sábado, 1 de outubro de 2011

Estreia do filme Bahêa Minha Vida foi um sucesso


Como é sempre esperado da torcida do Esporte Clube Bahia, mais uma vez foi feito um espetáculo. Dessa vez na estreia do filme Bahêa Minha Vida. Assim como nas arquibancadas, a torcida deu show, dessa vez na saída do cinema.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Livro de co-autoria de professora da UFRB é indicado ao Prêmio Jabuti

O livro “Administração Pública no Brasil: uma breve história política”, de co-autoria da professora Maria Inês Ferreira, do curso de Gestão Pública da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), está entre as obras indicadas à 53ª edição do Prêmio Jabuti, o mais tradicional prêmio do livro no país.

A apuração dos finalistas foi aberta ao público, na quarta-feira, dia 21 de setembro. A Câmara Brasileira do Livro (CBL) apresentou as notas atribuídas pelos jurados às dez melhores obras de cada uma das 29 categorias do prêmio. O livro “Administração Pública no Brasil” ficou entre as dez finalistas na categoria Economia e Administração.

A obra em questão é organizada por Christina Andrews e Edison Bariani e publicada pela Editora Unifesp. Entre os autores, a professora da UFRB Maria Inês Ferreira assina o capítulo denominado “O sistema de proteção social no Brasil e o Programa Bolsa Família”.

Na segunda fase do prêmio, as obras selecionadas serão submetidas a uma nova avaliação. Os grandes vencedores de cada categoria serão conhecidos no dia 18 de outubro. O processo de avaliação culminará com a entrega dos prêmios de Livro do Ano Ficção e Livro do Ano Não Ficção, no dia 30 de novembro.

A lista com todos os finalistas está disponível no site do Prêmio Jabuti.

Filme Bahêa Minha Vida estreia hoje




Cercado de muita expectativa e ansiedade, o filme "Bahêa Minha Vida", finalmente será lançado oficialmente nas telas do cinema. A estréia do longa-metragem tricolor será hoje, 30.09. Ingressos foram vendidos ao longo da semana e a expectativa é de recorde de bilheteria.



O filme cota a história do clube ao longo desses 80 anos, passando pelos títulos de 1959 e 1988, os momentos difíceis como a queda para a série C, o acesso à primeira divisão em 2010 e o show que a torcida sempre deu nas arquibancadas. O longa será exibido nas telas das redes Cinemark, Paris Filmes e Orient Cinemas. Quem quiser adquirir o ingresso antecipado, terá que ir até as bilheterias do Iguatemi (Sala 08) ou do Shopping Paralela (Sala 01).


Bahia pode voltar a ter horário de verão em 2011


Do G1 BA, com informações da TV BA

Depois de oito anos, a Bahia deve voltar a ter horário de verão. Empresários e políticos se empenham para que o estado siga o relógio adotado no sul, sudeste e centro-oeste do Brasil a partir de 16 de outubro de 2011.

Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (29), o governador Jaques Wagner disse que espera o resultado de um estudo para tomar uma decisão.
"Eu já mandei fazer um levantamento para analisar dia por dia o horário do nascer do sol do período do chamado ‘horário de verão’ e para minha surpresa em geral ele acontece 45 a 47 minutos mais cedo aqui na Bahia. Então a interferência é praticamente nenhuma no período do horário de verão. O decreto tinha que impor um horário único de verão porque é uma atrapalhação. Banco fecha mais cedo, abre mais tarde", ressaltou o governador.

Para os empresários, é importante que o horário de verão esteja sincronizado com o expediente bancário, horário de funcionamento de escritórios e sede de empresas do sul e sudeste. O setor de turismo na Bahia também avalia que ficar de fora do horário de verão prejudica o setor.

