segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Negociações com o coletivo de paralisação estão suspensas



A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia vem esclarecer o que se segue:

A) A Reitoria da UFRB busca, desde o início das ocupações, abrir novos canais institucionais de diálogo e negociação com os estudantes que fazem parte do movimento grevista. Criamos a Câmara Intersetorial de Negociação e a Mesa de Negociação Permanente, cuja composição original foi alterada em atendimento às exigências dos estudantes para iniciarem o tão esperado diálogo. Os estudantes ocupantes, não obstante estas iniciativas, demoraram 11 dias para apresentarem a sua pauta de reivindicação e somente no dia 20 de setembro de 2011, após 20 dias de ocupação e diante de todos os prejuízos financeiros, administrativos, sociais e acadêmicos que ela acarreta, ocuparam o seu lugar na Mesa de Negociação Permanente.

B) A pauta de reivindicação apresentada pelos estudantes, ao contrário do que dizem, não está sendo discutida na referida Mesa Permanente de Negociação, por exclusiva responsabilidade dos representantes estudantis, que, ao contrário de debaterem a pauta aprovada pelos estudantes, apresentam outras condições para prosseguirem as negociações, com claro propósito de atrasar a discussão da pauta apresentada e garantirem unicamente as condições para a manutenção da ocupação, em prejuízo de toda a comunidade acadêmica.


C) A postura dos representantes dos estudantes na Mesa de Negociação está em desacordo com todos os padrões de civilidade, educação e respeito. Os Diretores dos Centros, que aceitaram compor a referida Mesa, em cumprimento a uma das inúmeras e sucessivas exigências dos próprios estudantes para iniciarem o diálogo, bem como o Reitor e Vice-Reitor, foram ofendidos, agredidos verbalmente e coagidos durante as negociações. Enquanto transcorria a negociação, outros estudantes do referido movimento batiam nas janelas, gritavam palavras de baixo calão, ofendiam e tentavam, o tempo todo, intimidar os professores presentes, integrantes da Mesa. Por sua vez, a mesma atitude era repetida pelos representantes dos referidos estudantes em atitude provocadora e desrespeitosa.  Após o término da segunda reunião, nenhum dos pontos da pauta apresentados após longos 11 dias de ocupação foi discutido, uma vez que os referidos representantes estudantis preferiram apresentar exigências estranhas à pauta e cujo objetivo visa somente garantir as condições de sua ocupação. Registre-se que os representantes dos estudantes na Mesa de Negociação mudam em cada reunião, o que atrapalha ainda mais o prosseguimento dos trabalhos daquele fórum. 


D) Nesta segunda-feira, dia 26 de setembro de 2011, o Conselho Universitário da UFRB esteve reunido na PROGEP para discutir a greve dos estudantes e suas conseqüências. O que assistimos foi um espetáculo de desrespeito à instituição e aos membros do mais alto fórum de nossa universidade. Professores foram agredidos verbalmente, coagidos e desrespeitados. Os estudantes que queriam entrar numa sala lotada que abrigava a reunião, ofenderam os servidores que tentavam acalmá-los, ocuparam as instalações da PROGEP e, por meio de xingamentos e baderna, impediram a continuidade da reunião que, sob o protesto indignado e a concordância de seus membros, teve que ser interrompida, até para se garantir a segurança dos conselheiros que estavam sendo coagidos pelo referido grupo de estudantes. 


E)  Diante do exposto e das reiteradas sinalizações do referido movimento no sentido de impedir as negociações da pauta apresentada e do desrespeito aos fóruns desta instituição, bem como a seus docentes, discentes e servidores técnico-administrativos, anunciamos a suspensão das atividades da Mesa Permanente de Negociação, como forma de resguardar a integridade física e moral de seus membros e fazer valer o imperativo de respeito como condição sine qua non para qualquer negociação, ao mesmo tempo em que estudaremos as medidas cabíveis para a volta da normalidade das atividades acadêmicas e administrativas da UFRB. 


Cruz das Almas, 26 de setembro de 2011.


Paulo Gabriel Soledade Nacif

Reitor da UFRB



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.