domingo, 25 de dezembro de 2011

Mensagem de Natal


Que neste Natal, a luz do menino Jesus possa brilhar sobre nossa cidade, abençoando todos os habitantes, todos que crêem que podemos tornar Santo Amaro um lugar melhor de se viver, todos que admiram nossa terra, todos que zelam e administram a mesma. Que em 2012 possamos realizar sonhos, comemorar conquistas, mas nunca esquecendo a humildade.
Que Jesus Cristo possa nos contemplar com dias melhores, que Nossa Senhora da Purificação e Senhor Santo Amaro continuem intercedendo por nós junto a Deus Pai Todo Poderoso. Que nossas crianças possam brincar e sorrir, que não haja mendigos nas ruas, que não haja drogas, crimes, intolerância. Que a Felicidade entre em cada lar da cidade, se faça presente em cada coração humano e transborde para todo o mundo. Paz, harmonia, felicidade, saúde e muito amor no coração. São meus sinceros votos a todos os leitores, amigos e companheiros. Que Santo Amaro, o Recôncavo, a Bahia, o Brasil e o Mundo possam viver principalmente com paz, tolerância e respeito. Feliz Natal!

Por: Iran Herlanderson

CBF vai doar 32 mil ingressos para deficientes físicos na Copa de 2014


A CBF vai doar 32 mil ingressos da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, para deficientes físicos e seus respectivos acompanhantes. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira no Rio de Janeiro pelo deputado federal Romário (PSB-RJ), o ex-jogador Ronaldo, membro do Comitê Organizador Local do Mundial (COL-2014) e parlamentares da frente de defesa da pessoa com deficiência física.

A ideia da entidade é distribuir 500 ingressos por jogo para deficientes físicos - a Copa do Mundo terá um total de 64 partidas. "Fiz o pedido para saber da possibilidade de ter uma conquista para essa classe da nossa sociedade e rapidamente obtive uma resposta. Fiquei feliz com a velocidade da resposta", comemorou um emocionado Romário.

"Ricardo Teixeira (presidente da CBF e do COL-2014) passou que, independentemente da Lei Geral da Copa, a CBF, como entidade privada, doaria para essa classe 32 mil ingressos para os jogos da Copa do Mundo. É uma vitória muito grande", falou.


Equipe da UFRB visita Santo Amaro e debate implantação de novo campus




O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Paulo Gabriel Nacif; os pró-reitores de Extensão, Ana Rita Santiago, e de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, Ronaldo Barros; os assessores da reitoria, Cláudio Orlando, Rita Dias e Caroline Fonseca, e professores dos Centros de Ensino de Cruz das Almas e Cachoeira fizeram nesta segunda-feira, dia 19 de dezembro, uma visita à cidade de Santo Amaro onde debateram o projeto de instalação de um campus da UFRB na localidade. O grupo aproveitou para visitar alguns pontos turísticos da cidade e possíveis áreas onde será construído o novo campus. 

A visita teve início pelo Memorial Edith do Prato, que guarda um pouco da história de uma das figuras mais marcantes do samba de roda do Recôncavo. Os visitantes conferiram peças do acervo artístico, pessoal e religioso da sambista, preservados pelo seu neto adotivo e curador do Memorial, Ninho Nascimento. Em seguida, o grupo foi convidado a visitar outra personalidade importante para a cidade, dona Canô. “Vamos trazer a UFRB para Santo Amaro e será uma grande homenagem para senhora”, disse o reitor Nacif referindo-se à matriarca dos Veloso.

Dona Canô agradeceu a visita e endossou o desejo do reitor. “Não quero nada por mim, mas faço questão que ‘meus filhos’ tenham a oportunidade de estudar”, disse. A recepção foi acompanhada por seu filho Rodrigo Veloso e demais integrantes da comissão local de mobilização para implantação do campus na cidade, entre eles ex-alunos da UFRB e representantes da Prefeitura, Câmara e Secretarias Municipais de Educação e Cultura. Todos se encaminharam para o Teatro Dona Canô e para a Casa do Samba, onde assistiram a apresentações de alunos da rede pública e tiveram uma reunião para definição dos pontos principais do projeto de instalação da UFRB.


A intenção é levar para a cidade o Centro de Tecnologia Aplicada à Produção de Cultura – CECULT, com foco multidisciplinar nas áreas de engenharia do espetáculo, cenotecnia, música popular, gestão de cultura, turismo e arte-educação. O projeto vem sendo construído de forma conjunta entre a UFRB e representantes locais, em audiências realizadas desde o mês de julho deste ano. “É importante ressaltar que Santo Amaro sempre fez parte do projeto da UFRB, desde a sua origem”, afirmou o reitor.