“Somos totalmente favoráveis, logicamente que nós defendemos que haja uma unidade do horário para que não haja prejuízo para outras cidades também em outros destinos do nordeste”, diz o presidente da Empresa Salvador Turismo, Cláudio Tinoco.
“A Bahia não pode ficar de fora da principal freguesia turística, que é o centro-sul e nosso horário aqui tem que combinar com o de Brasília, com o do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas”, explicou o secretário de Turismo do Estado, Domingos Leoneli.

Se a Bahia entrar no projeto, no dia 16 de outubro os relógios devem ser adiantados em uma hora. O horário de verão vai até o dia 26 de fevereiro de 2012.



quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Jaques Wagner: novo plano avança na divisão de royalty

Informações da Agência Estado

O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), afirmou hoje que a nova proposta do governo federal para partilha de royalties de petróleo do pré-sal é um avanço na direção de equilibrar os repasses a todos os Estados. Wagner chegou a defender uma distribuição inversamente proporcional ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos Estados, ou seja, aqueles com piores índices receberiam mais recursos. "Se a gente quer um desenvolvimento integral do Brasil, é importante que se destine mais investimento aos Estados mais pobres, senão haverá uma superconcentração de riqueza", disse, em entrevista à imprensa após proferir palestra a empresários em evento na capital paulista.

Em sua nova proposta, o governo federal concordou ontem em abrir mão de uma receita de R$ 1,8 bilhão correspondente à parcela da União nos royalties do petróleo. Os recursos do governo federal nos royalties cairiam de 30% para 20% em 2012. Já a fatia da participação especial passaria de 50% para 46%. Aos Estados produtores caberia reduzir de 26,5% para 25% sua parte nos royalties.

De acordo com o governador baiano, os Estados produtores deveriam aceitar abrir mão de uma parte maior das futuras receitas do petróleo. "Sou contra mexer no que já está consolidado porque isso altera o fluxo de caixa e já faz parte do orçamento de cada Estado produtor", afirmou. "Os recursos do pré-sal, porém, só devem começar a chegar em 2017 e, portanto, não é verdade esses Estados dizerem que estão perdendo recursos na partilha com os não produtores. Esta é uma riqueza totalmente nova que vai ser distribuída de uma maneira diferente", analisou.

O Estado da Bahia, citou Wagner, está entre os sete maiores orçamentos da Federação, mas figura em 24.º em termos de investimento per capita das despesas estaduais. "Eu tenho menos dinheiro para investir por pessoa que outros Estados. Ora, se eu tenho uma riqueza nova que não está no orçamento de ninguém, por que não distribuí-la mais equilibradamente ao invés de trabalhar pela concentração?", questionou. De acordo com ele, dentro do País não deve haver fronteiras, e a mobilidade das famílias deve seguir a oferta de emprego em cada região. "Se a riqueza fica concentrada, acontece o que vejo reclamarem aqui no Sudeste e no Sul: uma super concentração em cidades muitas vezes difíceis de viver."

Direção

O governador afirmou que outra boa iniciativa seria "carimbar" os recursos do petróleo para que fossem direcionados exclusivamente a investimentos, em especial em educação e infraestrutura. "Concordo com esse carimbo para evitar o mau uso da verba", disse.

Wagner acredita que o Congresso e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva erraram ao aprovar e sancionar o marco regulatório com veto ao artigo que determinava a divisão dos royalties entre Estados produtores e não produtores. Para o baiano, era necessário ter uma proposta "mais equilibrada".

"A partir de então, os opositores migraram para o outro extremo e fizeram a emenda que impactava tudo para trás. Aí, é evidente que não tem como admitir perdas no fluxo de caixa de Espírito Santo e Rio de Janeiro", afirmou, em referência à chamada Emenda Ibsen, que redistribui os recursos entre todos os Estados e municípios brasileiros.

Correios: cartões do Enem serão entregues nesta semana


Os Correios confirmaram nesta terça-feira (27) que há uma operação especial dedicada a entrega dos cartões de confirmação com os locais de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Apesar da greve, de acordo com o órgão, "não haverá problemas na distribuição". Segundo nota enviada à imprensa, "os cartões vão começar a chegar nesta semana no interior dos estados e da próxima semana nas capitais". 

