segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

UFRB: Santo Amaro espera por ti...



Dez anos após o primeiro projeto de implantação de uma Universidade Federal no interior da Bahia, hoje consolidada como Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), finalmente Santo Amaro aparece no contexto com a possibilidade concreta da instalação de um campus. Vitória do povo Santoamarense; vitória do povo baiano. Trata-se de uma conquista, da realização de um sonho, da efetivação do direito reivindicado em Lei na ata de 14 de Junho de 1822. É o futuro de mãos dadas com o progresso.

Uma cidade ao abrigar um campus universitário atrai indicadores naturais de desenvolvimento, mas o principal fator a ser considerado é a produção intelectual. Produção essa que será aliada ao legado local, ao talento natural do Santoamarense. A UFRB se projeta em Santo Amaro com um pólo voltado para área cultural. Cenário perfeito a ser desenvolvido em solo  massapê.

Há quem discorde do projeto, dos cursos e até mesmo da implantação do campus. Mas, antes de se pensar em suposições, ou atribuir valores pessoais a causas de impactos coletivos, devemos agarrar a oportunidade da presença do campus. Uma universidade, principalmente em modelo multi campi não se efetiva com apenas um centro, com apenas uma área acadêmica. E a UFRB é excelência no Brasil não só pela qualidade dos cursos , mas principalmente por ser líder em políticas afirmativas. É a inclusão do povo do Recôncavo, do povo brasileiro ao ensino superior público e de qualidade. Santo Amaro está a um pequeno passo de ser a cidade pioneira no nordeste em abrigar cursos de graduação voltados para produção cultural.

Vejamos agora o potencial local, os talentos da nossa terra para as artes, para a música e outros afins. Abrigaremos uma escola onde os principais atores já estão na própria plateia.  

Ao se falar em uma universidade aqui, automaticamente temos o desejo de abrigar cursos como Medicina, Direito e Engenharia. Mas será mesmo que só determinados cursos são os responsáveis por toda a produção intelectual de uma sociedade? Ao se falar de UFRB, nos referimos ao conjunto da obra. Qualquer cidade no Brasil hoje teria interesse em abrigar um Centro de uma Universidade Federal da área que Santo Amaro será contemplada, principalmente pelos cursos que serão oferecidos.

Precisamos conhecer mais os fatos antes de julgar, para que não cometamos o risco de fugir de uma análise digna. Não é causa política, é causa moral, visa o bem da nossa terra, do nosso povo. Os verdadeiros santoamarenses abraçam a UFRB em nossa cidade.

A UFRB agora honra seu nome e glorifica ainda mais a sua história, pois ela é do Recôncavo, ela está em nossa cidade.

POVO DE SANTO AMARO: Visitem o projeto do campus. Questionem, sugiram, ajudem a construir o nosso campus, o nosso futuro!