No encontro, ficou definido que a proposta do CECULT vai englobar cursos de Bacharelado Interdisciplinar que possam responder à demanda por profissionais criativos e que saibam aproveitar o potencial da cultura local. “O Recôncavo está repleto de ativos culturais que precisam ser melhor trabalhados. A Bahia, em geral, ainda acaba importando de outros Estados profissionais técnicos dessa área”, disse o professor de cinema e audiovisual da UFRB, Danillo Barata.

A programação incluiu ainda visita a possíveis áreas que poderão abrigar o novo campus. O grupo visitou o Complexo Escolar Polivalente de Santo Amaro, onde foi recebido pelo diretor Cristiano Vitório que apresentou as instalações. Outro local visitado foi a antiga sede de uma mineradora francesa que se instalou na cidade na década de 60 e operou até 1993. Ao final do dia, uma comissão foi nomeada para apresentar o projeto do CECULT até janeiro de 2012.
 

Disponível em: http://www.ufrb.edu.br/agencia/administracao/2706-equipe-da-ufrb-visita-santo-amaro-e-debate-implantacao-de-novo-campus

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Professora da UFRB apresenta pesquisa sobre Bolsa Família



Embora o Programa Bolsa Família (PBF) represente um avanço em relação à redução da pobreza e das desigualdades sociais no Brasil, a conscientização dos beneficiários acerca dos seus direitos segue como um desafio para a consolidação do programa no Brasil. A constatação é da professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Inês Ferreira, doutora em Sociologia pela USP, que na última quarta-feira, 07 de dezembro, participou do “1º Seminário de Políticas Públicas: Desafios da Gestão Democrática”, promovido pelo Diretório Acadêmico de Administração da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Durante o evento, realizado no campus, Inês Ferreira apresentou os resultados de uma pesquisa realizada em São Paulo com beneficiários do programa, que sinalizou para o baixo nível de informação acerca do Bolsa Família. “Eles não sabem por que são beneficiários, por que recebem determinado valor, até quando receberão o benefício, quais as suas obrigações e o que pode levá-los ao desligamento do programa”, explicou a professora Inês Ferreira.

O principal obstáculo enfrentado pelos beneficiários, conforme aponta a professora, é a dificuldade de estabelecer diálogo sobre as dificuldades que enfrentam. “Os beneficiários informaram terem dificuldade de entrar em contato com os funcionários que trabalham no PBF, que não conseguem compreender as explicações e nem conseguem fazer com que eles compreendam as suas dúvidas”, esclarece.

Esses resultados inspiraram a pesquisa sobre a implementação do Bolsa Família e os desafios da gestão democrática na Bahia, que a professora desenvolve junto ao curso de Gestão Pública da UFRB. O objetivo da pesquisa é compreender os pontos fortes e fracos da gestão municipal na implementação do programa e os obstáculos para a consolidação de uma gestão democrática, comprometida com a participação social e a concretização do exercício de direitos. 


Fonte: Jornal Grande Bahia



domingo, 11 de dezembro de 2011

Encerrado os festejos de Nossa Senhora dos Navegantes


Após um tríduo dedicado à Santa, uma procissão marítima pelas águas do Rio Subaé encerrou, em Santo Amaro, os festejos de Nossa Senhora dos Navegantes, mantendo antiquíssima tradição. Após o percurso, a imagem da Santa seguiu, por terra, pelas principais ruas da cidade.

A tradicional festa ocorre todo ano no mês de dezembro, onde devotos da Santa rezam, agradecem e fazem pedidos pelo ano que está por vir. Além disso, clamam proteção nas águas e fartura na pesca.   


Por: Iran Herlanderson

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

UFRB: novas sedes do CCAAB e CETEC são inauguradas

Extraído de "O Recôncavo", por Charles Carmo:

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia entregou mais dois prédios ao seu campus de Cruz das Almas. Professores, técnicos-administrativos e estudantes participaram da cerimônia de inauguração das novas sedes do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (prédio branco e laranja) e do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (branco e azul), nesta última quarta-feira, 30 de novembro.
Para celebrar o evento, um Ato Ecumênico foi realizado com os professores Emanoel Soares e Alexandre Almassy, também diretor do CCAAB, representando respectivamente o candomblé e o espiritismo, seguidos do pastor Josias da Silva da igreja evangélica, e o Diácono Washington Peixoto do catolicismo. Juntos a eles, o diretor do CETEC, Celso Oliveira, o vice-diretor do CCAAB, Marcos Lhano e o vice-reitor, Silvio Soglia.
“Estamos vivenciando um momento de renovação, porém, acho que o mais importante é a atmosfera com os colegas e alunos. Independente do local, temos que ter um compromisso com a tolerância e respeito ao próximo”, aponta em discurso o professor Celso Oliveira. “O novo prédio favorece um melhor ambiente de trabalho e atendimento aos estudantes, além de incorporar as necessidades administrativas da UFRB”, explica o professor Alexandre Amassy.
São 55 gabinetes no CETEC e 94 gabinetes no CCAAB para atender docentes, técnicos-administrativos e discentes. Na opinião do vice-reitor Silvio Soglia, a comunidade acadêmica deve atuar como construtora. “Não temos que ser história, mas sim historiadores”, observa.