Eles também garantem que o mesmo vale para as provas, pois os exames também são distribuídos pelos Correios. O Enem está marcado para o próximo dia 22 e 23 de outubro.

Serão aplicadas quatro provas objetivas com 45 questões de múltipla escolha cada, mais uma redação. As questões cobradas serão de quatro áreas: ciência da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagem, código e suas tecnologias e matemática. O exame será dividido em dois dias – o primeiro com quatro horas e meia de duração e, o segundo, com cinco horas e meia. O início das provas está marcado para as 13h e recomenda-se chegar com uma hora de antecedência, às 12h, quando abrem os portões. 

É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto - RG, certificado de reservista, passaporte ou carteira nacional de habilitação. 

De acordo com o edital, o estudante só poderá começar a prova após ler as instruções contidas no caderno de questões, no cartão-resposta e na folha de redação. Só será permitido o uso de caneta preta fabricada em material transparente.




Para mais informações acesse R7.com

Bancários entram no segundo dia de greve na Bahia

Do G1 BA, com informações da TV Bahia

Nesta quarta-feira (28), os bancários entram no segundo dia de greve na Bahia. Em assembleia realizada terça-feira (27) à noite, a categoria decidiu continuar a paralisação, que logo no primeiro dia, segundo o sindicato, fechou 109 agências na capital. No interior, a estimativa dos sindicalistas é de que 360 bancos não abriram.
A mobilização abrange instituições públicas e privadas. Os bancários da Desenbahia (Agência de Fomento do Estado da Bahia) também aderiram à paralisação. A principal reivindicação é o aumento de 12,8% no salário. Os bancos oferecem 8% de reajuste.
"Nossa próxima assembleia vai ser realizada na quinta-feira, dia 29", informa o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Euclides Fagundes.

Greve nos Correios

Os funcionários dos Correios, que estão em greve desde o último dia 14, fazem nova assembleia na tarde desta quarta-feira, em Salvador. Segundo o sindicato da categoria, 80% dos cinco mil funcionários estão parados, mas os Correios informam que a paralisação atinge apenas 18%.
De acordo com a empresa, 65% das correspondências e encomendas estão sendo entregues dentro do prazo. A categoria quer um piso de três salários mínimos, aumento do número de funcionários e redução da jornada de trabalho para os atendentes.
Mesmo com as greves, o Procon alerta que as contas devem ser pagas na data do vencimento. Para isso, o cliente tem que procurar alternativas como caixas eletrônicos, internet, casas lotéricas, supermercados e correspondentes bancários.


Dona Canô concede entrevista ao programa “Pauta Livre”




A matriarca da Família Velloso concedeu entrevista ao programa "pauta livre", que vai ao ar de segunda a sexta na WebTV do Bocão News. 

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Negociações com o coletivo de paralisação estão suspensas



A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia vem esclarecer o que se segue:

A) A Reitoria da UFRB busca, desde o início das ocupações, abrir novos canais institucionais de diálogo e negociação com os estudantes que fazem parte do movimento grevista. Criamos a Câmara Intersetorial de Negociação e a Mesa de Negociação Permanente, cuja composição original foi alterada em atendimento às exigências dos estudantes para iniciarem o tão esperado diálogo. Os estudantes ocupantes, não obstante estas iniciativas, demoraram 11 dias para apresentarem a sua pauta de reivindicação e somente no dia 20 de setembro de 2011, após 20 dias de ocupação e diante de todos os prejuízos financeiros, administrativos, sociais e acadêmicos que ela acarreta, ocuparam o seu lugar na Mesa de Negociação Permanente.

