sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Bahia lembra 213 anos da Revolta dos Búzios

Serão lançados na manhã desta sexta-feira (26), em Salvador, selo e carimbo comemorativos pelos 213 anos da Revolta dos Búzios, também chamada de Revolta dos Alfaiates.
A iniciativa é da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir-PR) e o Governo do Estado da Bahia, em parceria com os Correios. O evento está marcado para 11h30 desta sexta-feira, na Governadoria, que funciona no Centro Administrativo (CAB).
Os selos celebram a memória dos quatro heróis do levante popular - os soldados João de Deus do Nascimento e Lucas Dantas de Amorim Torres e os alfaiates Manuel Faustino Santos Lira e Luís Gonzaga das Virgens e Verga -, que têm seus nomes inscritos no Livro dos Heróis da Pátria, chamado de Livro de Aço, determinada na Lei 12.391, sancionada em 4 de março deste ano.
A luta contra o racismo e em favor da liberdade individual será lembrada também no domingo (28), através de uma caminhada comunitária de alunos da Escola do Olodum no Dique do Tororó. As homenagens à história da rebelião começaram a ser promovidas pelo grupo musical no dia 12 de agosto, quando foi realizada a Passeata da Igualdade no Centro Histórico de Salvador. A data escolhida fez referência ao 12 de março de 1978. Nesse dia, os soldados e alfaiates negros tomaram a capital baiana e os quatro principais heróis morreram esquartejados e enforcados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.