Curso de medicina da Uneb supera número de inscritos do curso na USP

A Universidade Estadual da Bahia (Uneb) divulgou nesta sexta-feira (9) que o número de inscritos para o Vestibular 2012, mais de 52.585 candidatos, superou o número da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que teve 36.284 pessoas inscritas. Com um total de 30 vagas ofertadas para cada semestre, o curso de medicina da Uneb tem cerca de quatro vezes mais inscritos do que o curso de medicina da Universidade de São Paulo (USP), que para o processo seletivo 2012 tem concorrência 51,18 candidatos para cada vaga.

Essa é a primeira vez que a Universidade Estadual da Bahia oferece vaga para o curso. Para quem se increveu para o início do curso no primeiro semestre de 2012, a concorrência é de 215,83 candidato por vaga. Quem optou por começar as aulas no segundo semestre enfrenta uma concorrência menor, de 106,53 candidatos por vaga. Logo depois, vem o curso de direito com concorrência de 68 vagas para cada candidato, nutrição (1º semstre), com 66 inscritos para cada vaga e engenharia de produção civil, com concorrência de 58 candidatos para cada 

A UFBA, considerada a instituição mais tradicional no curso de medicina na Bahia, oferece 128 vagas, dividas para o primeiro e segundo semestre, e teve 6.358 candidatos inscritos. A concorrência para quem concorre a uma vaga de medicina na Universidade é de 49,67 candidato inscrito para cada vaga ofertada.

Exames

As provas do Vestibular 2012 da Uneb serão realizadas no domingo (11) e segunda-feira (12), em Salvador e no interior do estado. A universidade possui campus em 24 cidades baianas, além da capital.

Os locais de prova estão disponíveis no site do vestibular da Uneb. Os portões dos locais de prova serão abertos às 7h20 e fechados às 7h50. Os exames terão início às 8h. No domingo (11), os candidatos farão provas de língua portuguesa, língua estrangeira, ciências humanas (história, geografia e atualidades), além da redação. O tempo máximo para realização das provas é de 4h30. Na segunda-feira (12), serão 4 horas para realização dos exames de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia).
Os candidatos devem comparecer aos locais de prova com o documento de identificação original (o mesmo utilizado na realização da inscrição), que deve ter impressão digital, fotografia recente e estar em bom estado de conservação, ou carteira de habilitação (que esteja dentro do período de validade). É proibido o uso de telefones celulares e outros aparelhos eletrônicos. Os gabaritos serão disponibilizados na quarta-feira (14).

Os candidatos ao curso de design farão a segunda etapa do exame, a prova de habilidade específica, no dia 15 de janeiro. A previsão de divulgação do resultado final do Vestibular 2012 da Uneb é para o dia 30 de janeiro.


BNDES libera R$ 52 milhões para obras na Fonte Nova até o fim do mês




Integrantes do Banco Nacional do Desenvolvimento  (BNDES) inspecionaram na última quinta-feira, 8, à tarde as obras da arena Fonte Nova, acompanhados dos engenheiros responsáveis pelo consórcio construtor.

Ao fim da visita foi confirmada a informação de que o banco estatal deve aportar, até o fim do mês, 16% das verbas destinadas à construção do estádio baiano, avaliado em contrato. O percentual corresponde em valor absoluto a R$ 52 milhões.

Em janeiro de 2012, ocorrerá uma nova visita técnica à Fonte Nova, e a expectativa é de uma nova liberação. Até aqui, o BNDES, principal avalista do estádio, só havia repassado 20% do valor total (R$ 64,7 milhões de R$ 323,6 milhões previstos para repasse). “Será importante ter este valor já liberado, para darmos continuidade no avanço físico do estádio”, diz José Luiz Goes, diretor de engenharia do empreendimento.

Em outubro deste ano, o Tribunal de Contas da União (TCU) havia determinado por um acórdão o aporte de até 65% do valor total do estádio. Em matéria publicada semana passada a reportagem do ESPORTE CLUBE foi apurado, junto ao BNDES, que por demandas internas, o repasse só ocorreria em 2012.

“Eles (BNDES) avaliaram as condições da obra e comprovaram o avanço físico, o que garantiu a liberação. Juntando os dois repasses serão R$ 116 milhões”, calcula Goes.

Avanço de 41% - O consórcio estima que a obra da Fonte Nova deve alcançar 41% até o fim deste ano. No último balanço, apresentado no mês de novembro, o consórcio construtor do estádio trabalhava com o número de 35% das obras concluídas.

