Os senadores baianos Walter Pinheiro (PT) e Lídice da Mata (PSB) solicitaram na tarde desta quarta-feira (21) ao ministro da Educação, Aloísio Mercadante, a implantação do curso de medicina na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), durante reunião ocorrida na liderança do Governo, no Senado. Na ocasião, os senadores apontaram que a universidade possui estrutura adequada para abrigar o novo curso, que poderá funcionar no Centro de Ciências da Saúde.
Pinheiro lembrou que o município de Santo Antonio de Jesus, onde funciona um campus da UFRB, é um dos maiores da Bahia, com cerca de cem mil habitantes, onde já existe um dos maiores hospitais regionais, com mais de 150 leitos e 20 unidades de UTI. “A Bahia forma poucos profissionais de medicina e precisa ter oferta de cursos no interior, para uma distribuição mais razoável dos profissionais da área médica em todo o estado. A Bahia teve cinco novos grandes hospitais inaugurados desde o início da gestão do governador Jaques Wagner, e precisa ampliar a formação de quadros médicos”, destacou Pinheiro.
Mercadante disse que diversos estudos vêm sendo realizados pela pasta para instituir novos cursos de medicina em universidades federais do interior do Brasil, e se mostrou sensível à demanda do Estado. Na ocasião, os senadores entregaram ao ministro um documento que expõe detalhadamente o pleito da Bahia, assinado também pelo senador João Durval (PDT-BA). Também participou da reunião o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Digite aqui seu comentário.