quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Crianças devem receber vacinas contra pólio até sexta em Salvador

Termina na sexta-feira (16) a segunda etapa da Campanha Nacional contra Poliomielite (doença conhecida como paralisia infantil), em Salvador. Crianças menores de cinco anos devem ser levadas por pais ou responsáveis até os postos de saúde da cidade, onde devem receber a dose da vacina.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a campanha pretende imunizar pelo menos 95% das 173.644 crianças residentes na cidade. Até esta quinta-feira (15), segundo a SMS, a cobertura foi de 84% do público alvo, o que representa cerca de 146 mil crianças imunizadas. Na primeira fase da campanha, que ocorreu entre 13 e 15 de julho, 151 mil crianças foram vacinadas nos postos de saúde de Salvador, o que correspondeu a 87% da cobertura estimada.

O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, na Paraíba. A doença é causada e transmitida pelo poliovírus e a infecção se dá principalmente por via oral. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.

Sarampo

O reforço da vacinação contra o sarampo para crianças com idade entre um ano e seis anos e onze meses também termina nesta sexta-feira (16) em Salvador. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, cerca de 160 mil já foram imunizadas.
O Ministério da Saúde intensificou a vacinação contra a doença em oito estados brasileiros com grande fluxo de turistas e alta densidade populacional por conta do surto da doença na
Europa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.