sábado, 29 de setembro de 2012

UFRB em Santo Amaro: agora sim, realidade mais próxima



Dez anos após a indicação da cidade de Santo Amaro como uma das cidades a serem contempladas por um campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (criada pela Lei nº 11.151 de 29 de julho de 2005), finalmente chega a implantação de um curso de graduação: o curso de Publicidade e Propaganda.

Fruto de um processo cuja participação da juventude foi fundamental, o curso nasce vinculado ao Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) – campus de Cachoeira e terá como sede as dependências da Casa do Samba, onde serão realizadas as aulas. O curso faz parte do cronograma UFRB 2012.2, tendo o início do semestre letivo em 21 de Janeiro de 2013. Posteriormente será integrado ao Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), o campus destinado a ser implantado em Santo Amaro, localizado nas mediações da antiga Fundição Tarzan cujas ruínas serão restauradas para que seja aproveitado o design arquitetônico e o local funcione como pavilhão de aulas.

Além do curso de graduação, o colegiado de Comunicação Social do campus de Cachoeira se mobilizou junto a reitoria para a instalação de um curso de pós-graduação ainda esse ano, previsto para o mês de novembro. Trata-se do curso de Gestão de Processos de Comunicação e Gestão.

O próximo passo é a inscrição do curso de Publicidade e Propaganda no Sistema de Seleção Unificada (SISU), para que as 30 vagas fiquem disponíveis para matrícula, uma vez que a UFRB adota o ENEM como processo seletivo. Em paralelo a isso, em breve será inaugurado o Núcleo da UFRB em Santo Amaro, espaço reservado para reuniões e definições acadêmicas da instituição. Mais um passo. Mais uma conquista.

I Seminário Universidade – Sociedade



 O Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) sedia, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, o I Seminário Universidade – Sociedade, evento que integra a Semana Kirimurê 2012.

Na palestra de abertura, às 19h30 do dia 31, o professor Guilherme Marson, da USP, fala sobre O papel das novas tecnologias na relação Universidade – Sociedade. No dia seguinte, às 10h30, a mesa redonda Meios e produtos na aproximação Universidade – Sociedade conta com a participação dos professores Nubia Ribeiro (IFBA), Maria Helena Besnosik (UEFS) e Guilherme Maia (UFRB) e será moderada pelo professor Carlos Alfredo Carvalho (UFRB).Ainda no dia 31, será lançado o episódio piloto da série Turminha Kirimurê, desenvolvido pela equipe do Laboratório de Animação da UFRB. Estão também previstas sessões de comunicação oral e exposição de pôsteres e produtos.

O Seminário Universidade – Sociedade, uma parceria da UFRB, UEFS e UFBA e apoio da FAPESB, tem o objetivo de favorecer 1) a discussão e a troca entre docentes pesquisadores e discentes, representantes dos governos locais e sociedade em geral sobre a relação entre a universidade e a sociedade, de modo que o conhecimento gerado pela universidade possa ser útil, especialmente para as comunidades em seu entorno e 2) a discussão e o aprimoramento de meios e produtos que aproximem a universidade da sociedade, em ações de pesquisa, extensão e formação. O Seminário traz à cena as experiências realizadas, principalmente, na Baía de Todos os Santos e no seu entorno.

O prazo de inscrição para os trabalhos será encerrado no dia 28 de setembro. Os trabalhos podem ser submetidos em três categorias: 1) comunicação oral (com relato de pesquisa ou extensão em um artigo), 2) pôster ou 3) produto. Para a submissão de pôsteres ou produtos, é necessário um resumo expandido. Produtos englobam tecnologias, cartilhas, documentários, games, dentre inúmeras possibilidades. O resumo expandido, neste caso, deve conter o relato de seu desenvolvimento, de utilização ou ambos. Os trabalhos, após recomendação do Comitê de Avaliação, serão publicados em anais em meio digital.

A inscrição é gratuita e deve ser enviada, em ficha anexa, por e-mail para o endereço kirimure2012@gmail.com.