B) A pauta de reivindicação apresentada pelos estudantes, ao contrário do que dizem, não está sendo discutida na referida Mesa Permanente de Negociação, por exclusiva responsabilidade dos representantes estudantis, que, ao contrário de debaterem a pauta aprovada pelos estudantes, apresentam outras condições para prosseguirem as negociações, com claro propósito de atrasar a discussão da pauta apresentada e garantirem unicamente as condições para a manutenção da ocupação, em prejuízo de toda a comunidade acadêmica.


C) A postura dos representantes dos estudantes na Mesa de Negociação está em desacordo com todos os padrões de civilidade, educação e respeito. Os Diretores dos Centros, que aceitaram compor a referida Mesa, em cumprimento a uma das inúmeras e sucessivas exigências dos próprios estudantes para iniciarem o diálogo, bem como o Reitor e Vice-Reitor, foram ofendidos, agredidos verbalmente e coagidos durante as negociações. Enquanto transcorria a negociação, outros estudantes do referido movimento batiam nas janelas, gritavam palavras de baixo calão, ofendiam e tentavam, o tempo todo, intimidar os professores presentes, integrantes da Mesa. Por sua vez, a mesma atitude era repetida pelos representantes dos referidos estudantes em atitude provocadora e desrespeitosa.  Após o término da segunda reunião, nenhum dos pontos da pauta apresentados após longos 11 dias de ocupação foi discutido, uma vez que os referidos representantes estudantis preferiram apresentar exigências estranhas à pauta e cujo objetivo visa somente garantir as condições de sua ocupação. Registre-se que os representantes dos estudantes na Mesa de Negociação mudam em cada reunião, o que atrapalha ainda mais o prosseguimento dos trabalhos daquele fórum. 


D) Nesta segunda-feira, dia 26 de setembro de 2011, o Conselho Universitário da UFRB esteve reunido na PROGEP para discutir a greve dos estudantes e suas conseqüências. O que assistimos foi um espetáculo de desrespeito à instituição e aos membros do mais alto fórum de nossa universidade. Professores foram agredidos verbalmente, coagidos e desrespeitados. Os estudantes que queriam entrar numa sala lotada que abrigava a reunião, ofenderam os servidores que tentavam acalmá-los, ocuparam as instalações da PROGEP e, por meio de xingamentos e baderna, impediram a continuidade da reunião que, sob o protesto indignado e a concordância de seus membros, teve que ser interrompida, até para se garantir a segurança dos conselheiros que estavam sendo coagidos pelo referido grupo de estudantes. 


E)  Diante do exposto e das reiteradas sinalizações do referido movimento no sentido de impedir as negociações da pauta apresentada e do desrespeito aos fóruns desta instituição, bem como a seus docentes, discentes e servidores técnico-administrativos, anunciamos a suspensão das atividades da Mesa Permanente de Negociação, como forma de resguardar a integridade física e moral de seus membros e fazer valer o imperativo de respeito como condição sine qua non para qualquer negociação, ao mesmo tempo em que estudaremos as medidas cabíveis para a volta da normalidade das atividades acadêmicas e administrativas da UFRB. 


Cruz das Almas, 26 de setembro de 2011.