Na abertura do III Fórum Bahia 2014, que acontece na próxima segunda, o vice-governador Otto Alencar, em exercício no cargo durante a viagem de Wagner à China, vai anunciar estes números. O fórum terá com a presença de um membro do COL, e a participação de Salvador na Copa das Confederações está condicionada a novas inspeções para comprovar o avanço físico da arena.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Redução do impacto ambiental é um dos compromissos do Festival de Verão 2012




Um programa para a redução do impacto ambiental é uma das novidades anunciadas pelos organizadores do Festival de Verão Salvador 2012. A ação foi firmada incluindo cinco parceiros no evento, dentre eles a empresa de marketing ambiental Reclicagem, o Projeto Tamar, o Projeto Biodiesel da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além da Organização Sócio Ambientalista Joguelimpo e A Geradora.

As ações que serão desenvolvidas contemplam estrutura de palcos e espaços do Festival, sugerindo melhores escolhas de materiais e consumo para fornecedores e parceiros. “Entendemos que, além da música, o maior festival do verão brasileiro deve ter o cuidado com o meio ambiente como um dos seus pilares. A ideia é que o Festival de Verão cause o menor impacto possível, além de estimular a conscientização da população soteropolitana para uma mudança de atitude”, afirma Dante Iacovone, superintendente da Rede Bahia. Ao final da festa musical será desenvolvido um relatório sócio ambiental com o balanço das ações realizadas, sinalizando possibilidades de melhorias para edições futuras.

Em uma das iniciativas, será utilizado o Biodiesel nos geradores de energia instalados no Parque de Exposições durante o Festival de Verão. Este Biodiesel será oriundo de óleo residual e produzido em laboratório da UFBA. Também serão instalados três biodigestores que farão o processamento de parte do resíduo orgânico do evento. O público poderá acompanhar esse processo acontecendo, já que eles estarão localizados em locais estratégicos do Parque de Exposições. Além disto, em parceria com cooperativa local, será montada uma central de triagem, facilitando a reciclagem e destino dos resíduos do evento. Segundo a consultora da Reclicagem, Mônica Alcântara, o desafio da parceria entre a empresa e o Festival de Verão Salvador é "aliar satisfação e bem estar do público, e demais envolvidos, com a redução dos recursos utilizados e resíduos gerados. Outro compromisso é realizar o acompanhamento e melhoria contínua dos indicadores de sustentabilidade a cada nova edição", afirma.

Um concurso cultural e um evento musical, em parceria com o Projeto Tamar, são outras duas ações sócio ambientais planejadas para o evento deste ano: Monitor por Um Dia e Tamarear, que consiste na realização de dois shows no palco do Tamar, na Praia do Forte, com artistas já confirmados na grade do Festival de Verão Salvador 2012. Os cachês dos artistas serão doados ao Projeto Tamar. Para o coordenador nacional da instituição, Guy Marcovaldi, esta é uma boa oportunidade para que as pessoas conheçam melhor as atividades do Projeto. “Nossa marca é muito conhecida, mas nem todos sabem o que o Projeto Tamar faz”, pontua.


Samba de roda, patrimônio da humanidade



No último dia 25 de novembro, comemorou-se o dia internacional do samba de roda. Mais que uma manifestação cultural baiana, o samba de roda é uma expressão musical, coreográfica, poética e festiva das mais importantes e significantes da cultura brasileira. Presente em todo Estado da Bahia, ele é especialmente forte, e em todo caso melhor conhecido, na região do Recôncavo, a faixa de terra que se estende atrás da Baía de Todos os Santos. Seus primeiros registros, já com o nome e com muitas das características que ainda hoje o identificam, datam dos anos 1860.


Desde estes registros já se testemunhavam a ligação do samba de roda às tradições culturais transmitidas por africanos escravizados e seus descendentes. Tais tradições incluem, entre outros, o culto aos orixás e caboclos, o jogo de capoeira e a chamada “comida de azeite”. A herança negro-africana no samba de roda se mesclou de maneira singular a traços culturais trazidos pelos portugueses, como instrumentos musicais (viola e pandeiro, principalmente) e a própria língua portuguesa com elementos de suas formas poéticas. Esta mescla, assim como outras mais recentes, não exclui o fato de que o samba de roda continua a ser um patrimônio definido, sobretudo, por afro-descendentes, que se reconhecem como tais.


