segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Estudantes da UFRB contrários à greve da categoria criam movimento no Facebook

Por Charles Carmo, em "O Recôncavo" 








A polêmica greve de estudantes da UFRB, como dissemos aqui, parece não contar com a simpatia de grande parte dos estudantes.
Agora, para acalorar ainda mais esta polêmica, discentes da UFRB, contrários à greve, lançaram um evento pelo Facebook, expressando suas opiniões sobre a paralisação.
O evento é chamado de  “NÃOCURTIR” PARALISAÇÃO UFRB”.  
Até este domingo (4/09), os líderes da greve ainda não entregaram nenhuma pauta de reivindicação à Reitoria, que, por sua vez, anunciou a abertura de uma Mesa Permanente de Negociação.






domingo, 4 de setembro de 2011

Resultados da 6ª rodada do Campeonato Intermunicipal


Santaluz 6X0 Paulo Afonso
Ibicaraí 3X0 Itororó
Belo Campo 2X0 Itapetinga
Itambé 2X4 Condeúba
Macaúbas 1X3 Irecê
Riacho de Santana 1X1Livram. de N. Senhora
Barra 2X1Luís Eduardo Magalhães
São Desidério 2X2 Barreiras
Coarací 0X0 Itapitanga
Ubaitaba 3X1Gongogí
Camacan 1X1 São José da Vitória
Ilhéus 5X0 Mascote
Canavieiras 1X0 Porto Seguro
Belmonte 5X3 Eunápolis
Itamaraju 0X1Prado
Itabuna 0X0 Firmino Alves
Ipiaú 1X0 Ibirataia
Araci 2X2 Biritinga
Crisópolis 1X0 Serrinha
Valente 2X0 Inhambupe
Alagoinhas 4X2 Mata de São João
Simões Filho 2X0 Araçás
São Franc. do Conde 3X0 Feira de Santana
Cachoeira 3X0 São G. dos Campos
Castro Alves 5X0 Gov. Mangabeira
Salinas da Margarida 2X1 Maragogipe
Valença 2X0 Amargosa
Snt. Antônio de Jesus 2X0 Laje
Jitaúna 3X1 Itiruçu
Jequié 2X0 Jaguaquara
Ituberá 0X4 Itagibá
Itabela 2X4 Medeiros Neto

UFRB diz que aulas não estão paralisadas e que não recebeu reivindicações dos alunos em greve


Os estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) paralisaram a partir desta sexta-feira (2) todas as atividades para protestar e pedir melhorias na infraestrutura da universidade. A decisão foi tomada em assembleia na quinta-feira.
Problemas como falta de um restaurante universitário e de residência são alguns pontos alegados pelos estudantes para a paralisação. Eles também reclamam de falta de professores em alguns cursos.
Em nota, a UFRB disse que as aulas não estão suspensas. "Reconhecemos o direito de livre manifestação dos estudantes e, ao mesmo tempo, nos solidarizamos com aqueles que desejam continuar a frequentar as aulas", diz o texto.
A universidade diz também que não recebeu nenhuma pauta de reivindicação dos estudantes, que se reuniram no Conselho de Entidade de Base, na sede da reitoria em Cruz das Almas, na quinta. A reitoria da UFRB se diz disposta a negociar com os estudantes e alega aguardar contato de um representante para iniciar as discussões.
Ocupação

Os estudantes ocupam a sede da reitoria como parte do protesto. Segundo a UFRB, essa ação está comprometendo as atividades da universidade e impedindo que processos administrativos continuem, prejudicando servidores da instituição, professores e os próprios alunos.




PT aprova limitação de mandato para deputado e senador


O PT aprovou uma mudança em seu estatuto, limitando o número de mandatos de vereadores, deputados federais, estaduais e distritais e senadores do partido. Pelo texto, vereadores e deputados poderão exercer somente três mandatos, enquanto os senadores apenas dois. A alteração foi aprovada na noite de ontem no 4º Congresso do PT, em Brasília. O evento encerra-se hoje, quando os delegados votarão as emendas à resolução política do partido e devem aprovar um texto defendendo a regulamentação da mídia.

Os limites começam a valer a partir de 2014, mas todos os mandatos atuais são "zerados" para esta conta. Ou seja, somente em 2026 os deputados que tiverem exercido três mandatos serão impedidos de buscar uma nova reeleição, enquanto para os senadores a limitação começa em 2030. A proposta enfrentou resistência da cúpula do partido e só foi dada como aprovada após três votações.


"O PT quer dar o exemplo. Nós defendemos a lista fechada e muitos argumentam contra, dizendo não haver renovação. Então nós vamos fazer isso desde já", disse o deputado federal Reginaldo Lopes (MG), um dos defensores da proposta.


