sexta-feira, 15 de junho de 2012

Reitor da UFRB recebe título de cidadão Santoamarense




O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Paulo Gabriel Nacif , será homenageado com o título de cidadão de Santo Amaro, durante sessão solene a ser realizada no Salão do Poder Legislativo Municipal, nesta quinta-feira, 14 de junho, às 20h. A data marca a participação histórica do município do recôncavo baiano no movimento de emancipação política do país. Cumprindo uma tradição secular, os santoamarenses comemoram a Ata da Vereação de 14 de junho de 1822, que exigiu das Cortes de Lisboa a Independência do Brasil.

Por ocasião dos festejos deste ano, além da solenidade cívica e da entrega do título de cidadão santoamarense, o reitor da UFRB foi convidado a proferir palestra alusiva ao 14 de junho de 1822. “São momentos em que a Bahia se antecipou ao Brasil. Muita gente considera que a data é o início da independência”, destaca. Sobre o título, ele considera não se tratar de uma homenagem apenas pessoal, mas sim um reconhecimento para a universidade. “Talvez o sentimento da cidade seja dar o título a toda UFRB”, avalia Nacif, que nasceu em Coaraci, no sul da Bahia, mas com poucos meses mudou-se para Teodoro Sampaio, no recôncavo baiano.

UFRB em Santo Amaro - A cidade de Santo Amaro vai abrigar o Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) da UFRB, com foco multidisciplinar nas áreas de engenharia do espetáculo, cenotecnia, música popular, gestão de cultura, turismo e arte-educação. O projeto vem sendo construído de forma conjunta entre a universidade e representantes locais. “É importante ressaltar que Santo Amaro sempre fez parte do projeto da UFRB, desde a sua origem”, afirmou o reitor, durante visita recente. Lembrando Gilberto Gil, ele destacou que a cidade resume o Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.