O samba de roda pode ser realizado em associação com o calendário festivo, caso, entre outros, dos sambas de roda de São Cosme e Damião (setembro), do samba da Boa Morte em Cachoeira (agosto) e de sambas em “toques” para caboclos em terreiros de candomblé. Mas pode, também, ser realizado a qualquer momento como uma diversão coletiva pelo prazer de sambar. Possui inúmeras variantes que podem, grosso modo, ser divididas em dois tipos principais: O “samba chula” (mais típico na região de Santo Amaro e, cujo similar, na região de Cachoeira chama-se de “barra-vento”) e o “samba corrido”. No primeiro ninguém samba enquanto os cantores principais estão “tirando” ou “gritando” a “chula”, nome dado a parte poética desse tipo de samba. A chula é seguida pelo “relativo”, resposta coral cantada, sobretudo, pelas mulheres. Quando termina a parte cantada, samba só uma pessoa de cada vez no meio da roda e apenas ao som dos instrumentos e das palmas, com destaque para o ponteado feito na viola. A viola típica da região de Santo Amaro é chamada de “machete” (substantivo masculino, pronuncia-se com o “e”do meio fechado “machête”) e tem dimensões reduzidas, sendo um pouco maior que o cavaquinho. Na coreografia o gesto mais típico é o chamado “miudinho”. Executado, sobretudo, da cintura para baixo, consiste num quase imperceptível deslizar para frente e para trás dos pés colados ao chão com movimentação correspondente dos quadris. No samba corrido o canto é mais tipicamente responsorial, alternando-se rapidamente entre um ou dois solistas e a “resposta” coral dos participantes. A dança acontece ao mesmo tempo em que o canto e várias pessoas podem sambar de cada vez.


Em 25 de novembro de 2005 o samba de roda do Recôncavo Baiano foi incluído pela UNESCO na terceira declaração das obras-primas do patrimônio oral e imaterial do Brasil (compilação realizada por Wilson de Jesus Souza).

Disponível em: http://salvadornasoladope.blogspot.com/2011/11/samba-de-roda-patrimonio-da-humanidade.html

domingo, 27 de novembro de 2011

Prefeitura de Feira e Uefs realizam concurso público

Graça Pimenta destaca importância da parceria 


A Prefeitura Municipal de Feira de Santana e a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) assinam na manhã desta sexta-feira (25) convênio para realização de concurso público municipal. A primeira dama feirense e deputada estadual Graça Pimenta (PR) destaca importância da parceria. 

“É muito grande a expectativa das pessoas por um concurso público da Prefeitura de Feira de Santana e agora esta realidade está cada vez mais próxima. O nosso prefeito Tarcízio Pimenta está de parabéns por mais esta realização em seu governo! Serão vagas para professores, enfermeiros, técnicos em Enfermagem, engenheiros, assistentes sociais, contadores, guardas municipais e muitas outras”, declara a parlamentar. 

A realização deste concurso visa o preenchimento de aproximadamente 200 vagas, que foram definidas mediante estudos realizados por comissão composta de técnicos das secretarias municipais de Administração, Fazenda e Governo. O trabalho do grupo foi equacionar as necessidades da administração e as possibilidades de ocupação das vagas. 

O concurso público vai contemplar 19 diferentes setores da estrutura administrativa do município. As provas deverão ser realizadas até o final de março de 2012. O ato está programado para as 11 horas, na sala de imprensa do Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf). 

Disponível em: http://www.camacarinoticias.com.br/leitura.php?id=147798

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Agerba lança aviso de licitação para regulamentar transporte alternativo

Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (22) o aviso de licitação que visa iniciar a regulamentação do sistema de transporte alternativo na Bahia, alvo de protestos na segunda-feira (21) por parte dos profissionais que atuam no setor. Por enquanto, porém, a primeira tentativa de licitar as linhas alternativas intermunicipais contempla apenas a região metropolitana de Feira de Santana.

São 47 vagas lançadas pelo governo estadual. Os envelopes contendo as propostas de preços e documentações devem ser entregues no dia 1° de janeiro de 2012, às 10h, no auditório da Agerba (Agência Estadual de Regulação de Serviços de Energia, Transportes e Comunicação da Bahia), no Centro Administrativo, em Salvador. De acordo com a Agerba, essa licitação é um teste para um novo sistema de transporte.

“Nós fizemos essa escolha para realizar novo edital. Os anteriores tinham sido impugnados e nós estamos fazendo esse como se fosse um ensaio, mas um ensaio com resultado. Se houver impugnação, nós consertaremos. Não pararemos, como se parou da vez passada o procedimento licitatório porque todo os editais foram impugnados. Houve inclusive recomendação do Ministério Público para parar. Então, em contato sempre com o MP, nós combinamos que iríamos lançar o primeiro edital", explica  o diretor executivo da Agerba, Eduardo Pessôa.

O dirigente da Agerba afirma que foram identificadas as linhas utilizadas pelo transporte alternativo na região de Feira de Santana. "Pegamos a região onde foram identificadas seis linhas que os alternativos operam, estamos lançando e vamos aguardar. Se não houver impugnação, com certeza irá prosseguir", complementa.
A reivindicação da categoria é a paralisação do lançamento de multas para as cooperativas que, por enquanto, não serão regulamentadas. "É o começo, mas tem que parar de multar as outras cooperativas que não fizeram. Fez essa, ganhou quem ganhou, é para fiscalizar, penalizar, etc. Mas as outras, que não fizeram, tem que parar de multar, nem apreender veículo", propõe Dagoberto Muniz, representante dos motoristas que atuam no transporte complementar. "Se publicar o edital conforme a lei 11.378 e não multar mais nenhum veículo até fazer as outras licitações, está tudo bem", finaliza.