Licença-maternidade em caso de bebês prematuros pode ser ampliada


A licença-maternidade em caso de bebês que nascem prematuros ou precisam ficar internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pode ser ampliada. É o que prevê projeto aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara.
Em caso de bebê prematuro, o projeto aumenta a licença-maternidade pelo período que faltaria para a mãe completar 37 semanas de gravidez, prazo em que o bebê pode nascer normalmente.
Entretanto, só terão direito ao benefício mulheres que trabalham em empresas que participam do Programa Empresa Cidadã, que aumentou a licença para 180 dias. Para ter direito, é preciso pedir a prorrogação da licença até o fim do primeiro mês após o parto.

No caso de recém-nascidos internados em UTI, a licença-maternidade fica ampliada pelo tempo em que o bebê ficar no hospital. A proposta também autoriza a mãe a visitar o bebê três vezes a cada 24 horas. Se a mãe não puder fazê-lo, o direito é assegurado ao pai. O projeto também estabelece as mesmas regras de ampliação da licença para os pais desses bebês.

“O que estamos fazendo é permitir que esse período importantíssimo de desenvolvimento afetivo e psíquico do bebê se confirme pela presença da mãe. Ajuda o recém-nascido nessa recuperação e ajuda a mãe a ficar psicologicamente estabilizada para observar que sua criança está recuperando bem e possa voltar ao trabalho”, disse o relator do projeto, deputado Dr. Ubiali (PSB-SP).

A matéria segue agora para as comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado, segue para o Senado.




Thiago Camilo vence prova da Stock Car em Salvador


O atual líder da temporada, o piloto Thiago Camilo venceu a prova disputada na manhã deste domingo (4) no circuito do CAB, em Salvador.
Thiago completou a prova com o tempo de 50:40.093, deixando para trás Max Wilson, que havia saído na frente após a largada.
Com o resultado, o piloto da Ipiranga RCM chega a terceira vitória no ano e chega com muita moral para a Super Final, a ser disputada em quatro circuitos (Santa Cruz, Londrina, Brasília e Velopark).
A prova acabou sendo definida nas trocas nos boxes e no uso do botão de ultrapassagem, que acabou levando Camilo de uma largada na sétima posição para a liderança da prova.
Max Wilson e Átila Abreu chegaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Cacá Bueno, que venceu as outras duas provas disputadas em Salvador, acabou na 11ª posição. Já o baiano Diego Freitas, que fez sua estreia na categoria, completou a corrida no 19º lugar.
A prova de Salvador também definiu as dez vagas da Super Final, onde os pilotos disputaram o título da categoria.
Com o resultado deste domingo, a classificação foi a seguinte: Thiago Camilo (225 pontos), Max Wilson (220 pontos), Átila Abreu (216 pontos), Cacá Bueno (214 pontos), Ricardo Maurício (212 pontos), Popó Bueno (210 pontos), Marcos Gomes (209 pontos), Luciano Burti (208 pontos), Daniel Serra (207 pontos) e Allam Khodair (206 pontos).


Veja a classificação final da prova disputada em Salvador:

1º Thiago Camilo - Ipiranga-RCM 
2º Max Wilson - Eurofarma RC
3º Átila Abreu - A.M.G. Motorsports 
4º Luciano Burti - Itaipava Racing Team 
5º Tuka Rocha - BMC Vogel
6º David Muffato - Itaipava Racing Team 
7º Ricardo Zonta - Crystal Racing Team     
8º Duda Pamplona - Officer ProGP     
9º Nonô Figueiredo - Esso Mobil Super Racing FTS 
10º Giuliano Losacco - Hot Car Competições 
11º Cacá Bueno - Red Bull Racing 
12º Valdeno Brito - Esso Mobil Super Racing FTS 
13º Alceu Feldmann - A.Matheis Motorsport 
14º Allam Khodair - Blau Vogel 
15º Daniel Serra - Red Bull Racing 
16º Ricardo Mauricio - Eurofarma RC
17º Felipe Maluhy - Officer ProGP 
18º Rodrigo Sperafico - JF Racing 
19º Diego Freitas - Scuderia 111 
20º Ricardo Sperafico - Scuderia 111 
21º Xandinho Negrão - Medley FullTime  (não completou)
22º Popó Bueno - A.Matheis Motorsport  (não completou)
23º Rodrigo Navarro - JF Racing  (não completou)
24º Diego Nunes - Bassani Racing      (não completou)
25º Denis Navarro - Bassani Racing  (não completou)
26º Marcos Gomes - Medley FullTime  (não completou)
27º Eduardo Leite -Hot Car Competições  (não completou)
28º Serafin Jr - A.M.G. Motorsports  (não completou)
29º Julio Campos - Crystal Racing Team  (não completou)