segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Semana Kirimurê mobiliza universidades baianas em torno da BTS



A Semana Kirimurê é um conjunto de ações de pesquisa, extensão e ensino concentradas no espaço de tempo de seis dias e realizadas nas diversas localidades da Baía de Todos os Santos (BTS), chamada Kirimurê pelos Tupinambás. Em 2011, a Semana Kirimurê ocorrerá entre os dias 31 de outubro e 5 de novembro e terá os seguintes objetivos: 1 - trazer à cena a Baia de Todos os Santos, chamando a atenção da sociedade e dos governantes para seus principais problemas e para possíveis soluções; 2 - aproximar as comunidades locais, gestores públicos, pesquisadores e estudantes (em diversos níveis de ensino), beneficiando a troca entre eles e promovendo, especialmente nos mais jovens, o despertar para a ciência; 3 - apresentar à sociedade os resultados de pesquisas sobre e na Baía de Todos os Santos, desenvolvidas no âmbito do Programa de Pesquisa Multidisciplinar Baía de Todos os Santos (Projeto BTS).

A Semana Kirimurê visa a envolver alunos de Educação Básica e Superior, as comunidades locais da Baía de Todos os Santos, os docentes / pesquisadores das diversas IES vinculadas ao BTS e as equipes técnicas e políticas dos municípios localizados na BTS. O evento é uma das ações do Projeto BTS. Trata-se de um conjunto de ações de pesquisa, ensino e extensão, articuladas sobre e na Baía de Todos os Santos, desenvolvidas por pesquisadores vinculados a todas as universidades públicas da Bahia e fomentados, inicialmente, por algumas entidades governamentais (Fapesb, SECTI, IMA, SEMA e Fundação Pedro Calmon).

Coordenado pelo Prof. Jailson B. de Andrade (UFBA), o Projeto BTS está pensado para um horizonte de 30 anos e tem como principais objetivosproduzir e disseminar conhecimento que venha impactar positivamente a qualidade de vida da população da Baía de Todos os Santos, em respeito às suas história e cultura e à sustentabilidade de seu meio ambiente. Em 2011, a Semana Kirimurê tem a participação direta da UFBA, do IFBA, da UEFS e da UFRB, com apoio da Fapesb.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.