Manifestação:

Durante a manhã de segunda-feira, os motoristas saíram em comboio pela Avenida Paralela, deixando o trânsito congestionado. Eles se concentraram na região de Mussurunga e seguiram em direção ao centro da cidade. Por volta das 11h30, o comboio chegou à região do Iguatemi para fazer o retorno e completar o trajeto de volta no sentido contrário da Avenida Paralela até a sede da Governadoria.
Os motoristas que atuam na capital estiveram reunidos em frente à Governadoria até por volta das 20h.  Eles desocuparam o local após a confirmação de reunião com o vice-governador, Otto Alencar, às 8h desta terça-feira.


IFBA abre mais de 300 vagas na Bahia

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), ex-Cefet, está com inscrições abertas até o dia 19 de dezembro para concurso de professor efetivo. Serão ofertadas 323 vagas, distribuídas em 17 cidades baianas.

Os salários variam entre R$ 1.536,46 e R$ 6.106,51 e as inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site da instituição. A taxa de inscrição custa R$ 100.
As vagas são para professor do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, com regimes de trabalho de DE (Dedicação Exclusiva), 40 horas e 20 horas. Os profissionais irão atuar na Educação Profissional de nível Médio, na Educação Superior e em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).

A seleção terá três etapas envolvendo prova escrita (eliminatória e classificatória), prova de desempenho didático (eliminatória e classificatória) e prova de títulos (classificatória). Os candidatos que comprovarem baixa renda podem solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição.


Para mais informações os candidatos devem ler o edital do exame.

Serviço:
Concurso IFBA
Vagas: 323
Inscrições: até 19 de dezembro de 2011
Informações e inscrições: www.ifba.edu.br
Taxa: R$ 100 reais
Polos de aula: Barreiras, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho, Valença, Vitória da Conquista, e no Núcleo Avançado de Brumado.
Homologação das inscrições (lista preliminar): a partir do dia 26 de dezembro
Homologação definitiva (candidatos aptos a realizar o concurso): a partir do dia 3 de janeiro de 2012.
 

Disponível em: http://g1.globo.com/bahia/noticia/2011/11/ifba-esta-com-inscricoes-abertas-para-mais-de-300-vagas-na-bahia.html

sábado, 19 de novembro de 2011

UFRB está entre as melhores do Brasil


A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia recebeu nota quatro no Índice Geral de Cursos (IGC) referente à graduação e à pós-graduação. Tal pontuação destaca a UFRB no cenário nacional, já que a nota máxima a ser alcançada por uma instituição de ensino superior é cinco.

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), a infra-estrutura e a qualidade do corpo docente da universidade são avaliados para a emissão do índice.

Veja abaixo nota da reitoria da UFRB:


Nota Pública da Reitoria da UFRB sobre o Índice Geral de Cursos (IGC)

A julgar pelos critérios arbitrados pelo INEP, a UFRB somente terá a oportunidade de melhorar o seu índice a partir de 2011, quando teremos os resultados das primeiras turmas formadas integralmente por esta Instituição.(Trecho da Nota Pública da Reitoria sobre o “Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC) – 2007)

Desde a adoção do conceito de IGC pelo INEP, em 2008, declaramos que o princípio da razoabilidade indicava que a aplicação desse índice só deveria ser estendida à UFRB a partir de 2011, quando os resultados das avaliações dos cursos, advindos da sua criação, seriam publicados. Sempre foi evidente que, até esse ano, os resultados desta universidade teriam um considerável peso da avaliação de um único curso - Engenharia Agronômica – que, à época, sofria sérias restrições de investimentos.


A recente divulgação dos IGC 2010 das instituições brasileiras revela que a UFRB obteve o índice na faixa 4 (quatro), confirmando a nossa expectativa. Essa certeza resulta do esforço coletivo da nossa comunidade acadêmica, permitindo que a UFRB, nestes seis anos de existência, implantasse uma série de medidas para qualificar continuamente os serviços públicos que presta. Sempre tivemos como foco a busca da excelência e do desenvolvimento social, científico e cultural. A cada dia, uma pequena conquista, que se junta a outras, possibilita ações gradativas, tendo em vista a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão na UFRB.


Nossos servidores técnicos-administrativos, docentes e discentes enfrentam, com dedicação e responsabilidade, os problemas e adversidades condizentes com o tamanho da tarefa que assumimos: construir a primeira universidade federal integralmente implantada no interior do Estado da Bahia.


