / pesquisadores das diversas IES vinculadas ao BTS e as equipes técnicas e políticas dos municípios localizados na BTS. O evento é uma das ações do Projeto BTS. Trata-se de um conjunto de ações de pesquisa, ensino e extensão, articuladas sobre e na Baía de Todos os Santos, desenvolvidas por pesquisadores vinculados a todas as universidades públicas da Bahia e fomentados, inicialmente, por algumas entidades governamentais (Fapesb, SECTI, IMA, SEMA e Fundação Pedro Calmon).

Coordenado pelo Prof. Jailson B. de Andrade (UFBA), o Projeto BTS está pensado para um horizonte de 30 anos e tem como principais objetivosproduzir e disseminar conhecimento que venha impactar positivamente a qualidade de vida da população da Baía de Todos os Santos, em respeito às suas história e cultura e à sustentabilidade de seu meio ambiente. Em 2011, a Semana Kirimurê tem a participação direta da UFBA, do IFBA, da UEFS e da UFRB, com apoio da Fapesb.


UFRB participa da semana Kirimurê