sexta-feira, 27 de julho de 2012

A Dança dos Números



Paulo Reis de C. Almeida¹          


            Em artigo publicado na revista Veja, no ano de 2000, intitulado “O cansaço dos Cidadãos”, o cientista político Sérgio Abranches faz uma leitura acerca da falta de interesse dos eleitores quanto à escolha de seus prefeitos e vereadores e, dentre os argumentos, aponta os “imprecisos limites éticos da política no Brasil”, como um dos fatores. Ainda, segundo o cientista, “[...], a distância social e política entre representantes e representados ficou excessiva. O diálogo entre governo e sociedade, Parlamento e sociedade, quase desapareceu. O que passa por comunicação não se distingue de propaganda ou disposição unilateral e não interativa das opiniões, idéias e ações dos representantes a cidadãos, expectadores entediados da política”.
Outro dado que merece registro, ainda extraído do periódico supracitado, diz respeito a um estudo feito na América Latina, apontando o grau de confiança da população em relação aos partidos políticos, onde os entrevistados aos serem questionados com a seguinte pergunta: “você acredita que os partidos políticos vão resolver os problemas do seu país?”, apenas 28% dos brasileiros disseram “sim”, ficando o país, naquele momento (2000), abaixo do México, Uruguai, Costa Rica, Venezuela, Chile, Colômbia, Argentina, Bolívia, Peru e Equador.
Passados 12 anos e tendo pela frente uma eleição para escolha de prefeitos e vereadores (07/10/2012), não posso afirmar se o posicionamento de Abranches (2000), no que tange ao tédio político se confirmará; no entanto, tomando por base as eleições em Santo Amaro e Saubara, cidades que fazem parte da centésima septuagésima oitava zona eleitoral, nos períodos compreendidos entre 2000, 2004 e 2008, os números – segundo dados da Justiça Eleitoral- Ba -  se não ratificam, na íntegra, o quanto exposto, merece a reflexão dos diversos atores, vejamos:
Na eleição de 2000, o número de votos  brancos, nulos  e abstenção – para prefeito de Santo Amaro – foi de  11.982 (onze mil, novecentos e oitenta e dois), de um total de 40.734 eleitores aptos; para vereador, o número de votos brancos, nulos e abstenção foi de 10.016 (dez mil e dezesseis), para o mesmo total de eleitores aptos.
No ano de 2004, o número de votos brancos, nulos e abstenção – para prefeito – foi de 12.091 (doze mil e noventa e um), de um total de 42.285 eleitores aptos; para vereador, o número de votos brancos, nulos e abstenção foi de 9.866 (nove mil, oitocentos e sessenta e seis), para o mesmo total de eleitores aptos.
Em 2008, o número de votos brancos, nulos e abstenção – para prefeito – foi de 6.359 (seis mil, trezentos e cinquenta e nove), de um total de 35.737 eleitores aptos; para vereador, o número de votos brancos, nulos e abstenção foi de 5.770 (cinco mil, setecentos e setenta), para o mesmo total de eleitores aptos.
Na cidade da Saubara, na eleição de 2000, o número de votos brancos, nulos e abstenção – para prefeito – foi de 1.530 (hum mil quinhentos e trinta), de um total de 7.441 eleitores aptos; para vereador, o número de votos brancos, nulos e abstenção foi de 1.399 (hum mil trezentos e noventa e nove), para o mesmo total de eleitores aptos.
Em 2004, o número de votos brancos, nulos e abstenção – para prefeito – foi de 1.638 (hum mil seiscentos e trinta e oito), de um total de 8.691 eleitores aptos; para vereador, o número de votos brancos, nulos e abstenção foi de 1.426 (hum mil, quatrocentos e vinte e seis), para o mesmo total de eleitores aptos.
Já em 2008, o número de votos brancos, nulos  e abstenção – para prefeito – foi de 917 (novecentos e dezessete), de um total de 8.665 eleitores aptos; para vereador, o número de votos brancos, nulos e abstenção foi de 730 (setecentos e trinta), para o mesmo total de eleitores aptos.
Importante dar conhecimento, por estar inserido no contexto, que o número de jovens, na faixa etária dos 18 aos 20 anos, disputando uma vaga ao cargo de vereador em Santo Amaro e Saubara, nessas eleições, praticamente inexiste. Dos prováveis 223 candidatos de Santo Amaro, apenas dois, se encaixam neste perfil; na Saubara, dos prováveis 116 candidatos, apenas um. Na faixa dos 21 aos 24 anos, em Santo Amaro, dois candidatos e na Saubara, nenhum.
Se levarmos em consideração, que em 2012, o número de eleitores aptos, segundo dados oficiais, na cidade de Santo Amaro, aumentou 20,5%, e na cidade da Saubara, 24,5%, no mesmo período, impossível não questionar, a título de conhecimento e entendimento, como se processa a lógica flutuante dos números da “Leal e Benemérita”, bem como, os seus 6.688 (seis mil, seiscentos e oitenta e oito) títulos cancelados pela Justiça?
A partir do quanto descortinado, seja possível confrontar se a continuidade dos desinteresses, perpassam por “limites éticos”, como afirma o autor Sérgio Abranches.


¹Paulo Reis de Carvalho Almeida é estudante do 3° semestre do curso de Ciências Sociais, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB.