sábado, 3 de setembro de 2011

Santo Amaro pode ser contemplada com UFRB e UEFS


Na última reunião realizada pela Comissão de Implantação da UFRB em Santo Amaro, ontem (02.09), foi levantada uma questão: a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) também estaria interessada nas dependências do Colégio Polivalente para instalação de um Centro de Formação de Professores.

As dependências do Colégio Polivalente foram oferecidas à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) para instalação provisória do Centro de Tecnologia e Produção Cultural. O processo aguarda a liberação a ser feita pelo MEC. Entretanto, a UEFS, segundo especulações, também estaria interessada na área.

A UEFS foi pioneira na instalação de um campus universitário em Santo Amaro. Contudo, seu funcionamento foi comprometido. Foram formadas três turmas de pedagogia e as mesmas não tiveram seqüência. O prédio da UEFS, localizado na Praça da Purificação (onde contempla também a Galeria Caetano Veloso) atualmente encontra-se com atividades paralisadas.

Diante desses fatos, também foi especulada outra possibilidade para a instalação provisória da UFRB, uma espécie de “plano B”: As dependências do IFBA. O Instituto Federal conta com boa estrutura física, salas e laboratórios que “hospedariam” muito bem a Universidade Federal do Recôncavo.

Além disso, o município conta com boas estruturas de escolas, a exemplo da Escola Municipal João Câncio e a Escola Prado Valadares, ambas reformadas, o que também poderia acolher de forma digna a UEFS.

A notícia chega cerca de duas semanas após Dilma anunciar a presença da UFRB em Feira de Santana. Agora é a vez de uma cidade do Recôncavo receber uma universidade Estadual e Federal ao mesmo tempo.

Sem sombra de dúvidas, quem ganha é Santo Amaro. Será mais uma piada? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.