quinta-feira, 24 de maio de 2012

Saúde em Movimento faz atendimentos em Santo Amaro



Fonte: Ascom Sesab

Em mais uma etapa, iniciada na última quarta-feira (16), o programa Saúde em Movimento, do Governo da Bahia, realizou 110 cirurgias de catarata e 1.628 consultas oftalmológicas no município de Santo Amaro, no Recôncavo baiano. A expectativa é de chegar a sete mil consultas e 1.500 cirurgias, até 24 deste mês, último dia de atendimento no Hospital Maternidade de Santo Amaro.


Os secretários estaduais da Saúde, Jorge Solla, e da Casa Civil, Rui Costa, acompanharam, na última sexta (18), as atividades do programa. Segundo Solla, a estratégia tem sido muito importante para ampliar o atendimento oftalmológico. “Vemos que a recuperação reflete positivamente no aprendizado dos alunos do Topa [Programa Todos pela Alfabetização] e na vida cotidiana da população atendida”.


O Saúde em Movimento tem como objetivo levar ações de saúde às diversas regiões do interior do Estado, necessitadas desse tipo de atendimento. A ação tem como diferencial o deslocamento de equipamentos e profissionais para atender nas diversas regiões do estado onde existem vazios assistenciais ou onde a oferta do serviço é menor que a demanda. As próximas etapas do Saúde em Movimento acontecerão em Andaraí, como início no dia 22 de maio, e em Valença, onde a ação começara no dia 2 de junho.

A Catarata

A médica Oftalmologista Daniele Ozores explica que a catarata é a opacificação do cristalino, o que faz com que a visão fique prejudicada. Segundo a médica, o procedimento para correção é feito rapidamente. "Na cirurgia é retirado o cristalino opaco e colocado um novo, a recuperação é rápida e em 30 dias o paciente tem a visão totalmente recuperada", disse Daniele Ozores.

Próximas etapas

Desde o início do Saúde em Movimento, em 2009, foram realizadas mais de 68 mil cirurgias, levando aos baianos que sofriam com a catarata a possibilidade de voltar a enxergar melhor. Ao serem atendidos, os pacientes passam por consulta ambulatorial e exames e, se for diagnosticada a doença, são submetidos à cirurgia. O público-alvo são pessoas com idade superior a 60 anos e alunos do Programa Topa. A ação tem como diferencial o deslocamento de equipamentos e profissionais para atender nas diversas regiões do estado, onde existem vazios assistenciais ou onde a oferta do serviço é menor que a demanda.
As próximas etapas do Saúde em Movimento acontecerão em Andaraí, (iniciado na última segunda,21), e em Valença, no dia 2 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.