Embora o Programa Bolsa Família (PBF) represente um avanço em relação à redução da pobreza e das desigualdades sociais no Brasil, a conscientização dos beneficiários acerca dos seus direitos segue como um desafio para a consolidação do programa no Brasil. A constatação é da professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Inês Ferreira, doutora em Sociologia pela USP, que na última quarta-feira, 07 de dezembro, participou do “1º Seminário de Políticas Públicas: Desafios da Gestão Democrática”, promovido pelo Diretório Acadêmico de Administração da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
Durante o evento, realizado no campus, Inês Ferreira apresentou os resultados de uma pesquisa realizada
O principal obstáculo enfrentado pelos beneficiários, conforme aponta a professora, é a dificuldade de estabelecer diálogo sobre as dificuldades que enfrentam. “Os beneficiários informaram terem dificuldade de entrar em contato com os funcionários que trabalham no PBF, que não conseguem compreender as explicações e nem conseguem fazer com que eles compreendam as suas dúvidas”, esclarece.
Esses resultados inspiraram a pesquisa sobre a implementação do Bolsa Família e os desafios da gestão democrática na Bahia, que a professora desenvolve junto ao curso de Gestão Pública da UFRB. O objetivo da pesquisa é compreender os pontos fortes e fracos da gestão municipal na implementação do programa e os obstáculos para a consolidação de uma gestão democrática, comprometida com a participação social e a concretização do exercício de direitos.
Fonte: Jornal Grande Bahia