Paulo Gabriel Soledade Nacif

Reitor da UFRB



Inscrições abertas para a Code Bahia 2011





Ipea, em parceria com o Governo do Estado da Bahia, realiza em outubro Conferência do Desenvolvimento, em Salvador
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com o Governo do Estado da Bahia, promoverá a Conferência do Desenvolvimento – Ipea, edição Bahia (Code Ipea/BA), nos dias 04 e 05 de outubro. A Conferência será uma oportunidade para aprofundar o conhecimento acerca da realidade socioeconômica brasileira, com ênfase nos eixos de desenvolvimento para a região Nordeste e o aperfeiçoamento das políticas governamentais.
O evento visa promover um debate profundo na sociedade sobre os desafios que envolvem o desenvolvimento do Brasil e do Nordeste por meio de oito painéis e 40 oficinas, que terão a presença de autoridades, especialistas e acadêmicos. Por isso, a Code-BA será realizada de forma aberta à participação ampla de estudantes, profissionais, estudiosos, pesquisadores, agentes públicos, legisladores, especialistas, professores, entre outros.
Pesquisadores do Ipea estarão presentes em sete painéis para debater sobre Proteção Social, Garantia de Direitos e Geração de Oportunidades; Sustentabilidade Ambiental; Fortalecimento do Estado, das Instituições e da Democracia; Estrutura Tecnoprodutiva Integrada e Regionalmente Articulada; Infraestrutura Econômica, Social e Urbana; Macroeconomia para o Desenvolvimento; e Inserção Internacional Soberana. Os temas estão relacionados aos eixos do desenvolvimento definidos pelo Instituto. E o painel de encerramento traz o tema “Crise internacional e os Reflexos na Economia Brasileira”.
As vagas em cada atividade são limitadas.


domingo, 25 de setembro de 2011

Coletivo de paralisação mantém greve da UFRB




A segunda mesa de negociação entre a Comissão de Negociação, composta pelo Reitor, Vice-Reitor e Diretores de Centros, e os representantes do Coletivo "Paralisar para Mobilizar", ocorrida na última sexta-feira, das 16 às 22 horas, não permitiu o estabelecimento de um acordo entre as partes. Dessa forma, as atividades acadêmicas e administrativas seguem paradas. Uma terceira reunião de negociação está prevista para o dia 26.09 às 16 horas. No próximo sábado, 01.10, a paralisação completa um mês.


Festa Literária de Cachoeira reabre inscrições por conta de alta procura

Mesmo antes de começar, a alta procura do público para inscrição na 1° edição do Festival Literário Internacional de Cachoeira (Flica) repercute o potencial do evento para a Bahia.
As quatro mesas de debates tiveram os 250 assentos do auditório da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) preenchidos para cada dia do evento, que acontece de 11 a 16 de outubro. Por isso, a organização do evento abriu inscrições na sexta-feira (23) para o espaço alternativo denominado Pátio do Telão, que terá transmissão ao vivo. As inscrições anteriores estiveram abertas entre os dias 13 e 21 de setembro.

De acordo com a organização, a mesa mais procurada foi ‘Literatura Brasileira – Sucesso de Crítica e Público?’, que traz como convidados os escritores Fernando Moraes, Miguel Sanches Neto e Raquel Cozer na terça-feira (11), às 19h. Em segundo lugar na procura do público está a mesa ‘Escrachos, Escárnios e Pornografia – A Literatura Underground’, que ocorre às 15h do último dia, o domingo (16). Estarão na mesa o veterano Reinaldo Mores, autor de Pornôpopéia (2009), e o jovem baiano Vitor Mascarenhas, que publica seu segundo livro de contos no começo de outubro, cujo título é ‘A insuportável família feliz'.

“Eu imaginava que seria procurada pela presença do Reinado e porque é um segmento com apelo popular forte”, comenta Vitor sobre o sucesso da mesa. Ele conta que sua literatura narra o cotidiano contemporâneo através de personagens urbanos. “São garçons, bancários, que fogem do folclore tão forte de baianidade. Como esse estereótipo é tão forte, quem não faz isso aqui é underground. Mas não acho que seja marginal não”, diz. O autor comenta que conhece Reinaldo Moraes como leitor. “Tinha trechos em Pornopopéia que eu poderia ter escrito que não ficaria estranho. Estou ansioso para conhecê-lo”, comenta.

Entre os assuntos debatidos nas mesas nos cinco dias do evento estão literatura brasileira, a importância dos paradidáticos na educação e história, além de negritude. O norte-americano Bob Stein e o historiador e escritor baiano Ubitaran Castro são alguns dos destaques. Shows gratuitos, como o da Orkestra Rumpilezz, Baiana System, Magary, Percursivo Mundo Novo, também fazem parte da programação. Confira o cronograma completo da Flica 2011 no sitedo evento.