terça-feira, 6 de março de 2012

CONFERÊNCIAS TERRITORIAIS DEBATEM DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Extraído de: “O Recôncavo, por Charles Carmo”

Fonte: SECOM/Bahia


Dando continuidade à serie de conferências territoriais sobre direitos de crianças e adolescentes, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CECA) e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) reúnem nesta terça-feira (6) representantes da Bacia do Jacuípe, em Nova Fátima.
Na quarta e quinta-feira será a vez de Feira de Santana, Paulo Afonso e Paramirim, abrangendo os territórios de Itaparica, Portal do Sertão e Bacia do Paramirim. Na quinta e sexta-feira (8 e 9), representantes do oeste baiano estarão reunidos no município de Barreiras.
Com o tema ‘Mobilizando, implementando e monitorando a Política e o Plano Decenal’, as conferências têm como finalidade mobilizar governo e sociedade civil organizada para a implementação e monitoramento da política nacional e do plano decenal dos direitos humanos de crianças e dos adolescentes no estado.

Prioridade absoluta 
Os eventos são preparatórios para a VIII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que vai acontecer em Salvador, no período de 1º a 4 de maio deste ano, no Centro de Convenções da Bahia.
Segundo Carlos Brasileiro, titular da Sedes e presidente do CECA, as crianças e adolescentes brasileiros são prioridade absoluta para o Estado, tanto nas ações quanto na destinação de recursos. “Por isso é muito importante a participação dos gestores, da sociedade civil e dos profissionais da área nesses debates que promovem a construção de políticas públicas para esse segmento”.
Na semana que vem os encontros acontecerão na Chapada Diamantina (Seabra), no Litoral Sul (Itabuna), no Extremo Sul (Teixeira de Freitas) Agreste de Alagoinhas (Pojuca), Piemonte do Itapicuru (Senhor do Bonfim) e Piemonte do Paraguaçu ( Ruy Barbosa).
Na programação estão previstas apresentações culturais, palestra sobre o tema principal, grupos de trabalhos, discussão e aprovação das propostas, eleição dos delegados, dentre outras atividades.

Calendário das próximas conferências
Território - Município – Data

Itaparica – Paulo Afonso - 07 e 08/03
Portal do Sertão – Feira de Santana – 07 e 08/03
Bacia do Paramirim – Paramirim – 07 e 08/03
Oeste Baiano – Barreiras – 08 e 09/03
Chapada Diamantina – Seabra – 13 e 14/03
Litoral Sul – Itabuna – 13 e 14/03
Extremo Sul – Teixeira de Freitas – 14 e 15/03
Agreste de Alagoinhas – Pojuca – 14 e 15/03
Piemonte do Itapicuru – Senhor do Bonfim – 14 e 15/03
Piemonte do Paraguaçu – Ruy Barbosa – 15 e 16/03
Semiárido Nordeste II – Euclides da Cunha – 20 e 21/03
Velho Chico – Bom Jesus da Lapa – 20 e 21/03
Itapetinga – Itapetinga – 20 e 21/03
Irecê – Irecê – 22 e 23/03
Recôncavo – Santo Antônio de Jesus – 22 e 23/03
Vitória da Conquista - Vitória da Conquista – 22 e 23/03
Bacia do Rio Corrente – Santa Maria da Vitória – 23 e 24/03
Metropolitano de Salvador – Camaçari - 27 e 28/03
Sisal – Serrinha – 28 e 29/03
Sertão de São Francisco - Juazeiro – 29 e 30/03
Médio Rio de Contas – Jequié – 29 e 30/03
Piemonte da Diamantina – Jacobina – 03 e 04/04


Deputados votam concessão de gratificações para PMs na Bahia

Os deputados estaduais discutem nesta terça-feira (6) o pagamento da Gratificação de Atividade Policial 4 e 5, item que está entre as reivindicações dos Policiais Militares da Bahia apresentadas durante a greve de parte da categoria em fevereiro deste ano.

A sessão para votação foi aberta às 14h45 desta terça e deve ser concluída à noite, conforme informou a assessoria da Assembleia Legislativa. Os deputados também vão votar o reajuste salarial de 6,5% para os policiais militares da Bahia e demais servidores estaduais.

Pela manhã, deputados se reuniram informalmente com representantes da categoria policial. Segundo a assessoria da Assembleia Legislativa, no encontro foram abordadas as reivindicações dos PMs, que sinalizaram suas expectativas com a votação.

A assessoria da Assembleia informou ainda que 26 emendas foram protocoladas por deputados da oposição ao projeto apresentado pelo governo do estado. Entre as emendas, estão sugestões de ampliação dos valores propostos e mudanças nos prazos estabelecidos.


Economia brasileira cresce 2,7% em 2011, mostra IBGE

A economia brasileira registrou crescimento de 2,7% em 2011, segundo divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (6). Em valores correntes, a soma das riquezas produzidas no ano passado chegou a R$ 4,143 trilhões e o PIB per capita ficou em R$ 21.252. Em 2010, o avanço do Produto Interno Bruto (PIB) fora de 7,5%.

Por setores, o crescimento em 2011 foi o seguinte: agropecuária (3,9%), serviços (2,7%) e  indústria (1,6%).

No mesmo período, na análise da demanda, a despesa de consumo das famílias cresceu 4,1% - oitavo ano segudio de alta. A despesa de consumo da administração pública subiu1,9% e a formação bruta de capital fixo teve expansão de 4,7%.

A previsão do mercado financeiro, apresentada na véspera, por meio do boletim Focus, do Banco Central, era de que o PIB teria uma expansão de 2,82%. A expectativa do Banco Central, que divulga a "prévia do PIB", apontava para uma expansão de  2,79%. A estimativa oficial da instituição  para o crescimento da economia do ano passado, porém, estava em 3%.

Para Guido Mantega, ministro da Fazenda,  a estimativa está próxima deste valor. Em fevereiro, o ministro apontou que esperava uma expansão "em torno de 3%" para o PIB de 2011, com uma aceleração do crescimento no quarto trimestre do ano. Isso porque, de acordo com os dados do IBGE, a economia ficou estagnada de julho a setembro, com crescimento zero.

Comparações trimestrais

Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, com ajuste sazonzal, o PIB mostrou avanço de 0,3%. Por setores, registraram aumento a agropecuária (0,9%) e os serviços (0,6%). Já a indústria apresentou queda, de 0,5%. Nesta terça-feira, o IBGE revisou o PIB do terceiro trimestre de 2011, de 0% para -0,1%.

De acordo com o IBGE, no quarto trimestre de 2011, todos os componentes da demanda interna mostraram aumento: despesa de consumo das famílias cresceu 1,1%, e da administração Pública aumentou 0,4%. A formação bruta de capital fixo teve alta menor, de 0,2%. Pelo lado do setor externo, as importações cresceram 2,6% e as exportações, 1,9%.

No entanto, quando comparado ao último trimestre de 2010, o crescimento da economia foi de 1,4%. Dentre as atividades econômicas, a agropecuária  cresceu 8,4% e os serviços, 1,4%. Por outro lado, a indústria teve queda, de 0,4%. As informações são do G1.