Evoluímos nestes seis anos de 600 alunos para 6.573. De cerca de 76 professores para 521. De 93 técnico-administrativos para 484. De uma única graduação para 37 cursos de graduação, 09 mestrados e 01 doutorado. Tudo isso, com grandes desafios, mas sempre perseguindo a qualidade do ensino-pesquisa-extensão-inclusão.


Com tanto trabalho desenvolvido, sempre estivemos convictos de que, no momento em que os nossos formandos fossem avaliados, todo o empenho da nossa comunidade acadêmica seria recompensado e poderíamos afirmar à sociedade baiana que todo este grande investimento está dando resultados promissores. Por isso, o planejamento que seguimos para fazer desta universidade uma referência nacional de qualidade do ensino público e gratuito agora ganha o reconhecimento nacional, com a divulgação pelo Ministério da Educação do IGC, referente ao ano de 2010, que pontua a UFRB com a nota 4, numa escala em que a nota máxima é 5, após a obtenção da média dos cursos avaliados.


Isso significa que os alunos formados pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia estão dentre os mais bem avaliados nacionalmente e que a qualidade dos nossos cursos de graduação e pós-graduação é reconhecida em todo o País. Alguns de nossos cursos estão avaliados entre os melhores do Brasil e esta conquista nos serve de estímulo para que obtenhamos tais resultados em todos os nossos cursos, numa evolução qualitativa constante.

Sabemos de todas as nossas dificuldades. Não temos compromisso com a negação de nossos problemas, mas com a superação deles. Tivemos grande sucesso nas ações que começam e se encerram dentro da própria estrutura estatal, a exemplo de conquista de um quadro técnico e docente de grande qualidade. Infelizmente, naquilo que depende da economia privada, sofremos profundamente, notadamente com empresas que não cumprem com os seus compromissos. Se, de um lado, respondemos a isso com o rigor necessário, é certo de que os prejuízos acadêmicos são muitas vezes incontornáveis. Mas, mesmo assim, nossa comunidade vem dando provas de grande superação.


Trabalharemos com ainda mais afinco e dedicação para qualificar ainda mais as condições de trabalho, o ensino, pesquisa e extensão, com o fortalecimento do sistema de permanência e assistência estudantil, a busca da excelência na gestão, o incremento de mecanismos de controle e participação e o fomento à produção acadêmica.


Reitoria, 18 de novembro de 2011.


Paulo Gabriel Soledade Nacif

Reitor da UFRB

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Chuva provoca estado de alerta e suspende aulas em Santo Amaro

                  


Santo Amaro da Purificação, tradicional cidade do Recôncavo Baiano, está em estado de alerta por conta das chuvas que caem desde quarta-feira (2). De acordo com o prefeito Ricardo Machado, pelo menos seis casas desabaram no bairro Alto de São Francisco e outras foram atingidas por deslizamento de terra. Ninguém ficou ferido. As aulas na rede pública estão suspensas há dois dias.

Nesta sexta-feira (4), o tempo melhorou na cidade. Segundo a Agência Climatempo, a tempertatura pode chegar a 21º.

“Estamos em estado de alerta, ainda não decretamos emergência. A Defesa Civil da Bahia já esteve aqui e constatou os outros possíveis prejuízos e áreas de risco nos bairros. Os professores preferiram suspender as atividades por segurança”, relata o prefeito. O G1 entrou em contato com a secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Sandra de Gomes, que se dirigia até uma localidade onde, segundo ela, outras duas casas caíram nesta madrugada. “Estou dando uma volta na cidade para contabilizar os prejuízos”, completa.

O morador Ninho Nascimento, coordenador do Memorial Edith do Prato, um dos pontos turísticos da cidade, diz que manteve o local fechado por um turno na quinta-feira, devido ao alagamento na Praça da Purificação. Nascimento comenta que a cidade está vazia e que os comerciantes sofrem com os prejuízos. “Toda a comunidade está em alerta. No Largo do Mercado, os comerciantes têm que deixar a mercadoria suspensa porque fica bem ao lado do Rio Subaé, que quase transborda. A água não baixou. As ruas estão vazias, sem estudante nenhum na rua, parece feriado”, descreve.

O Rio Subaé, cuja nascente fica em Feira de Santana, corta Santo Amaro da Purificação e enche nos períodos chuvosos. O prefeito explica que o rio chega até o bairro Subestação, último do centro da cidade e, por isso, a cheia afeta diretamente a população. “Como o rio recebe água do mar, além das chuvas, quando a maré enche, o rio enche também, aí transborda. O volume de água está grande”, diz.

TRF-5 decide suspender liminar sobre anulação de questões do Enem



O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), no Recife, desembargador Paulo Roberto de Oliveira Lima, suspendeu a liminar concedida pela Justiça Federal do Ceará e que anulava as 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para todo o Brasil, na manhã desta sexta-feira (04). Segundo a decisão, a anulação só fica mantida para os 639 alunos do Colégio Christus, de Fortaleza (CE), que tiveram acesso às questões antes e agora terão suas notas recalculadas. O Ministério Público Federal do Ceará já informou que vai recorrer da decisão do TRF-5.

A determinação atende justamente à intenção do Ministério da Educação (MEC), que era restringir a decisão da Justiça aos alunos do Colégio Christus. “A liminar considerada atinge a esfera de interesses de cerca 5 milhões de estudantes, espraiando seus efeitos para o ingresso deles nas várias universidades públicas do país, com repercussão na concessão de bolsas, na obtenção de financiamentos e na orientação de políticas públicas. O assunto é grave e influi, sim, na organização da administração”, diz o presidente do TRF-5 em sua decisão.

O desembargador Paulo Roberto de Oliveira Lima comentou ainda que nenhuma solução seria completamente boa. "Isso é próprio dos erros: quase nunca comportam solução ótima. Anular ‘somente’ as questões dos alunos beneficiados não restabelece a isonomia. É que eles continuariam a gozar, para o bem ou para o mal, de situação singular - afinal a prova, para os tais, findaria com menos questões. (...) De outro lado, anular as questões para ‘todos’ os participantes também não restauraria a igualdade violada. Nenhuma das soluções tem condições de assegurar, em termos absolutos, a neutralidade e a isonomia desejáveis”, concluiu.

No início da tarde desta sexta-feira, a assessoria do MEC afirmou que o ministério "considerou que a decisão é justa, e fez justiça a quatro milhões de estudantes que não têm nada a ver com o Ceará". O recurso do ministério foi protocolado na quinta-feira (03) pelo procurador regional federal Renato Rodrigues Vieira e pelos subprocuradores Rodrigo Cunha Veloso e Miguel Longman, todos da Advocacia Geral da União (AGU).

No final da tarde da quinta-feira, o Ministério Público Federal no Ceará, por meio do procurador da República Oscar Costa Filho, oficializou na Justiça o pedido de anulação de mais uma questão do Enem, a questão 25 do caderno amarelo do exame. Se a Justiça acatar a decisão, o Enem terá um total de 14 questões anuladas.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Rio Subaé, em Santo Amaro, segue com volume de água elevado



Devido ao grande volume de água ocasionado pela chuva, o Rio Subaé, que corta a cidade de Santo Amaro, continua com nível cheio. Alguns afluentes, espalhados ao longo da cidade, não comportam mais o volume e já estão transbordando. O Rio Subaé possui sua nascente próxima à cidade de Feira de Santana e recebe influência de todo volume de chuva que cai na região.



segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Semana Kirimurê mobiliza universidades baianas em torno da BTS



A Semana Kirimurê é um conjunto de ações de pesquisa, extensão e ensino concentradas no espaço de tempo de seis dias e realizadas nas diversas localidades da Baía de Todos os Santos (BTS), chamada Kirimurê pelos Tupinambás. Em 2011, a Semana Kirimurê ocorrerá entre os dias 31 de outubro e 5 de novembro e terá os seguintes objetivos: 1 - trazer à cena a Baia de Todos os Santos, chamando a atenção da sociedade e dos governantes para seus principais problemas e para possíveis soluções; 2 - aproximar as comunidades locais, gestores públicos, pesquisadores e estudantes (em diversos níveis de ensino), beneficiando a troca entre eles e promovendo, especialmente nos mais jovens, o despertar para a ciência; 3 - apresentar à sociedade os resultados de pesquisas sobre e na Baía de Todos os Santos, desenvolvidas no âmbito do Programa de Pesquisa Multidisciplinar Baía de Todos os Santos (Projeto BTS).

A Semana Kirimurê visa a envolver alunos de Educação Básica e Superior, as comunidades locais da Baía de Todos os Santos, os docentes / pesquisadores das diversas IES vinculadas ao BTS e as equipes técnicas e políticas dos municípios localizados na BTS. O evento é uma das ações do Projeto BTS. Trata-se de um conjunto de ações de pesquisa, ensino e extensão, articuladas sobre e na Baía de Todos os Santos, desenvolvidas por pesquisadores vinculados a todas as universidades públicas da Bahia e fomentados, inicialmente, por algumas entidades governamentais (Fapesb, SECTI, IMA, SEMA e Fundação Pedro Calmon).

Coordenado pelo Prof. Jailson B. de Andrade (UFBA), o Projeto BTS está pensado para um horizonte de 30 anos e tem como principais objetivosproduzir e disseminar conhecimento que venha impactar positivamente a qualidade de vida da população da Baía de Todos os Santos, em respeito às suas história e cultura e à sustentabilidade de seu meio ambiente. Em 2011, a Semana Kirimurê tem a participação direta da UFBA, do IFBA, da UEFS e da UFRB, com apoio da Fapesb.